A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnociência e suas implicações para a educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnociência e suas implicações para a educação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnociência e suas implicações para a educação
Jonei Cerqueira Barbosa - Faculdade de Educação da UFBA -

2 Questões iniciais Em grupos, discutir e apresentar uma formulação para as seguintes questões: Que implicações para os processos educacionais? Como abordar ciência e tecnologia no currículo escolar?

3 Aprender PARTICIPANDO da sociedade
Objetivos educacionais Promover o interesse dos estudantes em relacionar a ciência com aspectos tecnológicos e sociais; Discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da ciência-tecnologia; Adquirir uma compreensão da natureza da ciência e do trabalho científico; Formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados capazes de tomar decisões informadas e desenvolver o pensamento crítico e a independência intelectual. Aprender PARTICIPANDO da sociedade Aprender para PARTICIPAR da sociedade

4 Inspiração em Paulo Freire
“Quanto mais se problematizam os educandos, como seres no mundo e com o mundo, tanto mais se sentirão desafiados. Tão mais desafiados, quanto mais obrigados a responder ao desafio. Desafiados compreendem o desafio na própria ação de captá-lo. Mas, precisamente porque captam o desafio como um problema em suas conexões com outros, num plano de totalidade e não como algo petrificado, a compreensão resultante tende a tornar-se crescentemente crítica, por isto, cada vez mais desalienada” (FREIRE, 1987, p. 40). “será a partir da situação presente, existencial, concreta, refletindo o conjunto das aspirações do povo que poderemos organizar o conteúdo programático da educação ou da ação política” (FREIRE, 1987, p. 49) Temas geradores

5 Conceitos científicos e tecnologia(s) utilizadas
Abordagem temática Tema Interdiscipli- naridade Conceitos científicos e tecnologia(s) utilizadas Temas como “ponto de partida” para conceitos científicos  REDUCIONISMO Levantar diferentes posições apoiadas em argumentos científicos e tecnológicos

6 Critérios para escolha dos temas
Se é de fato um problema de natureza controvertida, ou seja, se existem opiniões diferentes a seu respeito; Se o tema tem significado social; Se o tema, em alguma dimensão, é relativo à ciência e tecnologia. Se o tema pertence ao contexto micro ou macrosocial do aluno.

7 Uma possibilidade: TRABALHO SOBRE REPORTAGENS
Caracterização do tema e da controvérsia; Especificação dos conteúdos escolares envolvidos; Listar argumentos a favor e contra; Levantar soluções; Refletir sobre como o tema poderia ser abordado na sala de aula.

8 Que currículo base? Trivium grego Gramática Retórica Lógica

9 Que currículo base? Trivium para hoje Letramento Literacia Literacy
(D’AMBRÓSIO, 1999) Letramento Literacia Literacy Materacia Tecnoracia LETRAMENTO CIENTÍFICO LETRAMENTO TECNO-CIENTÍFICO Capacidade de processar informação escrita e falada, incluindo leitura, cálculo, diálogo, mídia, internet, correspondendo aos instrumentos comunicativos. Capacidade de interpretar e analisar sinais e códigos, propor e utilizar modelos e simulações na vida cotidiana, construir abstrações sobre representações do real, correspondendo aos instrumentos intelectuais. Capacidade de utilizar e combinar instrumentos, simples ou complexos, avaliando as possibilidades, limitações e adequação às necessidades e às situações diversas, sendo os instrumentos materiais.

10 Atividade no Moodle Estudo do texto (de 26 a 31/07)
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro,  v. 12,  n. 36, Dec.  Discussão no fórum (de 30/08 a 07/09)

11 PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Planejamento e implementação (?} de uma intervenção que agende a abordagem crítica da tecnociência nA sociedade.  1º momento (em aula) Formação de grupos e planejamento coletivo (06/11)  2º. Momento (em aula) Socialização dos planejamentos dos grupos (06/11)  3º. Momento Implementação (de 08/11 a 19/11)  4º. Momento Apresentação da experiência (20/11) 5o. Momento Produção escrita e/ou visual no Moodle (a definir)

12 Roteiro para planejamento (aula de 100 a 200 minutos)
Identificação do perfil da(a) turma(s) Tema gerador Objetivos Partes da aula Especificar para cada parte da aula: ações do professor e dos alunos, os questionamentos a serem feitos aos alunos Como e onde os conceitos tecnocientíficos serão abordados (e/ou sistematizados)? REFLEXAO GERAL: Pensar como esta atividade agenda a crítica à tecnociência.

13 Registro da Intervenção pedagógica
Fazer o registro da experiência (como diário de bordo, moodle, etc.) Recolher os materiais utilizados; Recolher registros de alunos; Gravar discussão de alunos; Fotografia

14 Roteiro para apresentação (Sugestão: usar powerpoint)
TEMPO PARA APRESENTAÇÃO: 20/25 minutos ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS NA APRESENTAÇÃO: Caracterização das turmas Apresentar o tema, a controvérsia e os objetivos da aula Detalhar o sequenciamento (partes da aula) Mostrar como conceitos científicos e/ou tecnológicos foram utilizados (na intervenção do professor ou na discussão dos ou com) alunos. Ilustrar trechos em que os alunos: Discutem argumentos pró e contra; Esboçam a tomada de decisões e/ou a formulação de soluções  Como o grupo avalia a experiência? O que faria diferente?


Carregar ppt "Tecnociência e suas implicações para a educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google