A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indicadores do estado de saúde de uma população. v A OMS (Organização Mundial de Saúde ) tem sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1948 pela ONU para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indicadores do estado de saúde de uma população. v A OMS (Organização Mundial de Saúde ) tem sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1948 pela ONU para."— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores do estado de saúde de uma população

2 v A OMS (Organização Mundial de Saúde ) tem sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1948 pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde e tem por objetivo desenvolver ao máximo o nível de saúde de todos os povos. Bandeira oficial da OMS Segundo a OMS, saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. O conceito de saúde está diretamente ligado ao de qualidade de vida.

3 O que são???  São valores, expressos por taxas ou percentagens, calculados em relação a uma determinada população (mundial, de um continente, país ou região), que permitem fazer uma avaliação sobre o estado de saúde da população em estudo.  Entre outros, temos: - Taxa de mortalidade infantil; - Esperança de vida; - Taxa de doenças infeciosas; - Percentagem de doenças cardiovasculares; - Percentagem de obesos; - Percentagem de diabéticos tipo 2; - Percentagem de gravidez na adolescência e de grávidas vigiadas

4  -TMI é a relação existente entre o Nº de mortes ocorridas no primeiro ano de vida de um ser humano e o Nº de nascimentos, no mesmo intervalo de tempo.  - A TMI diminui com o desenvolvimento das populações.  - O Níger é o país mais perigoso do Mundo para se nascer (A), apenas 16% dos partos são assistidos por alguém com formação;  - A Suécia é o inverso(B) pois 100% dos partos são assistidos por pessoal especializado.

5  - Esperança de vida ou duração média de vida é o Nº de anos que um ser humano tem probabilidade de viver, no momento do nascimento.  - Aumenta com o grau de desenvolvimento das populações. - A evolução da medicina e a melhoria das condições de vida são as principais causas do aumento da esperança de vida. A esperança de vida aumentou, mas à medida que envelhecemos contraímos inúmeras doenças crónicas. A OMS distingue “Esperança de Vida” de “Esperança de Vida SAUDÁVEL”. Podemos esperar viver após os 80 anos, mas é provável que a qualidade de vida, dos últimos 20 anos seja má.

6  - Calcula-se relacionando o Nº de ocorrências de uma determinada doença, com o total da população em estudo, no decurso de um ano.  - Designam-se infeciosas as doenças de causa microbiana ( bactérias, vírus, fungos), transmissíveis através de qualquer forma de contágio. - Existem dois grupos de doenças: o - doenças que se podem prevenir através da vacinação( sarampo, hepatite B e outras…) o - doenças para as quais não existe vacina ( malária, SIDA ) Para prevenir, são fundamentais duas medidas – as vacinas e a higiene.

7 A variante do vírus”Influenza”H5N1, causador da “gripe das aves ”, encontra-se nas fezes, sangue e secreções respiratórias das aves infetadas. Para prevenir as crianças, os idosos e os doentes crónicos devem vacinar-se. O filtro de água portátil designado life straw, com sete filtros, á base de rede de tecido, carbono ativo e iodo, promete salvar milhares de vida. A falta de acesso á água potável é a causa de doenças como a cólera e a febre tifóide.

8 - Calcula-se relacionando o Nº de casos de doenças cardiovasculares, com a população em estudo.  - As doenças cardiovasculares afetam o coração e / ou os vasos sanguíneos. -São a primeira causa de morte nos países desenvolvidos.  - O consumo de gorduras e bebidas alcoólicas, a hipertensão arterial, o tabagismo, o stress, a obesidade e a diabetes são fatores de risco desta doença.

9  - A obesidade, isto é o excesso de peso, é uma doença dos países desenvolvidos.  - As crianças comem alimentos ricos em sal, gorduras e açúcar.  - As crianças comem alimentos pobres em vitaminas, sais minerais e fibras.

