A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃOQUÍMICA SETOR A PROF. EDUARDO. AULAS 1 a 4 Solução SATURADA Solução INSATURADA Solução SUPERSATURADA***

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃOQUÍMICA SETOR A PROF. EDUARDO. AULAS 1 a 4 Solução SATURADA Solução INSATURADA Solução SUPERSATURADA***"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃOQUÍMICA SETOR A PROF. EDUARDO

2 AULAS 1 a 4 Solução SATURADA Solução INSATURADA Solução SUPERSATURADA***

3 100g de H 2 O 32g de KNO 3 40g de KNO 3 dissolvidos dissolvidos 8g de precipitado AQUECIMENTO RESFRIAMENTOCUIDADOSO T = 20ºC T > 20ºC T = 20ºC ESTÁVEL! INSTÁVEL! SoluçãoSATURADASoluçãoSUPERSATURADA “GÉRMEN DE CRISTALIZAÇÃO”

4 AULAS 5 e 6 PRESSÃO DE VAPOR VOLATILIDADE

5 O DIAGRAMA DE FASES DA ÁGUA Ponto A = PONTO TRIPLO!

6

7 AULAS 7, 8 e 9 PROPRIEDADES COLIGATIVAS: TONOSCOPIA, EBULIOSCOPIA E CRIOSCOPIA

8 PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES: São aquelas que dependem ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE do nº de partículas dissolvidas. NÃO DEPENDEM DA Natureza da molécula! Ex.: Massa molecular Massa molecular Geometria da molécula Geometria da molécula

9 É a propriedade coligativa que refere-se à DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO DE VAPOR do sistema, pelo fato do soluto não volátil adicionado prejudicar a evaporação do solvente. COMO??? As moléculas de soluto diminuem a porcentagem de moléculas disponíveis para evaporação, funcionando como OBSTÁCULOS que impedem que ocorra esse fenômeno. TONOSCOPIA

10 TONOSCOPIA QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE PARTÍCULAS EM UMA SOLUÇÃO, MENOR SERÁ A SUA PRESSÃO DE VAPOR.

11 É a propriedade coligativa que refere-se ao AUMENTO DA TEMPERATURA DE EBULIÇÃO do sistema. EBULIOSCOPIA EBULIÇÃO: só ocorre quando a sua pressão de vapor se iguala à pressão externa.

12 EBULIOSCOPIA P ext

13 É a propriedade coligativa que refere-se ao ABAIXAMENTO DA TEMPERATURA DE CONGELAÇÃO do sistema. CRIOSCOPIA As moléculas de soluto prejudicam (“atrapalham”) a mudança de estado físico do solvente, tendo como consequência a dificuldade de congelação e assim, o abaixamento da temperatura de fusão.

14 CRIOSCOPIA P ext

15 CRIOSCOPIA EXEMPLO: 25% de NaCl + 75% gelo -----------------> T fusão = - 22ºC 60% de CaCl2. 6 H2O + 40% gelo ----> T fusão = - 55ºC EXEMPLO: 25% de NaCl + 75% gelo -----------------> T fusão = - 22ºC 60% de CaCl2. 6 H2O + 40% gelo ----> T fusão = - 55ºC

16 AULAS 10, 11 e 12 PROPRIEDADES COLIGATIVAS: OSMOSE E FATOR DE VAN’T HOFF

17 OSMOSE PRESSÃO OSMÓTICA - +

18  = m. R. T. i Fator de Van’t Hoff para soluções iônicas i = i = número de íons dissolvidos na solução Produto m. i Nos dá a quantidade total em mols de partículas dissolvidas em 1 L de solução.

19 BOA PROVA!!!


Carregar ppt "REVISÃOQUÍMICA SETOR A PROF. EDUARDO. AULAS 1 a 4 Solução SATURADA Solução INSATURADA Solução SUPERSATURADA***"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google