A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL I."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL I

2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL
2º Momento Organização da ação e gestão social MÉTODOS 3º Momento Execução da ação e acompanhamento 1º Momento Conhecimento da realidade

3 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL
INTRODUÇÃO PAPEL DO EXTENSIONISTA CONCEITOS DE ATER SEQUENCIA PEDAGÓGICA PLANEJAMENTO DA AÇÃO MÉTODOS EM EXTENSÃO a) Convencionais b) Participativos

4 INTRODUÇÃO EXTENSÃO COMO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO COMO FORMA DE AUTONOMIA
INTEGRAÇÃO EDUCADOR/EDUCANDO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO

5 NESSA EXTENSÃO EXTENSIONISTA ABANDONA A POSTURA DE DESCOBRIR MEIOS E
FORMAS PARA MOTIVAR E CONVENCER OS AGRICULTORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS

6 EXTENSIONISTA NÃO TEM QUE RESOLVER PROBLEMAS DOS PRODUTORES
NÃO É APENAS DIFUSÃO TECNOLOGIAS

7 ABAIXO A TECNOLOGIA EU

8 CONCEITOS DE ATER EXTENSÃO RURAL (E.R)
É UM PROCESSO DE TROCA ENTRE AQUELE QUE EDUCA E AQUELE QUE É EDUCADO (AMBOS APRENDEM, CONHECEM E CRESCEM). AUMENTA O CONHECIMENTO (Difusor ambos os sentidos) AUXILIA DA DECODIFICAÇÃO DE INFORMAÇOES (comunicador) APOIA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, SOCIAL E CULTURAL DOS PRODUTORES RURAIS . (Facilitador)

9 CONCEITOS DE ATER MEXPAR considera : “Extensão rural como uma ação educativa, como um ato de conhecimento e compreende o extensionista como um educador comprometido com a sociedade, facilitador e mediador de uma prática pedagógica que busca estimular e desenvolver a curiosidade crítica do homem como condição de liberdade e construção e reconstrução do mundo. CARVALHO, Maria Auxiliadora Tavares et al, MEXPAR, EMATER MG

10 Conceito EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA
É um processo de intervenção de caráter educativo e transformador, baseado em metodologias que permitam o desenvolvimento de uma prática social no qual os sujeitos do processo buscam a construção e sistematização de conhecimentos que os levem a agir conscientemente sobre a realidade.

11 EXTENSÃO RURAL: “É UM PROCESSO EDUCATIVO SEGUINDO PRINCÍPIOS DE ENSINO APRENDIZADO CONSTRUTIVISTA E NUM PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DIALÓGICA”. Seg Lei de 2010 I - Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais;

12 EXTENSÃO UNIVERSITARIA:
“A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.” FORPROEX, 1987.

13 FREQUENTEMENTE É DIFUSIONISTA TAMBÉM PODE SER UM PROCESSO EDUCATIVO!
CONCEITOS DE ATER ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FOMENTO (AT) OBJETIVO: AUMENTO DA PRODUÇÃO E DA PRODUTIVIDADE; FREQUENTEMENTE É DIFUSIONISTA TAMBÉM PODE SER UM PROCESSO EDUCATIVO!

14 PAPEL DO EXTENSIONISTA/ASSESSOR TÉCNICO
DEVE : PROCURAR SER UM FACILITADOR; ASSESSORAR A ANALISE DA SITUAÇÃO PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS E CAUSAS; ORIENTAR NO USO DE TECNOLOGIAS; AVALIAR JUNTO RISCOS E INCERTEZAS. GESTOR DE PROCESSOS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO

15 PAPEL DO EXTENSIONISTA
COMO FAZER ISSO??? ESTIMULANDO AS PESSOAS E GRUPOS A SE TORNAREM + CONSCIENTES, + CRÍTICAS E INDEPENDENTES, e HABILITADAS PARA O AUTODESENVOLVIMENTO

16 PERFIL DO EXTENSIONISTA POSTURA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.
EXTENSIONISTA TEM QUE SER: PROFISSIONAL HABILITADO; BEM INFORMADO E BOM TÉCNICO, POSTURA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.