10 A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Cartaz publicitário do Dia Mundial da Diabetes – 14 de Novembro Faz uma pequena pesquisa

11 É calculada tendo em conta o número de nascimentos na população considerada. Nos países desenvolvidos, a percentagem de gravidez na adolescência e de grávidas não vigiadas aumenta em função da pobreza e da falta de informação

12 São fatores que influenciam a saúde comunitária e individual:  - Assistência médica.  - Vacinação.  - Rastreios.  - Combate ao stress.  - Ordenamento do território A assistência médica A criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal, em 1978, permitiu chegar à população cuidados de saúde, no que diz respeito ao tratamento, ao diagnóstico e à prevenção de doenças. Assim, a assistência médica regular, a existência de planeamento familiar, a vigilância na gravidez e as consultas periódicas, a que se devem submeter as crianças, os doentes e os idosos, são fundamentais para melhorar a saúde e manter a qualidade de vida das populações.

13 Segundo a OMS, as condições básicas de nutrição, educação, higiene e ambiente, económicas, sociais e culturais são a base de uma população saudável.

14 As vacinas têm como objetivo a proteção contra determinadas doenças. As vacinas permitem salvar mais vidas e prevenir mais casos de doença do que qualquer tratamento médico. O Plano Nacional de Saúde em Portugal inclui o PNV (Plano Nacional de Vacinação). Este programa universal, gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal, teve início em 1965.

15 São estudos, por vezes temporários, normalmente gratuitos e de carácter voluntário, promovidos por uma instituição de saúde. Os rastreios têm como objetivo a prevenção. O SNS recomenda que todos os homens com mais de 50 anos façam um exame periódico à próstata e todas as mulheres com mais de 40 anos façam um exame à mama, como forma de prevenção contra o cancro.

16 O stresse é uma situação de tensão que, prolongando-se, pode afetar seriamente o nosso organismo, levando à ocorrência de doenças, como, por exemplo, a depressão. Uma atividade física regular e adequada, uma alimentação saudável e equilibrada e o respeito pelo número de horas de sono necessárias são hábitos de vida para combater o stresse.

17 É a organização de um espaço que pode ser o território nacional, de forma a valorizar os seus recursos naturais e humanos, através de equipamentos apropriados, com o objetivo de criar condições para uma melhoria efetiva da qualidade de vida das populações.

18  A prevenção da doença e a promoção da saúde são linhas de atuação definidas pela OMS. o Pretende-se dar mais anos de vida e mais importante dar mais qualidade de vida a esses anos. Medidas de ação para a promoção da saúde:  - Assistência médica.  - Vacinação.  - A higiene.  - Uma vida equilibrada.  - Prática de exercício físico  - Uma alimentação correta e equilibrada.  - A existência de zonas verdes.  - O combate à poluição e à violência

19 Uma vida equilibrada  -Uma vida equilibrada implica a existência de equilíbrio físico e emocional (depende dos laços afetivos que se estabelecem e varia com a idade, o sexo e o perfil psicológico de cada pessoa).  - Para os jovens, é importante o lugar que ocupam na família e no grupo de amigos. Uma alimentação equilibrada  - Uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde individual.  - Este conceito varia em função da idade, do sexo, da profissão e do estado de saúde de cada pessoa.

20 A poluição é o principal problema das sociedades industrializadas. Causadora do aquecimento global, é também uma fonte contínua de stresse, doenças e mal-estar.  Andar a pé;  Utilização de transportes alternativos ao automóvel.  - Medidas para combater a poluição nas grandes cidades.

21  A violência, a insegurança e os maus tratos afetam gravemente a saúde e qualidade de vida das famílias e populações. A violência física ou psicológica é exercida pelos mais fortes sobre os mais fracos Violência Doméstica

22 A violência sobre as Crianças é, talvez, a pior forma de violência, já que uma criança maltratada será, muito provavelmente, um adulto com problemas emocionais que tenderá a maltratar os outros.

23 O bullying é um comportamento violento. Acontece quando alunos, geralmente mais velhos e mais populares, agridem verbal ou fisicamente, colegas que se mostram incapazes de se defenderem.

24 O Ministério da Saúde é o dinamizador do Programa Nacional de Saúde Escolar O Ministério da Educação é o dinamizador da Educação para a Saúde Uma Escola promotora de Saúde mobiliza a comunidade escolar na Educação para a Saúde


Carregar ppt "Indicadores do estado de saúde de uma população. v A OMS (Organização Mundial de Saúde ) tem sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1948 pela ONU para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google