A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Josy Júdice Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Comportamento Humano Dinâmica de Grupo e Eficácia de Equipe Profa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Josy Júdice Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Comportamento Humano Dinâmica de Grupo e Eficácia de Equipe Profa."— Transcrição da apresentação:

1 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Comportamento Humano Dinâmica de Grupo e Eficácia de Equipe Profa. Josy Júdice jo.judice@gmail.com

2 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Formação e Desenvolvimento dos Grupos Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pelas outras. Os membros de um grupo definem importantes distinções psicológicas entre si e as pessoas que não participam do grupo.

3 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Eficácia de Grupo A eficácia é avaliada em função de três critérios importantes: 1.Produção. O produto do trabalho do grupo deve atender ou superar os padrões de quantidade e qualidade definidos pela organização. A produtividade de grupo é uma medida dessa produção.

4 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 2.Satisfação dos membros. A filiação ao grupo deve propiciar às pessoas satisfação a curto prazo e facilitar seu crescimento e desenvolvimento a longo prazo. Se não o faz, os membros sairão, e o grupo deixará de existir.

5 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 3.Capacidade para cooperação contínua. Os processos interpessoais que o grupo utiliza para concluir uma tarefa devem manter ou ampliar a capacidade dos membros de trabalhar juntos. Grupos que não cooperam não conseguem permanecer viáveis.

6 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Formação do Grupo Agrupamento por função. Os trabalhadores são agrupados de modo que os grupos de trabalho resultantes consistam em pessoas com o mesmo conjunto de aptidões, conhecimento e habilidades

7 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Isso ajuda a integrar e a coordenar funcionários que executam tarefas similares. Também pode ajudar a empresa a economizar, utilizando menos funcionários. Do lado negativo, o agrupamento por função separa pessoas que executam tarefas diferentes do mesmo fluxo de trabalho, o que pode estimular retardamentos que bloqueiam o fluxo de trabalho, reduzindo a produtividade. Se surgirem problemas, os trabalhadores de diferentes funções devem comunicar-se por meio de seus supervisores, atrasando o processo de solução de problemas.

8 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Agrupamento por fluxo de trabalho Os grupos de trabalho são criados com base no fluxo do trabalho. Agrupam-se os trabalhadores necessários a concluir um produto. Esse tipo de agrupamento facilita a integração de todas as atividades requeridas para fabricar um produto ou fornecer um serviço.

9 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Os trabalhadores de um grupo podem coordenar suas atividades entre si para manter o fluxo de trabalho. O trabalho tende a fluir continuamente. Isso permite também que uma linha de montagem seja interrompida em caso de necessidade, sem afetar as outras linhas. Esse agrupamento não possibilita as economias de escala do agrupamento por função.

10 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Desenvolvimento do Grupo Na maioria das organizações, as escolhas entre agrupamento por função e por fluxo de trabalho são feitas a partir da decisão de qual fator é mais importante: eficiência ou adaptabilidade. A formação de grupos, dessa forma, é um processo de determinação das características formais e fixas dos grupos. Uma vez constituídos em grupo, seus membros passam por quatro estágios de desenvolvimento

11 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011

12 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Iniciação. Essa etapa é marcada pela incerteza e ansiedade. Membros novos ou potenciais se concentram em conhecer suas mútuas opiniões e habilidades pessoais. À medida que ganham familiaridade e começam a sentir-se mais à vontade, passam a discutir questões gerais do trabalho. Sua atenção se concentra na definição de quais comportamentos devem ser considerados apropriados e que tipo de contribuição se espera que as pessoas forneçam ao grupo.

