A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perguntas em EAD para o processo da construção de COMPETÊNCIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perguntas em EAD para o processo da construção de COMPETÊNCIAS."— Transcrição da apresentação:

1 Perguntas em EAD para o processo da construção de COMPETÊNCIAS.
Prof. Vasco P. Moretto

2 Ensino para competências
Capacidade de mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar e resolver uma situação complexa. Desempenho versus competência: nem sempre um desempenho fraco é sinônimo de falta de competência.

3 Analise as afirmações abaixo e assinale com V as que são verdadeiras, e F as que são falsas tendo em vista o conceito de competência que apresentamos: (Coloque PS quando pode ser ou verdadeira, ou falsa.) 1.( ) M. Schumacher é competente para dirigir carros de Fórmula I 2.( ) Rubinho Barrichello é competente para dirigir carros de Fórmula I. 3.( ) O Schumacher tem mostrado maior competência que Rubinho para dirigir carros de Fórmula I. 4.( ) O Schumacher é mais competente que o Guga para jogar tênis. 5. ( ) O Lula (L.I.L. da S.) é competente para dirigir o Brasil. 6.( ) O Guga é mais competente do que o Vasco M. para ensinar Física. 7.( ) Não podemos afirmar que um médico é mais competente do que um advogado, pois eles enfrentam situações complexas diferentes.

4 O modelo VM (Vascowsky Morettowsky)
Competência Compromisso C H AE VC L

5 1o. PILAR: conteúdos Fundamentos da educação na Perspectiva Construtivista
“APRENDER é construir significados. ENSINAR é oportunizar esta construção.” (Vascowsky Morettowsky)

6 Um papel social da educação
Ajudar a formar GERENTES DE INFORMAÇÕES, e não MEROS ACUMULDADORES DE DADOS. (Quem acumula dados é o computador. O gerente analisa situações do ponto de vista técnico, social, político e ético.)

7 O modelo VM (Vascowsky Morettowsky)
Competência Compromisso C H AE VC L

8 2o. PILAR: habilidades Habilidade é saber fazer. Habilidades relacionam-se a conteúdos comportamentais.(Podem ser físicas ou mentais) A escola deu ênfase no desenvolvimento de habilidades, em detrimento da aquisição de competências (tabuada; verbos irregulares; números primos; produtos notáveis, m diante de p e b, etc.).

9 Por que são números primos? 2 : 2 . 4 . 6 .8 . 10 . 12 . …
O QUE É UM NÚMERO PRIMO? “Número primo é todo aquele que é divisível por si mesmo e pela unidade”. Será mesmo? Por que PRIMO? Existem números TIOS? Fatore o número 72: 1 Achamos os números primos 2 e 3. Por que são números primos? 2 : … 3 : … 5 : … 7 : … 11 : 13 : …

10 O modelo VM (Vascowsky Morettowsky)
Competência Compromisso C H AE VC L

11 Nenhuma palavra tem sentido em si mesma, quem lhe dá o sentido é o
3o. Pilar: a linguagem FUNDAMENTO: Nenhuma palavra tem sentido em si mesma, quem lhe dá o sentido é o contexto no qual é utilizada. “No porto, um navio Português entrava um navio Irlandês.

12 A função da linguagem é ligar contextos
Contexto professor Contexto Aluno objeto do âncoras para conhecimento construção linguagem

13 Analisando o problema da linguagem no caso da “determinação da área de um triângulo”.
Ensina-se que a fórmula geral para achar a área de um triângulo é “base vezes a altura dividido por dois”. (A = b x h/2). Esta informação depederá da compreensão dos conceitos de triângulo e de área. Qual das figuras abaixo é um triângulo? Figura 2 Figura 1

14 Construindo o conceito de ilha
No aquário está apenas o relevo. Colocamos água. Temos duas ilhas Mais água. Teremos uma ilha. Mais água. Não temos mais ilhas.

15 QUESTÕES COM PROBLEMAS DE LINGUAGEM NO COMANDO
QUESTÃO: Como é a organização das abelhas numa colméia? RESPOSTAS: “É jóia”; “É maravilhosa”; “É muito legal”. OUTRA FORMA DE PERGUNTAR: Vimos, em nossas aulas de ciências, como é maravilhosa a organização das abelhas numa colméia, pois cada grupo de elementos da colméia tem uma função específica, para que o todo funcione em harmonia. Partindo desta idéia: a) Escreva a função de, ao menos, quatro grupos de elementos da colméia; b) Faça um paralelo entre o funcionamento da colméia e o de nossa escola, no tocante ao cumprimento das funções de cada um.

