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PublicouCélia Fagundes Almada Alterado mais de 7 anos atrás
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Aplicação de Indicadores de Desempenhos nos Serviços de Resíduos Sólidos Pedro Simões Francisco Silva Pinto Rui Cunha Marques
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Agenda Introdução Indicadores de desempenho Aplicação de Indicadores de Desempenho Conclusões 2
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INTRODUÇÃO
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Introdução O setor dos resíduos é essencial à garantia do bem estar da sociedade e um importante indicador de desenvolvimento de um país… Pelas suas características são serviços propensos à ineficiência; A avaliação revela-se essencial para introduzir incentivos … 4
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INDICADORES DE DESEMPENHO
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Indicadores de Desempenho Os indicadores de desempenho permitem conhecer as organizações; Avaliar a evolução do estado e do monitoramento É uma medida parcial de produtividade; Facilidade de cálculo e de compreensão… Definição prioridades! 6
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Proposta de Indicadores 39 Indicadores – 6 grupo: 7
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Proposta de Indicadores 39 Indicadores – 6 grupo: Indicadores de qualidade do serviço (IQ)Indicadores ambientais (ISA) IQ01- Cobertura do serviço (%) IQ02 - Reclamações (n.º/10 3 t) IQ03 - Tempo médio de resposta às reclamações (dias/reclamação) ISA01- Emissões de CO 2 (Kg/t) ISA02 - Utilização de recursos energéticos (litros/t) ISA03 - Ações de educação/sensibilização ambiental (n.º ações/ habitante) Indicadores econômicos (IEF)Indicadores de recursos humanos (IRH) IEF01 - Custos operacionais unitários (€/t) IEF02 – Grau de endividamento (-) IEF03 - Rácio de cobertura dos custos operacionais (-) IEF04 - Receitas de tarifas (€/t) IEF05 - Liquidez geral (-) IRH01 - Sustentabilidade de recursos humanos [n.º/(10 3 ton.ano)] IRH02 - Acidentes de trabalho (n.º acidentes/100 funcionários.ano) IRH03 - Ações de treinamento (horas/funcionário.ano) IRH04 - Horas extra (%) IRH05 - Absenteísmo (%) 8
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Proposta de Indicadores 39 Indicadores – 6 grupo: Indicadores infraestruturais (II) Resíduos sólidos: IIE01 - Capacidade de deposição de resíduos disponível (l/hab) IIE02 - Distribuição de contêineres (contêineres/km 2 ) IIE03 - Veículos de coleta e transporte de resíduos (hab/ veículo) IIE04 - Contêineres (hab./ contêiner) IIE05 - Volumetria dos contêineres IIE05a - Contêineres de 800 litros (%) IIE05b - Contêineres de 1100 litros (%) IIE05c - Contêineres de outras volumetrias (%) Resíduos sólidos recicláveis: IIER01 - Capacidade de deposição de resíduos disponível (litros/habitante) IIER02 - Cobertura da coleta seletiva (%) IIER03 - Ecopontos (habitantes/ecoponto) IIER04 - Ecocentros (km 2 /ecocentro) 9
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Proposta de Indicadores 39 Indicadores – 6 grupo: Indicadores Operacionais (IO) Resíduos sólidos: IOI01 - Avarias com veículos de coleta e transporte [n.º/(10 3 t.ano)] IOI02 - Utilização dos veículos (km/veículo) IOI03 - Rentabilização dos veículos [kg/(m 3.ano)] IOI04 - Resíduos coletados para estações de transferência (%) IOI05 - Resíduos coletados para aterro (%) IOI06 - Resíduos coletados (kg/hab.dia) IOI07 - Lavagem de contêineres (contêineres lavados / contêineres.ano) Resíduos sólidos recicláveis: IOR01 - Reciclagem de embalagens (%) IOR02 - Resíduos provenientes de ecopontos (%) IOR03 - Resíduos provenientes de coleta porta a porta (%) IOR04 - Quantidade diária de recicláveis (kg / hab.dia) IOR05 - Plástico/metal coletado (kg/hab.ano) IOR06 - Papel coletado (kg/hab.ano) IOR07 - Vidro coletado (kg/hab.ano) 10
