Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDalila Medina Garrido Alterado mais de 7 anos atrás
1
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PPG ECOLOGIA E BIOMONITORAMENTO
2
ESTATÍSTICA COM DELINEAMENTO AUMENTA INTERESSE DOS ALUNOS INTRODUÇÃO Performance de alunos em cursos de estatística é fraca e compromete sua atuação profissional “Ensino de introdução à estatística demanda melhorias urgentes” (Bradstreet, 1996) “É um paradoxo que a estatística seja uma fonte de insegurança e confusão para ecólogos” (Dennis, 2004) Contexto é importante no ensino de estatística Contexto é importante no ensino de estatística “Dados não são apenas números, mas números com um contexto” (Cobb & Moore, 1997) O contexto da estatística é a eficiência da resolução de problemas O contexto da estatística é a eficiência da resolução de problemas “Uma proposta de pesquisa deve inserir-se numa concepção lógica de investigação” (Underwood, 1996) Investigação sobre ensino de estatística carece de dados empíricos e é essencialmente opinativa Investigação sobre ensino de estatística carece de dados empíricos e é essencialmente opinativa “Menos de 30% dessa literatura reporta estudos empíricos” (Becker, 1996)
3
ESTATÍSTICA COM DELINEAMENTO AUMENTA INTERESSE DOS ALUNOS Delineamento: 2 turmas (mesmo professor) 12 vagas por área por turma Aulas no mesmo horário (2 a e 4 a ; 3 a e 5 a ) OBJETIVO MATERIAL E MÉTODOS
4
ESTATÍSTICA COM DELINEAMENTO AUMENTA INTERESSE DOS ALUNOS Variáveis: Tratamento explícito = tratamento normal + aulas de delineamento (Inclui relação explícita entre análise, delineamento experimental e solução de problemas) Experiência prévia = número de horas em atividade de pesquisa (Questionário solicitando informações sobre carga horária de realização de estágios, IC e outras atividades de pesquisa) Interesse = diferença de escore de questionário (depois – antes) (Questionário com 10 questões refletindo interesse em: aquisição de livros sobre o tema, realização de outras disciplinas, aplicação dos conhecimentos adquiridos em seu projeto de PG, aprendizado de uso de softwares) MATERIAL E MÉTODOS Análise: ANCOVA: Fator fixo: tipo de disciplina Covariável: horas dedicadas à pesquisa Var. depend.: escore Nível de significância: 0,05
5
ESTATÍSTICA COM DELINEAMENTO AUMENTA INTERESSE DOS ALUNOS Experiência prévia com pesquisa não influenciou significativamente o interesse pela disciplina; Tratamento explícito influenciou positivamente o interesse pela disciplina; Alunos de ciências biológicas apresentaram escores normalmente maiores que alunos de humanas. RESULTADOS CONCLUSÃO Tratamento explícito de delineamento experimental é alternativa viável para melhoria do resultado do ensino de estatística. r 2 = 0,30
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.