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PublicouMilena Ferrão Carneiro Alterado mais de 8 anos atrás
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2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL MÉTODOS 1º Momento Conhecimento da realidade 2º Momento Organização da ação e gestão social 3º Momento Execução da ação e acompanhamento
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3 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL 1.INTRODUÇÃO 2.PAPEL DO EXTENSIONISTA 3.CONCEITOS DE ATER 4.SEQUENCIA PEDAGÓGICA 5.PLANEJAMENTO DA AÇÃO 6.MÉTODOS EM EXTENSÃO a) Convencionais b) Participativos
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4 INTRODUÇÃO EXTENSÃO COMO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO COMO FORMA DE AUTONOMIA INTEGRAÇÃO EDUCADOR/EDUCANDO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO
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5 NESSA EXTENSÃO ABANDONA A POSTURA DE DESCOBRIR MEIOS E FORMAS PARA MOTIVAR E CONVENCER OS AGRICULTORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS EXTENSIONISTA
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6 EXTENSIONISTA NÃO TEM QUE RESOLVER PROBLEMAS DOS PRODUTORES NÃO É APENAS DIFUSÃO TECNOLOGIAS
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7 ABAIXO A TECNOLOGIA EU
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8 EXTENSÃO RURAL (E.R) É UM PROCESSO DE TROCA ENTRE AQUELE QUE EDUCA E AQUELE QUE É EDUCADO (AMBOS APRENDEM, CONHECEM E CRESCEM). AUMENTA O CONHECIMENTO (Difusor ambos os sentidos) AUXILIA DA DECODIFICAÇÃO DE INFORMAÇOES (comunicador) APOIA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, SOCIAL E CULTURAL DOS PRODUTORES RURAIS. (Facilitador) CONCEITOS DE ATER
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9 MEXPAR considera : “Extensão rural como uma ação educativa, como um ato de conhecimento e compreende o extensionista como um educador comprometido com a sociedade, facilitador e mediador de uma prática pedagógica que busca estimular e desenvolver a curiosidade crítica do homem como condição de liberdade e construção e reconstrução do mundo. CARVALHO, Maria Auxiliadora Tavares et al, MEXPAR, EMATER MG CONCEITOS DE ATER
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Conceito EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA 10 É um processo de intervenção de caráter educativo e transformador, baseado em metodologias que permitam o desenvolvimento de uma prática social no qual os sujeitos do processo buscam a construção e sistematização de conhecimentos que os levem a agir conscientemente sobre a realidade.
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11 EXTENSÃO RURAL: “É UM PROCESSO EDUCATIVO SEGUINDO PRINCÍPIOS DE ENSINO APRENDIZADO CONSTRUTIVISTA E NUM PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DIALÓGICA”. Seg Lei 12188 de 2010 I - Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais;
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12 EXTENSÃO UNIVERSITARIA: “ A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.” FORPROEX, 1987.
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13 ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FOMENTO (AT) OBJETIVO: AUMENTO DA PRODUÇÃO E DA PRODUTIVIDADE; FREQUENTEMENTE É DIFUSIONISTA TAMBÉM PODE SER UM PROCESSO EDUCATIVO! CONCEITOS DE ATER
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14 DEVE : PROCURAR SER UM FACILITADOR; ASSESSORAR A ANALISE DA SITUAÇÃO PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS E CAUSAS; ORIENTAR NO USO DE TECNOLOGIAS; AVALIAR JUNTO RISCOS E INCERTEZAS. GESTOR DE PROCESSOS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO PAPEL DO EXTENSIONISTA/ASSESSOR TÉCNICO
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15 COMO FAZER ISSO??? ESTIMULANDO AS PESSOAS E GRUPOS A SE TORNAREM + CONSCIENTES, + CRÍTICAS E INDEPENDENTES, e HABILITADAS PARA O AUTODESENVOLVIMENTO PAPEL DO EXTENSIONISTA
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16 EXTENSIONISTA TEM QUE SER: PROFISSIONAL HABILITADO; BEM INFORMADO E BOM TÉCNICO, POSTURA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. PERFIL DO EXTENSIONISTA
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17 SEQUENCIA PEDAGÓGICA I A ???? S I – INFORMAÇÃO A – APLICAÇÃO S -SUPERVISÃO ACOMPANHAMENTO ?????? I - Assistência T é cnica e Extensão Rural - ATER: servi ç o de educa ç ão não formal, de car á ter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produ ç ão, beneficiamento e comercializa ç ão das atividades e dos servi ç os agropecu á rios e não agropecu á rios, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais; Novas informações necessárias
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18 NÍVEL ABSTRATO DESTAQUE DOS PONTOS CHAVE EXECUÇÃO EXPERIMENTAL OBSERVAÇÃO DA REALIDADE EXECUÇÃO NA REALIDADE Busca de soluções alternativas. Hipóteses alternativas. Hipóteses TEORIZAÇÃO Teste das Soluções. Confronto com pontos chave. Re- formulação Aplicação da solução à realidade Identificação de uma situação problema Caracterização do problema e das suas causas ESQUEMA PEDAGÓGICO CONSTRUTIVISTA ESQUEMA DO ARCO NÍVEL CONCRETO - REALIDADE Charles Maguerrez
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19 IIIIV II I PLANEJAMENTO DA AÇÃO COMO PLANEJAR ???
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20 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO COMANDOS
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21 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO PARA QUEM? QUEM É? COMO SÃO? O QUE JÁ SABEM? O QUE FAZEM?
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22 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO II OBJETIVO COMANDOS
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23 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL II OBJETIVO PARA QUE? COM QUE FINALIDADE? QUAL A ESPECTATIVA? QUAL A MUDANÇA? QUE COMPORTAMENTO, ATITUDE?
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24 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO II OBJETIVO COMANDOS III CONTEÚDO COMANDADOS
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25 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL III CONTÉUDO O QUE? QUE MATÉRIA? QUAL ASSUNTO? QUE TEMAS FALTAM? QUE EXPERIÊNCIAS?
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26 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO II OBJETIVO COMANDOS COMANDADOS III CONTEÚDO IV MÉTODOS
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27 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL IV MÉTODOS COMO VOU FAZER? QUE PROCEDIMENTOS? QUE TÉCNICAS? LOGISTICA: RECURSOS, LOCAL HORÁRIO, CONVITES, FACILITADOR
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28 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS A) INDIVIDUAIS B) MASSAIS C) GRUPAIS
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29 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS
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30 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS
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31 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS
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