A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Prof Isabel Romanelli Universidade Vale do Rio Verde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Prof Isabel Romanelli Universidade Vale do Rio Verde."— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Prof Isabel Romanelli Universidade Vale do Rio Verde

2 Didática e o seu percurso histórico A história da Didática está ligada ao aparecimento do ensino - no decorrer da sociedade, da produção e das ciências – como atividade planejada e intencional dedicada à instrução.

3 Didática e o seu percurso histórico A Didática é uma reflexão sistemática que acontece na Educação Superior e na aula. É o estudo do processo de ensino- aprendizagem em sala de aula e de seus resultados. Três dimensões do processo de ensino-aprendizagem: 1ª - HUMANA: Se dá através do relacionamento interpessoal, professor x aluno; aluno x aluno; professor x professor... 2ª - POLÍTICO-SOCIAL: Situada em um local determinado, numa certa época histórica, segue orientações e diretrizes de profissionais de educação e das políticas governamentais 3ª - TÉCNICA: É intencional= orientado por objetivos a serem alcançados( conteúdos, recursos, técnicas, recursos de ensino, avaliação)

4 Didática e o seu percurso histórico EDUCAÇÃO: OBJETO DE ESTUDO DA PEDAGOGIA Filosofia Aspecto filosófico OQUE DEVE SER- PARA ONDE VAI Aspecto científico O QUE É Biologia- Sociologia- Psicologia Didática Aspecto Técnico (COMO)

5 Didática e o seu percurso histórico Qual o verdadeiro sentido e valor da educação na e para a sociedade?

6 Didática e o seu percurso histórico Propõe uma ação pedagógica otimista, do ponto de vista político, acreditando que a educação tem poderes quase que absolutos sobre a sociedade. EDUCAÇÃO COMO REDENÇÃO

7 Didática e o seu percurso histórico Crítica em relação à compreensão da educação na sociedade, porém pessimista, não vendo qualquer saída para ela, a não ser submeter-se aos seus condicionantes. EDUCAÇÃO COMO REPRODUÇÃO

8 Didática e o seu percurso histórico Recusa-se tanto ao otimismo ilusório,quanto ao pessimismo imobilizador EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO

9 Didática e o seu percurso histórico Essas são as três tendências filosófico-políticas para compreender aEDUCAÇÃO que se constituíram ao longo da prática educacional. FILOSÓFICAS:porque compreendem o seu sentido. POLÍTICAS: porque constituem um direcionamento para sua ação.

10 Didática e o seu percurso histórico  Comunidades primitivas – ritual de iniciação  Antiguidade clássica (gregos e romanos) e no período medieval – desenvolvem formas de ação pedagógica, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades.  Até meados do século XVII não podemos falar de Didática como teoria do ensino, que sistematize o pensamento didático e os estudo científico das formas de ensinar.

11 Didática e o seu percurso histórico  O termo “Didática” aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino. A escola se torna uma instituição.  A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorrem no século XVII, quando João Comênio, um pastor protestante, escreve a primeira obra clássica sobre Didática, a Didacta Magna.

12 Didática e o seu percurso histórico  Surge algumas teorias que tentavam explicar como o ser humano é capaz de aprender e assimilar o mundo que o circunda. Com base nessas teorias do conhecimento, alguns princípios didáticos foram formulados.  Vamos conhecer alguns filósofos e educadores que refletiram sobre o conhecimento e elaboraram teorias sobre o ato de conhecer, que repercutiram no âmbito da pedagogia.

13 SÓCRATES( SÉCULO V ac) passa horas discutindo nos locais públicos de Atenas como a praça e o ginásio; função do mestre: ajudar o discípulo a descobrir por si mesmo a verdade; método socrático: refutação – contradição processo negativo e destrutivo de descoberta da própria ignorância; maiêutica- (maieutiké, relativo a parto), é construtiva e consiste em dar à luz a novas idéias.