17 S A I SEQUENCIA PEDAGÓGICA ???? ?????? I – INFORMAÇÃO A – APLICAÇÃO
I - Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais; I - Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais; SEQUENCIA PEDAGÓGICA ACOMPANHAMENTO S A I ???? ?????? Novas informações necessárias I – INFORMAÇÃO A – APLICAÇÃO S -SUPERVISÃO

18 ESQUEMA PEDAGÓGICO CONSTRUTIVISTA
ESQUEMA DO ARCO NÍVEL ABSTRATO DESTAQUE DOS PONTOS CHAVE EXECUÇÃO EXPERIMENTAL OBSERVAÇÃO DA REALIDADE EXECUÇÃO NA REALIDADE Busca de soluções alternativas. Hipóteses alternativas. Hipóteses TEORIZAÇÃO Teste das Soluções. Confronto com pontos chave. Re- formulação Aplicação da solução à realidade Identificação de uma situação problema Caracterização do problema e das suas causas ? ! !? NÍVEL CONCRETO - REALIDADE Charles Maguerrez

19 PLANEJAMENTO DA AÇÃO COMO PLANEJAR ??? I II III IV

20 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
COMANDOS I PÚBLICO

21 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
PÚBLICO PARA QUEM? QUEM É? COMO SÃO? O QUE JÁ SABEM? O QUE FAZEM?

22 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
COMANDOS I PÚBLICO II OBJETIVO

23 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
II OBJETIVO PARA QUE? COM QUE FINALIDADE? QUAL A ESPECTATIVA? QUAL A MUDANÇA? QUE COMPORTAMENTO, ATITUDE?

24 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
COMANDOS I PÚBLICO II OBJETIVO COMANDADOS III CONTEÚDO

25 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
III CONTÉUDO O QUE? QUE MATÉRIA? QUAL ASSUNTO? QUE TEMAS FALTAM? QUE EXPERIÊNCIAS?

26 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
COMANDOS I PÚBLICO II OBJETIVO COMANDADOS III CONTEÚDO IV MÉTODOS

27 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
IV MÉTODOS COMO VOU FAZER? QUE PROCEDIMENTOS? QUE TÉCNICAS? LOGISTICA: RECURSOS, LOCAL HORÁRIO, CONVITES, FACILITADOR

28 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS
METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS A) INDIVIDUAIS B) MASSAIS C) GRUPAIS

29 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS
METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS

30 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS
METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS

31 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS
METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS

32 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL
Algumas questões que tentamos responder: 1.Qual a diferença entre o papel do extensionista na ER difusionista e na PNATER? 2.O extensionista deve motivar e convencer o agricultor? Porque? 3.Conceitos de extensão? 4.Quais seriam alguns dos papéis do extensionista?

33 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL
5. Facilitador? Assessorar na identificação de problemas e causas? 6. Orientar no uso de tecnologias? Avaliar riscos e incertezas? Gestor de processos de desenvolvimento local? Transferidor de tecnologias? Como o extensionista pode fazer isso? Sozinho? Em Equipe? Multi, inter ou Trans?

34 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL
11. Qual o perfil desses profissionais? 12. Qual seria uma seqüência lógica pedagógica para o aprendizado? 13.Sabem o que é esquema do arco (Charles Maguerrez? 14. Vamos nos imaginar planejando uma atividade qualquer para um grupo de agricultores, como fáríamos?

35 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL
115. Quais os métodos de intervenção que vocês conhecem? Quais são Individuais, grupais e massais? 116. Qual seria o melhor método para trabalhar com os agricultores? 117. Vantagens e desvantagens dos métodos Individuais, grupais e massais? 118. Se tenho que realizar um trabalho em que a informação precisa ser rapidamente conhecida pelos produtores, qual melhor método?


Carregar ppt "METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google