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Cultura Organizacional “Por mais que inúmeros autores critiquem a utilização da expressão “cultura organizacional”, não se pode ignorar que ela tem o seu.

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1 Cultura Organizacional “Por mais que inúmeros autores critiquem a utilização da expressão “cultura organizacional”, não se pode ignorar que ela tem o seu valor e sentido na vida das organizações, as quais, nada mais são, que sociedades formalmente constituídas por pessoas”.

2 Definições e conceitos Regularidades observadas no comportamento (Goffman, Van Maanen); Normas envolvendo grupos de trabalho (Homans); Valores dominantes numa organização (Deal e Kennedy); A filosofia que guia as políticas da organização (Ouchi, Pascale e Athos); As regras do jogo que o novato deve aprender para fazer parte do grupo (Schein, Van Maanen, Ritti e Funkhouser); O clima e o sentimento de uma organização no trato com os de fora (Tagiuri e Litwin); e “Conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento que formam o núcleo de identidade de uma organização” (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JR., 1998).

3 DICAS : Algumas Definições de Cultura Organizacional. · Cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartidas por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para ser aceitos no serviço da organização · Cultura organizacional refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros e que distinguem a organização das demais organizações Orientação das Pessoas Qual definição você daria?

4 O iceberg da cultura organizacional

5 Os três níveis da cultura organizacional

6 - artefatos: Estruturas e processos organizacionais visíveis ( o que cada um vê e sente)- (ao passar por uma organização, percebe-se como as pessoas se vestem, falam, as cerimônias anuais, ou seja, é tudo que pode indicar visual ou auditivamente a cultura da organização). - valores compartilhados: Filosofias, estratégias e objetivos – são valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e definem as razões pelas quais fazem o fazem (justificações compartilhadas) - Pressuposições básicas : nível oculto da cultura organizacional, é a maneira adotada nas organizações de se fazer as coisas, muitas vezes não escritas e nem se quer faladas. Atividade: 3.1

7 A cultura representa a maneira como a organização visualiza a si própria e seu ambiente. Os elementos principais da cultura organizacional são: 1. O cotidiano do comportamento observável: como as pessoas interagem, a linguagem e gestos utilizados. 2. As normas: ou regras que envolvem os grupos e seus comportamentos, como nos momentos de laser, nas refeições, nos dias informais. 3. Os valores dominantes: defendidos por uma organização, como a ética, o respeito pelas pessoas, a qualidade de seus produtos ou preços baixos. 4. A filosofia administrativa: que guia e orienta a organização quanto aos funcionários, clientes e acionistas. 5. As regras do jogo: como as coisas funcionam, o que um novo funcionário deve aprender para sair-se bem e ser aceito como membro de um grupo. 6. O clima organizacional: os sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si e com os clientes. Atividade: 3.2

8 Adaptação, estabilidade e sobrevivência organizacional

9 Atividade 3.3 A sobrevivência e o crescimento de uma organização existem na medida que tanto a estabilidade como a adaptabilidade e mudança são elevadas. Isso significa que uma organização altamente mutável e pouco estável tem tanta probabilidade de desaparecer do mapa quanto uma organização pouco adaptativa, com características rígidas e imutáveis. Mudança após mudança sem estabilidade alguma resulta quase sempre em enorme confusão e tensões entre os membros da organização.

10 O programa de integração pode ter as seguintes alternativas: Formal ou informal: É o caso de programas específicos de integração e orientação. A socialização informal coloca o novo funcionário imediatamente em seu cargo com pouca ou nenhuma atenção especial. Descrever experiências sobre programas de integração: formal ou informal

11 Principais itens de um programa de socialização

12 Manual do empregado de uma organização. : * Mensagem de Boas-Vindas: * Quais são seus Benefícios: * História da Organização: - Férias e Descanso Semanal * O Negócio da Organização: - Feriados * Você e o seu Futuro: - Seguro de vida em grupo * O Que Você Precisa Conhecer:: - Assistência médico-hospitalar - Horário de trabalho: - Estacionamento e transporte - Períodos de descanso: - Programas de treinamento - Ausências do trabalho: - Plano de sugestões - Registros e controles: - - Dias de Pagamento - Prevenção de acidentes: * Benefícios Especiais para Você: - Utilização de telefones: - Sindicato - Supervisão: - Planos educacionais - Local de trabalho: - Restaurante e café : * Mensagem de Boas-Vindas: * Quais são seus Benefícios: * História da Organização: - Férias e Descanso Semanal * O Negócio da Organização: - Feriados * Você e o seu Futuro: - Seguro de vida em grupo * O Que Você Precisa Conhecer:: - Assistência médico-hospitalar - Horário de trabalho: - Estacionamento e transporte - Períodos de descanso: - Programas de treinamento - Ausências do trabalho: - Plano de sugestões - Registros e controles: - - Dias de Pagamento - Prevenção de acidentes: * Benefícios Especiais para Você: - Utilização de telefones: - Sindicato - Supervisão: - Planos educacionais - Local de trabalho: - Restaurante e café

13 Impacto da cultura organizacional no novo funcionário.

14 Você sabe o que é empowerment? (28). Empowerment é um conceito do qual muito se fala e pouco se pratica. Seu objetivo é simples: transmitir responsabilidade e recursos para todas as pessoas, a fim obter a sua energia criativa e intelectual, de modo que possam mostrar a verdadeira liderança dentro de suas próprias esferas individuais de competência e também, ao mesmo tempo, ajudar a enfrentar os desafios globais de toda a empresa. O empowerment busca a energia, esforço e dedicação de todos – lamentavelmente características difíceis de encontrar nas nossas empresas – e tirar do gerente o antigo monopólio do poder, informações e desenvolvimento. Empoderar é dar poder e autonomia aos funcionários para aproveitar ao máximo o seu talento coletivo. Existem alguns princípios para fazer o empowerment das pessoas: 1. Dar às pessoas um trabalho que elas sintam importante. 2. Dar às pessoas plena autoridade e responsabilidade, independência e autonomia em suas tarefas. 3. Permitir que as pessoas tomem decisões a respeito de seu trabalho. 4. Dar visibilidade às pessoas e proporcionar reconhecimento pelos seus esforços e resultados. 5. Construir relacionamentos entre as pessoas e apoiando-as através de líderes e impulsionadores. 6. Mover a informação em todos os níveis. Informação é poder e habilita as pessoas a pensar e agir melhor. 7. Pedir a opinião das pessoas a respeito dos assuntos de trabalho. Fazer com que elas se sintam as donas dos processos de trabalho. Fazer com que elas tenham orgulho de pertencer à organização. 8. Acentuar a colaboração e o espírito de equipe. Empoderar pessoas e empoderar equipes. 9. Ajudar as pessoas empoderadas a empoderar as demais. Estenda o empowerment a todos os níveis e áreas da organização. Transforme as velhas regras e regulamentos em meios para divulgar a informação, opiniões e idéias por toda a organização. O segredo é utilizar todo o seu pessoal, todas as habilidades, todo o tempo. Dar autoridade e recursos às pessoas e deixá-las agir.

15 Atividade 3.4 Atividade 3.5 Atividade 3.6


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