14 SÓCRATES( SÉCULO V ac) “ Conhece-te a ti mesmo”- é o reto conhecimento das virtudes humanas a fim de poder levar uma vida igualmente reta; o processo para adquirir o saber é o diálogo; nenhum conhecimento pode ser dado dogmaticamente, mas como condição para desenvolver a capacidade de pensar, toda educação é essencialmente ativa. afirmava que os mestres devem ter paciência com os erros e as dúvidas de seus alunos, pois é a consciência do erro que os leva a progredir na aprendizagem.

15 JOÃO AMÓS COMENIUS (1592-1670) maior educador e pedagogo do século XVII; “Dentre as obras criadas por Deus, o ser humano é a mais perfeita..” pastor protestante; o objetivo da educação é ajudar homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de todas as coisas; os jovens deveriam ser educados em comum e por isso eram necessárias as escolas; valorizava o processo indutivo;

16 JOÃO AMÓS COMENIUS (1592-1670) o ponto de partida da aprendizagem é sempre conhecido, indo do simples para o complexo, do concreto para o abstrato, valorizava a educação dos sentidos; não ensinava o que tem valor apenas para a escola e sim o que serve para vida; permite ao aluno pensar por si mesmo não como “simples espectador, mas como ator”. aspiração democrática do ensino; produz uma obra fecunda e sistemática cujo principal livro é “Didática Magna”.

17 HENRICH PESTALLOZZI (1746-1827) acreditava que o ser humano nascia bom e que o caráter de um homem era formado pelo ambiente que o rodeia; a educação como meio de regenerar a sociedade (instrumento de reforma social); pregava a educação das massas;

18 HENRICH PESTALLOZZI (1746-1827) encontra em sua teoria educacional as sementes da pedagogia modernas. Foi o primeiro a formular o princípio de que a educação deveria respeitar o desenvolvimento infantil; o principal objetivo da educação era favorecer o desenvolvimento físico, intelectual e moral das crianças e dos jovens; atribuía grande importância ao método intuitivo, levando os alunos a desenvolverem o senso de observação, analise dos objetos e fenômeno da natureza e a capacidade de linguagem através da qual se expressa em palavras o resultado das observações;

19 JOHANN FREDERICK HERBART ( 1776-1841) (influenciado pelas idéias de Rosseau, Comênio e Pestalozzi) o professor é um arquiteto da mente. A principal tarefa da instrução é introduzir idéias corretas na mente dos alunos;

20 JOHANN FREDERICK HERBART ( 1776-1841) elaborou e aplicou um método instrucional que consistia numa série de passos baseados na ordem psicológica de aquisição do conhecimento: preparação, apresentação, associação, sistematização, aplicação; trouxe esclarecimentos válidos para a organização da prática docente como, por exemplo, a necessidade de estruturação e ordenação do processo de ensino, a compreensão e não somente a memorização e o significado educativo da disciplina na formação do caráter. educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual) = querer e pensar.

21 JOHN DEWEY ( 1859 – 1952) a ação precede o conhecimento e o pensamento; o ensino e o conhecimento devem estar intimamente relacionados à ação, à experiência. o saber tem caráter instrumental, ajudar o homem na sua existência na sua prática;

22 JOHN DEWEY ( 1859 – 1952) homem é um ser eminentemente social; instituiu a fórmula: vida humana = vida social = cooperação; a criança deve adquirir o saber pela experiência e pela experimentação próprias; o papel da escola não é comunicar o saber pronto e acabado, mas ensinar as crianças adquiri-lo.

23 EDUCAÇÃO (sistemática/assistemática) SOCIAL Passada de geração para geração transmitindo um conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças,usos e costumes. INDIVIDUAL Refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo – aprimoramento de sua personalidade.

24 Didática: teoria do Ensino ENSINO É uma ação deliberada e organizada. É a atividade pela qual o professor, através de métodos adequados orienta a aprendizagem dos alunos. APRENDIZAGEM “Processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir.”(SCHMITZ,E F.) É o desenvolvimento como um todo


Carregar ppt "DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Prof Isabel Romanelli Universidade Vale do Rio Verde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google