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PublicouJorge Viveiros Azevedo Alterado mais de 8 anos atrás
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Mudança Organizacional
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Mudança organizacional e administração do estresse Identificar as forças que atuam como estímulos à mudança e comparar as mudanças planejadas e as não planejadas. Listar as fontes de resistência à mudança. Comparar as quatro principais abordagens para administrar mudanças organizacionais. Identificar duas maneiras de criar uma cultura de mudança. Definir estresse e identificar suas principais fontes. Identificar as consequências do estresse. Comparar as abordagens individuais e as organizacionais para a administração do estresse. Explicar as diferenças globais na mudança organizacional e no estresse no trabalho. Conteúdo da Seção
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Nada de maquiagem! Uma cirurgia plástica. Caso introdutório
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Forças para mudança
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Mudança planejada
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A resistência à mudança nem sempre aparece de maneira padronizada. É mais fácil para os gestores enfrentar a resistência quando ela é aberta e imediata, como quando há protestos, diminuição do ritmo do trabalho ou ameaças de greve. O maior desafio é administrar a resistência quando ela é implícita ou protelada. Os traços da resistência implícita são mais sutis — perda de lealdade à organização, perda de motivação para o trabalho, aumento dos erros e defeitos, aumento do absenteísmo por ‘questões de saúde’ — e, portanto, mais difíceis de identificar. Resistência à mudança
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Fontes de resistência à mudança
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Superando a resistência à mudança
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A política sugere que o ímpeto para a mudança vem provavelmente de forças exteriores aos agentes de mudança, de novos funcionários ou de gestores deslocados da estrutura central de poder. Gestores que fizeram sua carreira toda dentro da organização e finalmente chegaram a uma posição de poder na hierarquia costumam ser um grande obstáculo à mudança. Quando forçados a introduzir mudanças, esses poderosos de longa data tendem a implementar apenas as pequenas. As mudanças radicais são muito ameaçadoras. As políticas da mudança
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Abordagens para administrar a mudança organizacional Modelo de Lewin
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Plano de oito passos de Kotter Abordagens para administrar a mudança organizacional
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Série de intervenções de mudanças planejadas que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. Desenvolvimento organizacional
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Técnicas ou intervenções do DO para a realização das mudanças
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Estimulando uma cultura de inovação Inovação: uma nova ideia aplicada para desenvolver ou melhorar um produto, processo ou serviço. Fontes de inovação As variáveis estruturais são as mais estudadas fontes potenciais de inovação. A experiência gerencial está associada à inovação. A inovação é estimulada onde existe abundância de recursos. A comunicação interna entre as unidades é grande nas organizações inovadoras. Criando uma cultura de mudança Campeões de ideias Indivíduos que assumem uma inovação e promovem uma ideia de forma ativa e entusiasta conseguem apoio, vencem as resistências e asseguram que a inovação seja implementada.
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Criando uma organização que aprende 1 2 3 4 5
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Aprendizado de ciclo simples Correção de erros usando as rotinas prévias e as políticas vigentes. Aprendizado de ciclo duplo Correção de erros pela modificação dos objetivos, políticas e rotinas padronizadas da organização. Administração do aprendizado A organização que aprende
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O estresse no trabalho e sua administração
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Um modelo de estresse
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Fontes potenciais de estresse
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Consequências do estresse
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Administrando o estresse
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Mudança organizacional Nas culturas em que as pessoas acreditam poder dominar o ambiente, os indivíduos têm uma visão proativa da mudança. As sociedades que pensam a longo prazo demonstram considerável paciência para esperar os resultados positivos de uma mudança. A resistência à mudança é maior em certas culturas e essa resistência é influenciada pelo apego à tradição. Em culturas com grande distância de poder, os esforços de mudança tendem a ser impostos de modo autocrático pela direção das empresas. Quanto maior a aversão à incerteza nas sociedades, mais os campeões precisam agir de acordo com as normas e procedimentos para desenvolver as inovações. Implicações Globais
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Estresse Pesquisas sugerem que as condições do trabalho que causam estresse apresentam algumas diferenças entres as culturas. O estresse é igualmente ruim para os trabalhadores em todas as culturas. Estresse pode ser reduzido ao se utilizar o apoio social como recurso. Implicações Globais
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Básica Robbins, S.; Judge, T.; Sobral, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Capítulo 18.
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