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Análise de Recursos e Capacidades
Análise da Organização Análise de Recursos e Capacidades
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Agenda O papel dos recursos e capacidades na formulação da estratégia
Os recursos da Empresa As capacidades da empresa Guia prático para a análise dos recursos e capacidades Criar novas capacidades
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Mudar o Foco da Análise: Do Meio Externo para o Interno
EMPRESA Objectivos e Valores Recursos e Capacidades Estructura e Sistemas MEIO ENVOLVENTE Competidores Consumidores Fornecedores ESTRATÉGIA STRATEGY A Relação entre Empresa- Estratégia A Relação entre Estratégia-Meio Fundamentos: fonte mais segura para a estratégia de longo prazo 5
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Recursos e Capacidades (ou competências)
Recursos são activos produtivos que a firma tem Capacidade é o que a empresa PODE ou SABE fazer com seus recursos e competências. São a essência da performance superior Centrais (core) ou distintivas
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A Vantagem Competitiva e sua Sustentação
Sendo a Competitividade a capacidade para suplantar a concorrência a vantagem competitiva é o (ou os) argumento (conjunto de argumentos) ou o recurso sobre o qual se constrói essa capacidade para suplantar a concorrência. Assim, a vantagem competitiva é o resultado conseguido por uma combinação de competências e recursos (tangíveis ou intangíveis) que possam ter as seguintes características: Sejam raros – acessíveis a um número restrito de concorrentes Sejam difíceis de imitar – a imitabilidade é difícil devido à dificuldade de descortinar as ligações por detrás das características observáveis Sejam insubstituíveis – a substituição é difícil uma vez que é complexo obter o mesmo nível de desempenho com outros recursos. Sejam dinâmicos – uma empresa pode ser imitável por outra; quando a empresa pensa tê-lo conseguido chega à conclusão de que a outra já está longe pois o seu ponto de chegada serviu apenas como ponto de partida para essa outra empresa À adequação (ou à receita) para obter vantagem competitiva chama-se Strategic Capability. Sendo assim, a Capacidade Estratégica é a adequação e sustentação dos recursos e competências de uma organização para sobreviver e prosperar.
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A Vantagem Competitiva e sua
Sustentação Termo Definição Exemplo Capacidade Estratégica (Strategic Capability) Capacidade de trabalhar para o nível requerido para sobreviver e prosperar. Na prática é a boa combinação entre os recursos e as competências da organização Capacidade atlética apropriada para uma determinada prova Recursos Básicos (Threshold Resources) Recursos necessários para ir ao encontro dos requisitos mínimos dos clientes e, assim, continuar a viver Corpo são, para os indivíduos. Facilidades Médicas. Condições de treino e equipamento. Suplementos alimentares Competências Básicas (Threshold Competences) Actividades e processos mínimos para ir ao encontro das necessidades básicas dos clientes Regimes de treino dos indivíduos. Fisioterapia e gestão dos feridos. Planeamento das dietas alimentares Recursos Únicos (Unique Resources) Recursos que sustentam a vantagem competitiva e que são difíceis de obter e imitar Coração excepcional. Peso e Altura ideais. Treino world-class Competências Únicas/Core (Core Competences) Actividades que estão na base da vantagem competitiva e que são difíceis de obter ou de imitar Combinação de dedicação, tenacidade, tempo de treino, procura de níveis de competição e vontade de vencer
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A Vantagem Competitiva e sua
Sustentação Recursos, Competências e Capacidades para Vantagem Competitiva Recursos Competências Capacidades Básicas Recursos Básicos (tangíveis e Intangíveis ) Competências Básicas Capacidades para Vantagem Competitiva Recursos Únicos Core Competences (Competências Nucleares)
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Relações Entre Recursos, Capacidades e Vantagem Competitiva
KSF DA INDÚSTRIA ESTRATÉGIA CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS RECURSOS TANGÍVEIS INTANGÍVEIS HUMANOS Financeiros Físicos Habilidades/know-how Comunicação e colaboração Motivação Tecnologia Reputação Cultura
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Os Recursos da Empresa Recursos Tangíveis Recursos financeiros:
Capacidade de endividamento Geração de fundos internos Recursos físicos: Localização, dimensão, sofisticação e flexibilidade da fábrica e equipamento Localização e usos alternativos para os terrenos e edifícios Reservas de matérias primas
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Os Recursos da Empresa Recursos tecnológicos:
Recursos Intangíveis Recursos tecnológicos: Patentes, copyrights, segredos comerciais Recursos para a inovação: laboratórios, meios para a pesquisa e desenvolvimentos, mão de obra científica, etc. Know-how Recursos de reputação: Marca; lealdade do consumidor A reputação da empresa perante os stakeholders (fornecedores, Governo, comunidade)
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Portugal Spain Category Brand Car Mercedes Kitchen Appliance Fagor PC