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APLICAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO
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Aplicação dos Indicadores 12 prestadores em Portugal Serviços municipais Serviços municipais com autonomia Empresas municipais 12
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Aplicação dos Indicadores Indicadores de qualidade de serviço Cobertura de serviço 13
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Aplicação dos Indicadores Indicadores de qualidade de serviço Indicador de emissões de CO 2 14
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Aplicação dos Indicadores Indicadores econômicos Modelo de gestão Prestador Cobertura dos custos operacionais (-) Liquidez Geral (-) Serviços Municipais Serviços Municipais Almada 0,78 0,29 Serviços Municipais Loulé 0,68 - - Serviços Municipalizados SMSBVC 1,04 5,12 SMAS Castelo Branco 1,43 1,95 SMAS Loures 4,27 - - Empresas Municipais (públicas) EAMB - - 0,83 MAIAMBIENTE 1,56 1,33 EMAC 0,6 0,77 EMARP 0,69 3,92 Empresas Municipais (c/ capitais privados) Águas da Covilhã 1,69 0,74 FAGAR - - 0,69 Tavira Verde 1,26 0,61 15
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Aplicação dos Indicadores Indicadores econômicos Economias de Escala 16
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Aplicação dos Indicadores Indicadores de recursos humanos Modelo de gestãoPrestador Sustentabilidade de recursos humanos (n.º/10 3 toneladas) Acidentes de trabalho (n.º/100 funcionários.ano) Absenteísmo (%) Serviços Municipais Serviços Municipais Almada 1,15-- Serviços Municipais Loulé 2,45 4,30- Serviços Municipalizados SMSBVC 1,54 26,42 9,76 SMAS Castelo Branco 1,34 9,38 2,40 SMAS Loures 2,27 31,88 14,74 Empresas Municipais (públicas) EAMB 4,52 10,98 3,00 MAIAMBIENTE 2,47 28,18 3,42 EMAC 2,24- 2,12 EMARP 3,15 17,33 8,22 Empresas Municipais (c/ capitais privados) Águas da Covilhã 3,84-- FAGAR 1,73 54,24 2,45 Tavira Verde 3,17 23,08 3,87 17
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Aplicação dos Indicadores Indicadores de operacionais e infraestruturais RegiãoPrestadorIOI03IOI02IOI06IOR01IIEI01IIEI02IIER01IIER03 Norte Litoral SMSBVC--1,0611,73-6,213,0231,7 EAMB457,8739.0101,4538,6840,914,738,3195,7 MAIAMBIENTE--0,9014,02---- Beira Interior AdCovilhã468,3721.7160,886,6235,73,424,9310,2 SMAS Castelo Branco 759,6228.0281,179,3129,91,327,6198,3 Lisboa EMAC843,6427.2131,1910,5826,971,317,7234,0 SMAS Loures509,10323.3931,105,6632,8115,813,8119,3 CM Almada916,6419.0431,586,7427,1167,0-- Algarve EMARP649,4921.4741,4418,4453,59,757,4155,3 FAGAR--1,456,60-13,825,7292,1 Tavira Verde--1,7211,76--52,4143,0 CM Loulé360,0022.2551,4711,9666,43,6-- Legenda: IOI03 – Rentabilização dos veículos (Kg/m 3.ano); IOI02 – Utilização dos veículos (km/veículo.ano); IOI06 – Quantidade diária de resíduos coletados (Kg/hab.dia); IOR01 – Reciclagem (embalagens, papel e vidro) (%); IIEI01 – Capacidade de deposição de indiferenciados (l/hab); IIEI02 – Distribuição de contêineres (contêineres/km 2 ); IIER01 – Capacidade de deposição de recicláveis (l/hab); IIER03 – Ecopontos (habitantes/ecoponto) 18
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CONCLUSÕES
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Conclusões O setor dos resíduos sólidos tem vindo a sofrer grandes desenvolvimentos nos últimos tempos, um pouco por todo o mundo; Os indicadores de desempenho revelam-se um instrumento de avaliação de desempenho importante; Os indicadores de desempenho têm melhorado ao longo do tempo e, na generalidade, apresentam bom nível; As performances pobres em termos econômicos devem-se a sistemas tarifários desajustados. 20
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Obrigado pela vossa atenção!!! Francisco Silva Pinto – frcsilvapinto@tecnico.ulisboa.pt Pedro Simões - pedrotsimoes@tecnico.ulisboa.pt Rui Cunha Marques – rui.marques@tecnico.ulisboa.pt 21
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