16 RESPOSTA DA ALUNA: QUESTÃO:
“Comente a frase de Sócrates: conhece-te a ti mesmo”. RESPOSTA DA ALUNA: “Acho uma frase muito profunda, tão profunda que nem consigo captar seu real significado. Mas acho que Sócrates estava certo quando disse a frase, pois sendo um sábio não teria dito besteira. Assim, mesmo que eu nada entenda do que ele disse, tenho certeza que a frase tem um grande significado em todos os aspectos em que for analisada.”

17 OUTRA FORMA DE PERGUNTAR:
No estudo que fizemos em Filosofia da Educação, afirmamos que , para haver o desenvolvimento do indivíduo para a cidadania é preciso que ele conheça seu contexto social. Além disso, que ele tenha um profundo conhecimento de si mesmo. Nos debates que fizemos em aula, citamos a frase atribuída a Sócrates: “conhece-te a ti mesmo”. Partindo desta frase e das discussões feitas em aula sobre o assunto, explique o significado da frase no contexto da Filosofia da Educação.

18 Dê sua opinião. O que você faria para acabar com a seca no Nordeste?
QUESTÃO: Dê sua opinião. O que você faria para acabar com a seca no Nordeste? RESPOSTA (absurda!): Nada, absolutamente nada, pois tenho raiva de nordestino e quero que todo mundo morra. OUTRA FORMA DE PERGUNTAR: “Neste mês estudamos quanto nossos irmãos do sertão nordestino sofrem com a seca que os assola. Imagine que você fosse uma autoridade com poderes para resolver, em parte, a questão. Apresente ao menos quatro medidas racionais e humanitárias que você tomaria para resolver o problema.”

19 QUESTÃO: “Onde se encontram as brânqueas do camarão?” RESPOSTA: “ No corpo dele.” OUTRA FORMA DE PERGUNTAR: Vimos que as brânqueas são elementos essenciais para a vida do camarão. Vimos também que, por este motivo, elas se encontram num lugar específico de seu corpo. Descreva a localização.

20 QUESTÃO: “Em quantas partes se divide o corpo de um crustáceo”? RESPOSTA: “ Depende da cacetada.” OUTRA FORMA DE PERGUNTAR: Estudamos que nosso corpo se divide em cabeça, tronco e membros (superiores e inferiores). Da mesma forma, o corpo dos crustáceos tem também uma divisão, que utilizamos para estudar os mesmos. Escreva o número de partes e cite a principal característica de cada uma.

21 O modelo VM (Vascowsky Morettowsky)
Competência Compromisso C H AE VC L

22 4o. Pilar: valores culturais
Toda situação complexa está relacionada a valores culturais, que devem ser analisados, compreendidos e respeitados. Os valores culturais estabelecem âncoras para a linguagem e para a construção de representações. V.C. para o ensinar: professor é transmissor de informações e aluno compiador repetidor.

23 O modelo VM (Vascowsky Morettowsky)
Competência Compromisso C H AE VC L

24 5o. Pilar: administração do emocional
A solução de situações complexas pode ficar comoprometida se o sujeito não souber administrar seu emocional e o dos outros, se for o caso. Na avaliação da aprendicagem: o desempenho do aluno depende de sua capacidade de administrar o seu emocional. Manter o aluno no curso é prova de competência.

25 O modelo VM (Vascowsky Morettowsky)
Competência Compromisso C H AE VC L

26 O 2 está multiplicando passa divivindo: x = 16/2 x = 8
SITUAÇÃO COMPLEXA: resolver uma equação do 1o. Grau solução tradicional solução desejável Resolver: 2 x – 4 = 12 O –4 passa para o outro lado e fica + 4. 2 x = 2 x = 16 O 2 está multiplicando passa divivindo: x = 16/2 x = 8 Resolver: 2 x – 4 = 12 Adiciona-se +4 em cada membro da equação: 2 x – 4 +4 = 2 x = 16 Divide-se ambos os membros por 2: 2.x/2 = 16/2 x = 8

27 Excelência = superação dos próprios limites.
Desenvolver a competência é a eterna busca de um ideal que clama pela excelência. Excelência = superação dos próprios limites.

28 RECOMENDAÇÕES DE UM “VELHO MESTRE” (Vaskowsky Morettowsky).
1. Eduque-se mais para ouvir, do que para falar 2. Controle sua voz 3. Não renuncie a sua autoridade, exerça-a sem autoritarismo. “A autoridade se conquista pela competência profissional, não pelo cargo que se ocupa”. 4. Seus alunos têm muito a lhe ensinar: fique atendo a suas mensagens. 5. É preciso que seus alunos acreditem que você acredita no que fala. 6. O TUTOR é como o jardineiro: ele não faz a planta crescer, mas pode ajudar muito.


Carregar ppt "Perguntas em EAD para o processo da construção de COMPETÊNCIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google