HP Mobile Phone Handset Nokia Mobile Phone Network Movistar Camera Canon Holiday Company Viajes El Corte Inglés Bank/Building Society BBVA Credit Card Visa Insurance Company Mapfre Internet Service Provider Telefónica Petrol Retailer Repsol YPF Vitamins Redoxon Complex Pain Relief Aspirina Cold Remedy Frenadol Hair Care Pantene Pro-V Cosmetic L'Oréal Skin Care Nivea Soap Powder Ariel Breakfast Cereal Kellogg's Category Brand Car Toyota Kitchen Appliance Miele PC HP Mobile Phone Handset Nokia Mobile Phone Network TMN Camera Canon Holiday Company Abreu Bank/Building Society CGD Credit Card Visa Insurance Company Fidelidade Mundial Internet Service Provider Sapo Petrol Retailer Galp Vitamins Centrum Pain Relief Ben-U-Ron Cold Remedy Bisolvon Hair Care Pantene Cosmetic Nivea Skin Care Soap Powder Skip Breakfast Cereal Nestlé
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As Marcas mais Valiosas do Mundo (2010)
Nome País Valor (USD $ Millions) Rating Walmart USA 41,365 AA- Google 36,191 AAA Coca-Cola 34,844 IBM 33,706 Microsoft 33,604 GE 31,909 AA HSBC Reino Unido 28,472 HP 27,383 AA+ Nokia Finlândia 19,558 Citi 14,362 A
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As Marcas mais Valiosas de Portugal (2010)
Brand Finance especialista em Avaliação de Marcas e activos Intangíveis Nome Valor (USD $ Millions) Rating Market Cap (USD $ Millions) Ranking Mundial edp 4,449 AA- 16,939 192 Portugal Telecom 2,516 A+ - 373 Caixa Geral de Depósitos 1,480 A 100 Banco Comercial Português 850 A- 6,775 154 BES 727 8,775 169 BPI 388 3,095 253 Banif SGPS 185 BBB+ 949 389
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Os Recursos da Empresa Recursos humanos
Recursos humanos Competências especializadas e conhecimento; Adaptabilidade dos trabalhadores; Comunicação e capacidade de interacção; Motivação; Compromisso e lealdade
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A Abordagem Baseada nos Recursos
Ser competitivo não é fazer igual aos outros, mas explorar as capacidades da empresa para fazer diferente dos outros competidores. Estabelecer uma vantagem competitiva envolve formular uma estratégia que explora os recursos e capacidades exclusivos da empresa.
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A Evolução da Honda Baseada e Recursos e Capacidades
Fundado o Instituto Técnico de Investigação Honda 1o carro a gasolina atende os padrões de Emissão dos EUA 4-cylinder 750cc mota Compete em Isle of Man TT Corrida de motas Civic Híbrido (dual gasolina/ eléctrico) Gerador portátil 1a mota: 98cc, 2-cycle Dream D Produtos de Energia: Moedores, motores marinhos, geradores, bombas, serras Civic GS (gás natural) 405cc Motor Acura Car division N360 mini carro Sistema de geração para casas Motor 4 tempos A 50cc Supercub 1000cc Goldwing touring mota Honda Civic Entra na Indy USA Entra na Fórmula 1 1o produto: Model A clip-on engine for bicycles Honda FCX Com baterias 2 2
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Recursos e Capacidades
Dilema da Kodak Recursos e Capacidades Negócios Filme-películas Câmaras Imagem química Química orgânica Tecnologia de polímeros Optomechtronics Marcas fortes Distribuição Global Química fina Farmacêuticos Diagnósticos 1980 1990 DESINVESTIR: Eastman Chemical, Sterling Winthrop, Diagnostics Necessidades de criar capacidade de imagem digital Produtos de Imagem Digital (e.g. câmaras, cartões de memória…)
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Recursos e Capacidades da VW
Importância Relativa Força da VW R1. Finanças 6 4 R2. Tecnologia 7 5 R3. Planta e Equipamentos 8 R4. Localização R5. Distribuição Importância Relativa Força da VW C1. Desenvolvimento de Produto 9 4 C2. Compra 7 5 C3. Engenharia C4. Produção 8 C5. Gestão Financeira 6 3 C6. I&D C7. Marketing & vendas C8. Relações com o governo RECURSOS CAPACIDADES
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Reconhecendo os Recursos e Capacidades da VW
10 Forças chave Força Desnecessária C3 R3 C8 C4 C2 Força Relativa R2 R5 5 R1 C1 R4 C6 C7 C5 Zona de irrelevância Fraquezas chave 1 1 5 10 Importância Estratégica 9
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Capacidades: Alguns Exemplos
“As capacidades materializam-se naquilo que a organização produz e resultam do trabalho conjunto de vários grupos de recursos” (António, 2003) I & D Velocidade de distribuição Negociação Flexibilidade e velocidade de resposta Resposta às tendências de mercado Gestão da marca Gestão da relação com o cliente
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Abordagens para o Desenvolvimento de Capacidades
Aquisição e desenvolvimento de recursos latentes, especialmente humanos. --Externos (contratação) --Internos através desenvolvimento de habilidades individuais Aquisição / acesso a capacidades externas através da aquisição ou aliança Investimento de Greenfield de capacidades em unidades separadas Mudar a gestão para transformar valores e comportamentos Sequenciação de produtos Gestão do conhecimento
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Classificação das Competências
A Identificar os Recursos e Capacidades da Organização Classificação das Competências Análise da cadeia de valor
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