A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,"— Transcrição da apresentação:

1 1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Recursos Humanos pós-laboral, Marketing ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (2014/2015)

2 2 A SEPARAÇÃO – QUESTÕES DE BASE n Qual o critério para determinar quem se deve despedir numa organização? n Função da antiguidade, correndo o risco de perdermos os melhores trabalhadores? n Mérito (implica rigor na avaliação do rendimento, p.ex.)? n Outros? Quais? n Como deveremos comunicar o despedimento e quando? n Que tipo de serviços poderíamos proporcionar aos nossos empregados despedidos para ajudá-los a encontrar outro emprego?

3 3 A SEPARAÇÃO  Tipos de Separação: Voluntária - quando o trabalhador decide romper a relação com a empresa:  Motivos pessoais  Motivos laborais: trabalho pouco atrativo, más condições, remuneração e outros benefícios abaixo do valor de mercado,…)  Reforma no final ou perto do final da carreira profissional: planos de reforma, incentivos de reforma, limites

4 4 A SEPARAÇÃO  Tipos de Separação: Involuntária - quando a empresa decide romper a relação contratual com o empregado porque tem excesso de pessoal ou porque a pessoa não se adequa à função ou porque há um motivo disciplinar  Questões Quais as consequências económicas e sociais da decisão duma empresa em encerrar uma ou mais unidades que são importantes numa determinada região? O que pode a empresa fazer para minorar os impactos negativos?

5 5 A SEPARAÇÃO Outplacement Na situação de dispensar trabalhadores, as organizações podem desencadear um processo de apoio na procura de novo emprego, colocando à disposição dos trabalhadores um “Conselheiro” (quadro superior interno ou externo de uma empresa de serviços especializada) Ajuda para: Avaliar a situação de uma forma realista (competências, experiência,...balanço profissional) Pesquisar o mercado Definir a estratégia mais apropriada: CVs, entrevistas Apoio psicológico

6 6 A SEPARAÇÃO Outplacement Vantagens Trabalhador Sente-se apoiado num momento difícil da sua vida Não se sente em conflito com a organização Percebe melhor a decisão da organização de “despedir” Empresa Melhora o clima interno da fase de despedimentos Melhora a imagem no mercado As relações com os sindicatos não sofrem atritos

7 7 A SEPARAÇÃO Outplacement A empresa que fornece o apoio: a) Vai partilhar a situação desagradável vivida pelo trabalhador, encarregando-se de alguns custos da sua decisão de gestão “despedir”; b) Tem os custos, relativos ao conselheiro; c) Fornece apoio de secretariado, telefone, contactos, entre outros.

8 8 A SEPARAÇÃO Outplacement Perfil do Conselheiro Gosto para ajudar os outros Gosto para preparar o trabalhador para dar resposta à situação, tendo o cuidado de não dizer o que fazer Geralmente, são profissionais seniores da organização e têm experiência de Recrutamento e Seleção Será conveniente que esse profissional tenha formação em psicologia clínica As organizações, frequentemente, sub-contratam este serviço de aconselhamento a empresas especializadas.


Carregar ppt "1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google