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PublicouRaíssa Belo Cabral Alterado mais de 8 anos atrás
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Diferença entre a Universidade do primeiro mundo e a Universidade brasileira tradicional 1º mundo: “ Pense, pense, pense...” Brasileira tradicional: “Decore, decore, decore...” “ faz pouco sentido começar a ensinar o pensamento sis- têmico aos adultos quando em toda sua vida escolar o foco era desmembrar os problemas em pequenas partes para encontrar a resposta certa. Faz pouco sentido cultivar a capacidade de reflexão e visão pessoal em adultos, quando essas capacidades críticas são ativamente desestimuladas na educação tradicional.” Senge,P.M.
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Educação x Instrução (I) Instrução : Acúmulo de conhecimentos ou habilidades com objetivo determinado, pontual e limitado. Educação: “Está relacionada às dimensões biológicas, psico-motoras( cognitivas, afetivas e habilidades) sociais e espirituais. Estas não coabitam isoladamente e sim de forma integrada, além de se manifestarem num fluxo global, somativo”. Sant’anna,I.M, Porque Avaliar? Como Avaliar?
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Modelo Tradicional “ Magister dixit” O professor ministra a aula explanativa e os alunos anotam e preocupam-se em responder os quesitos das provas, utilizando sempre que possível as próprias palavras do professor. A prova é um mero exercício de memoriza- ção.(JH) O maior estímulo para o “aprendizado” é o medo de reprovação.
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Algumas Considerações sobre a Água Corpórea e sua distribuição RMNS - FCM Set/2005
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TESTE Responder F ou V 1) A desidratação isotônica é a mais frequente na criança e a que menos complica. 2) Deve-se usar anti-diarreicos nas diarréias por bactérias enterotoxigênicas 3) As necessidades hídricas basais variam com o peso do paciente 4) A D. hipotônica provoca a saída de água dentro da célula. 5)A reparação das perdas na D.Hipertônica deve ser mais lenta e inicialmente não devem ser usadas soluções hipotônicas
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TESTE Responder F ou V 6) A ingestão de proteínas acima das necessidades exige 20ml de água por kg por cada g de excesso 7) A primeira prioridade energética da criança é a manutenção do C&D 8) A maneira mais fácil de instruir as mães sobre a quantidade de água que deve dar a seu filho, é pela observação da coloração das fraldas 9) O tratamento da crise asmática de uma criança deverá incluir a reidratação 10) A exposição prolongada ao calor ambiental poderá induzir à febre e desidratação
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Considerações Iniciais 1) Equilíbrio de Gibbs-Donnan CE = CI 2) Compartimentos dos líquidos corpóreos: Intracelular Extracelular 3º Espaço - Bactérias enterotoxigênicas
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Distribuição dos líquidos Corpóreos EC IC IV IT Percentuais de líquidos EC/IC EC IC Rn = 56% 44% 6/12m= 45% 55% 1-2a = 43% 57% 5-10a= 35% 65% 10-16= 32% 68%
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Necessidades Hídricas Regra de Halliday: Condições Basais 0-10 kg = 100kcal/kg de peso/24 horas 11-20= 1000kcal +(50 kcal/kg>10)/24hs 21e+= 1500kcal +( 20kcal/kg>20)/24 hs Necessidades: 100ml de água/100kcal Diferença entre valor calórico e valor energético Prioridade da utilização energética: 1)Metabolismo Basal 2) C&D 3) Vida de Relação
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Homeostase Hídrica Respiração: 15ml/100kcal Pele: 20ml/100kcl Fezes: 5ml/100kcal Urina: 55ml/100kcal Total= 100ml/100kcal Alguns fatores que aumentam as necessidades: Febre; Dispnéia; Sudorese; Diarréia; Dieta excessivamente protêica.
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IV IT IC Movimentação da água corpórea: Desidratação Isotônica < < = Sede - Oligúria Hipotensão - Choque - Febre Mucosas secas - Turgor Pastoso - Elasticidade diminuída- Olhos afundados - Tensão ocular diminuída - Fontanela deprimida
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Movimentação da água corpórea: Desidratação Hipotônica Apatia - Convulsões - Edema cerebral - Coma
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Movimentação da água corpórea: Desidratação Hipertônica < < < Irritabilidade - Hemorragia intracraniana - Convulsões - Coma
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Conclusões A criança tem maior probabilidade de desidratação que o adulto. Essa probabilidade é inversamente proporcional à idade. A desidratação isotônica é a mais frequente na criança e a que menos complica. A D. hipotônica provoca a entrada de água dentro da célula. A D. Hipertônica provoca a saída de água da célula. A reparação das perdas na D.H. deve ser mais lenta e inicialmente não devem ser usadas soluções hipotônicas Não usar anti-diarreicos nas diarréias
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Caso Clínico 3 NOME: recém-nascido de J.M.F. SEXO: Masculino IDADE: 4 horas PROCEDÊNCIA: Recife RMNS – CISAM - 1990
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Antecedentes PESSOAIS: GIPI, nascido durante a 36ª semana de gestação, parto normal, APGAR 8 com 1’ e 10 com 5’, pesando 2000g. FAMILIARES: Mãe com 24 anos, gestação sem intercorrências. Fez pré-natal completo. VDRL (-). Grupos sanguíneos: Mãe O Rh (+) Criança O Rh (+) Nega DM e HÁ na família
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HDA QP – Vômitos precoces iniciados na 3ª hora de vida Refere a mãe que em torno da 3ª hora de vida a criança começou a vomitar. Os vômitos inicialmente eram lácteos, mas depois tornaram-se claros com presença de bile. Nega desconforto respiratório. Até ser vista pelo pediatra, vomitou 3 vezes. INTERROGATÓRIO SINTOMATOLÓGICO: Mesmos sintomas referidos na anamnese. RMNS – FCM – JUL/2006
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Raciocínio Clínico Vômitos Precoces (c/3 hs)Claros e c/bile Ausência de Problemas Respiratórios Obstrução Intestinal -Completa -Parcial -Íleo Paralítico ? RMNS – FCM – JUL/2006
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Exame Físico EGR, Peso: 1.950g, FC 100bpm – FR 30 rpm. ACV, AR, e SN sem anormalidades. Abdome abaulado no seu terço superior e escavado no restante. Sem visceromegalias. Ausculta abdominal normal. RMNS – FCM – JUL/2006
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Raciocínio Clínico Vômitos PrecocesClaros e c/bile Ausência de Problemas Respiratórios Obstrução Intestinal Obstrução Duodenal Posterior à papila de Vater -Completa -Parcial -Íleo Paralítico Abdome: 1/3 superior abaulado Restante escavado Ausculta normal ? RMNS – FCM – JUL/2006
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Métodos Complementares de diagnóstico Hemograma: Dentro dos limites da normalidade Eletrólitos normais Raios X simples do abdome: Sinal da dupla bolha. Ausência de gás no restante do abdome. RMNS – FCM – JUL/2006
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Epilogo Vômitos PrecocesClaros e c/bile Abdome: 1/3 superior abaulado Restante escavado Ausculta normal RMNS – FCM – JUL/2006 Sinal da dupla bolha; Ausência de gás no restante Obstrução duodenal completa após a ampola de Vater Causas Prováveis ?
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Caso Clínico 3 Pede-se: Classificar o RN segundo o peso ao nascer e idade gestacional - Justificar Diagnóstico incluindo a localização anatômica Listar os achados clínicos importantes para o diagnóstico Interpretar os achados radiológicos No caso da persistência dos vômitos que distúrbio metabólico poderá ocorrer. Justifique. Listar as causas prováveis deste quadro clínico.
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