A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
Prof. Ms. Paulo Tremacoldi

2 Conceituação Origem na Grécia Antiga *Pedagogia:
Paidós – criança / Agogía - condução *Didática: Techné Didaktiké: arte ou técnica de ENSINAR Grande marco para hoje: Didáctica Magna (Comenius, séc. XVII)

3 Conceituação Contemporaneamente,
a DIDÁTICA é a PARTE da PEDAGOGIA cujo objetivo fundamental é ocupar-se das ESTRATÉGIAS de ensino, das questões PRÁTICAS relativas à METODOLOGIA e às estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se apóia em posturas PEDAGÓGICAS que, por sua vez, apóiam-se em referenciais FILOSÓFICOS.

4 Algumas Reflexões Pedagógicas
ENSINAR?? EDUCAR?? O PAPEL DO PROFESSOR: TRANSMISSOR?? FACILITADOR?? TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO?? INFORMAÇÃO - CONHECIMENTO

5 Planejamento: Cerne da Prática Didática
Para Quê? = Objetivos, Habilidades e Competências O Quê? = Conteúdo Programático Como? = Metodologia Com Quê? = Recursos Didáticos Os Objetivos foram Alcançados? = Avaliação

6 Habilidades e Competências
São aquisições que o aluno deve fazer com a disciplina proposta, vinculadas principalmente ao plano cognitivo

7 Ainda Competências Representadas por Verbos:
Conhecer, compreender, identificar, definir, relacionar, reconhecer, estruturar, construir, conceituar, caracterizar, entender, capacitar, adquirir, refletir, estabelecer.

8 Exemplos Conhecer a estrutura e organização (...)
Conhecer e aplicar os conceitos (...) Identificar (...) e relacionar com (...)

9 Habilidades São adquiridas, em especial, da atividade prática; são atitudes representadas por um movimento, uma ação. As habilidades devem estar relacionadas com as competências, sendo que uma competência pode gerar mais de uma habilidade.

10 Ainda Habilidades Representadas por Verbos:
Pesquisar, intervir, utilizar, implantar, administrar, executar, elaborar, conduzir, aplicar, coordenar, discutir, investigar, observar, manusear, sugerir, elaborar, comparar, dialogar, registrar, desenvolver ações, assumir (atitudes).

11 Exemplos Elabora planos de negócios Avalia riscos de mercado
Recruta e seleciona pessoas eficazmente Desenvolve e executa treinamentos Cria campanhas de marketing

12 PLANO DE DISCIPLINA Identificação Data, instituição, professor,
série, carga horária Ementa Resumo do conteúdo da disciplina Objetivos Indicam a função da disciplina Conteúdo Programático Corresponde aos temas e conteúdos a serem trabalhados Estratégias de Ensino Técnicas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem (a DIDÁTICA) Recursos Ferramentas plurissensoriais facilitadoras da aprendizagem Avaliação Verifica em que medidas os objetivos foram alcançados

13 Plano de Aula Objetivos Conhecimento Prévio Competências e Habilidades
Estratégias Didáticas Recursos Utilizados (incluindo aqueles que os alunos devem providenciar) Bibliografia


Carregar ppt "Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google