A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Professor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Professor."— Transcrição da apresentação:

1 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Professor Abraham Yu Coordenação da Cadeia de Suprimento (Cap 13 C&M01 ou Cap 17 C&M04)

2 Yu2 Variação de Pedidos na Cadeia Proctor & Gamble (P&G) –Pamples: vendas em varejo, pedidos de distribuidores, pedidos para fornecedores (3M) HP –Impressoras: maior flutuação de pedidos  circuitos integrados  P&G denominou esse fenômeno de EFEITO CHICOTE (BULLWHIP)

3 Yu3 Efeito Chicote

4 Yu4 Conseqüências Aumento de custos: manufatura, estoque, transporte, mão de obra –Capacidade de produção insuficiente ou ociosa Aumento de tempo de entrega (lead time) Prejudica qualidade de atendimento (disponibilidade de produtos) Piora as relações entre os estágios

5 5 Por que existe a falta de coordenação? Objetivos conflitantes entre os estágios, como por exemplo a maximização dos lucros dos estágios em detrimento do lucro da cadeia; Informações limitadas, atrasadas ou distorcidas, sendo que a distorção é amplificada pela diversidade de produtos.

6 6 Obstáculos para a Coordenação Incentivo: –Otimização local (funções ou estágios): –Incentivos à força de vendas. Processamento de informações: –Previsões baseadas em pedidos e não da demanda do cliente; –Falta de compartilhamento de informações.

7 7 Obstáculos para a Coordenação Operacionais: –Pedidos em grandes lotes; –Longos lead times de ressuprimento; –Jogo racionamento x escassez. Preço: –Descontos por quantidade (tamanho do lote); –Oscilações de preço. Comportamentais

8 8 Medidas Gerenciais Alinhamento de objetivos e incentivos; Melhoria na precisão de informações; Melhoria no desempenho operacional; Planejamento de estratégia de preço para estabilizar os pedidos; Criação de parcerias estratégicas e confiança.

9 Simulação do Desempenho de uma Cadeia de Suprimentos ClienteVarejistaAtacadista DistribuidorFornecedorFabricante Fluxo de produtos (material) Fluxo de pedidos (informação) Demora (lags)

10 Custos A cada período, o estoque remanescente custa o equivalente a R$ 1,00 para cada unidade de produto A cada período, os pedidos não atendidos (equivalente ao “pendente” ou backlog) custam o equivalente a R$ 2,00 para cada unidade de produto

11 Folha de Trabalho de Cada Estágio (Sugestão) Período (Dia) Demanda do período atual Demanda bruta Quantidade despachada Estoque final Atraso (backlog) Pedido colocado 1 2....... n

12 Objetivos da Simulação O principal objetivo é apresentar o menor custo total, por cadeia de suprimentos, acumulado ao longo dos períodos; Cada estágio de cada cadeia também será avaliado, visando identificar o estágio que tiver obtido o menor custo, acumulado ao longo dos períodos. Os custos acima serão computados através de gráficos tendo por base as planilhas de cada estágio.


Carregar ppt "1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Professor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google