A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano."— Transcrição da apresentação:

1 Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano

2 Percebe-se na experimentação um elemento importante para o ensino de ciências uma vez que esta é também uma dimensão dessa própria ciência. Dessa forma, buscamos a experimentação como uma das técnicas capazes de propiciar ao aluno eficiência na construção e aprendizagem de conceitos e de “modelos científicos” e não simplesmente como um elemento de motivação para os alunos (BARBOSA, 1999).

3 O papel do professor diante a experimentação

4 Alegria de agir sobre os objetos, de experimentar, isto é, de colocar suas idéias à prova dos fatos, aperceberem-se de seus erros e ter confiança que se pode retificá-los; os fenômenos familiares colocam-se em ordem, as noções integram-se, ligam-se em conjuntos estruturados, ao mesmo tempo em que se vai à uma convergência entre as práticas e o pensamento teórico: esse sentimento de unidade conduz o indivíduo à satisfação, enquanto que a distorção, a fragmentação suscitam ao contrário dor, até mesmo culpabilidade (Snyders 1998, p. 99).

5 Considera-se mais conveniente um trabalho experimental que dê margem à discussão e interpretação de resultados obtidos (quaisquer que tenham sido), com o professor atuando nos sentidos de apresentar e desenvolver certos conceitos, leis e teorias envolvidas na experimentação. Dessa forma o professor será um orientador crítico da aprendizagem, distanciando-se de uma postura autoritária e dogmática no ensino e possibilitando que os alunos venham a ter uma visão mais adequada do trabalho em ciências. Se essa perspectiva da atividade experimental não for contemplada, será inevitável que se resuma à simples execução de “receitas” e à comprovação da “verdade” daquilo que repousa nos livros didáticos. (Snyders, 1998, p. 22).

6 Laser de Semicondutor Um laser de semicondutor apresenta excelente custo benefício para a realização de experimentos de baixo custo. Seu princípio de funcionamento é semelhante com o laser de gás He-Ne.

7 Um semicondutor apresenta duas regiões distintas, denominadas camada p e camada n. Camada p = lacunas Camada n = elétrons

8 Ao aplicar uma diferença de potencial na região de junção dos materiais p e n ocorre uma troca de cargas entre os materiais. Para que um elétron recombine com uma lacuna é necessário que ele caia para a banda de valência, neste processo o elétron perde energia emitindo um fóton.

9 Ao injetar elétrons na banda de condução e lacunas na banda de valência é possível criar uma inversão de população. As extremidades do material são polidas para criar superfícies espelhadas que refletem uma parte da onda luminosa possibilitando emissão estimulada na região ativa.

10

11 Compact Disc O CD não sofre desgaste, pois não existe contato mecânico com o mesmo. O CD é composto de vários sulcos. Estes sulcos serão varridos por uma fonte laser, que no caso, é o sistema de leitura. O laser é refletido pelo CD e é absorvido em um minúsculo tubo sensível aos raios luminosos (fotodiodo).

12 Os discos são fabricados em policarbonato prensado contra uma matriz de níquel. Então teremos um disco de plástico transparente com uma superfície lisa e outra contendo as informações. Este disco plástico recebe uma finíssima camada de alumínio para refletir o laser e em seguida uma fina camada de verniz para evitar que o alumínio oxide.

13

14 Texto

15

16

17


Carregar ppt "Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google