13 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Diferenciação Nesse estágio, é provável que surjam conflitos à medida que os seus membros tentam alcançar acordo quanto ao propósito, às metas e aos objetivos do grupo. A definição de quem fará o quê — e quando, onde, por quê e como — e que recompensa os membros do grupo receberão por seu desempenho, costuma ser extremamente difícil e pode ameaçar a existência do grupo. Se bem-sucedida, contudo, a diferenciação cria uma estrutura de papéis e normas

14 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Integração. Essa etapa está voltada ao restabelecimento do propósito central do grupo à luz da estrutura de papéis desenvolvida durante a diferenciação. Alcançar um consenso sobre o propósito do grupo ajuda a desenvolver um sentido de identidade entre os membros e promove a coesão e fornece o fundamento para o desenvolvimento de regras, normas e procedimentos adicionais para ajudar a coordenar interações entre os membros do grupo e facilitar a busca de metas

15 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Maturidade. Os membros começam a desempenhar os papéis que lhes foram atribuídos e trabalham para alcançar as metas do grupo. Muitos dos acordos informais quanto a metas, papéis e normas podem assumir importância formal, sendo adotados pela gerência e documentados por escrito.

16 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Produtividade em Grupo Adicionar mais pessoas a um grupo aumenta os recursos humanos que o grupo pode aplicar produtivamente. A produtividade teórica de um grupo deve crescer em proporção direta ao tamanho do grupo. Entretanto, após uma elevação inicial, a produtividade real do grupo decresce à medida que seu tamanho continua a aumentar. Isso é conhecido como:

17 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Perda de processo. É a diferença entre o que um grupo realmente produz e o que poderia teoricamente produzir. Ela é provocada por uma série de obstáculos:

18 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Bloqueio da produção. Ocorre quando as pessoas interferem mutuamente em suas atividades na tentativa de executar uma tarefa do grupo. Papéis para a conservação do grupo. Embora esses papéis ajudem e facilitem a continuidade do funcionamento do grupo, também podem interferir na atividade produtiva. O tempo gasto em atividades de manutenção é tempo desviado da produção

19 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 encorajadores são pessoas que aumentam os sentimentos de simpatia e solidariedade no interior do grupo por meio de elogios, anuências e aceitação das idéias dos outros; os harmonizadores tentam minimizar os efeitos negativos de conflitos entre os membros do grupo mediante a solução de desacordos de modo justo, rápido e aberto; e

20 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 definidores de padrões levantam questões sobre as metas do grupo, a realização dessas metas e o estabelecimento de padrões com os quais os membros possam avaliar seu desempenho.

21 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Vadiagem social (free-riding, ou “carona”). É a escolha feita por alguns membros do grupo no sentido de tirar partido dos demais realizando menos trabalho, trabalhando mais devagar, ou de outro modo reduzindo sua contribuição à produtividade grupal.

22 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Aumentando a Produtividade em Grupo Restrições físicas: menor congestionamento do espaço físico, menor tempo de espera pelos recursos necessários. Distrações sociais: quanto menor o grupo, menos provável será que seus membros se distraiam e interrompam seqüências de comportamento importantes para a tarefa

23 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Aumentando a Produtividade em Grupo Os gerentes podem fazer uma série de coisas para manter ou aumentar a produtividade em grupo. Tamanho do Grupo. A redução do tamanho do grupo pode ter um efeito positivo em sua produtividade

24 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Exigências de coordenação: quanto menos membros um grupo tiver, menor a necessidade de formação e conservação de laços de interdependência.

25 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Mascaramento comportamental: os comportamentos de um membro podem ser mascarados ou ocultos pela simples presença de outros membros. Quanto menor o grupo, mais fácil observar o comportamento de cada um de seus membros, e essa transparência diminui a freqüência da vadiagem social. Difusão da responsabilidade: a responsabilidade é amplamente distribuída. Em geral, quanto maior o grupo, maior a probabilidade de que as pessoas sintam que suas responsabilidades pelas tarefas são repartidas com as outras.

26 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Motivação dos Membros. A motivação é um fator crucial à produtividade em grupo. Os membros devem estar suficientemente motivados para alcançar o mais alto nível de produtividade permitido por seus talentos. Tal como as metas e as recompensas podem fortalecer a motivação dos indivíduos, também podem aumentar a motivação nos grupos.

27 Josy Júdice jo.judice@gmail.com Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011


Carregar ppt "Josy Júdice Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Comportamento Humano Dinâmica de Grupo e Eficácia de Equipe Profa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google