A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 3 Regiões Nordeste e Centro-Oeste

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 3 Regiões Nordeste e Centro-Oeste"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 3 Regiões Nordeste e Centro-Oeste

2 Localização – Região Nordeste

3 Estados da Região Nordeste

4 Imagens- Região Nordeste
Zona rural/Juazeiro, BA Praia de Pajuçara/Maceió, AL Falésias na Praia de Morro Branco/Beberibe, CE Sertão de Pernambuco

5 Localização- Região Centro-Oeste

6 Estados- Região Centro- Oeste

7 Capítulo 1- AS PAISAGENS

8 Região Nordeste Início da colonização do Brasil - região nordeste
Foi no litoral nordestino que os primeiros portugueses chegaram há mais de 500 anos e fundaram os primeiros povoados.

9 Região Nordeste É uma região marcada por muitos contrastes nos aspectos naturais, humanos e econômicos.

10 Região Nordeste O interior é pouco populoso , pouco povoado e bem menos desenvolvido economicamente que o litoral, enquanto o litoral concentra boa parte da população e grandes e importantes centros urbanos e industriais.

11 Possui cerca de 47,7 milhões de habitantes .
Região Nordeste Possui cerca de 47,7 milhões de habitantes .

12 Sub-regiões – Região Nordeste
1- Zona da Mata- úmida, é o litoral, a porção mais povoada e industrializada do Nordeste. 2- Agreste- é a área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão. 3-Sertão- é a maior, é quente, seca e pouco povoada. 4-Meio-norte- é a área de transição entre o Sertão e a Amazônia.

13 Região Centro-Oeste Na época colonização o acesso à região centro-oeste era muito difícil e inviabilizava o povoamento e a prática de atividades econômicas. Os primeiros colonizadores optaram por praticar a pecuária no Cerrado, com grande disponibilidade de água e relevo plano.

14 Brasília- Distrito Federal
Região Centro-Oeste Foi na segunda metade do século 20, com a fundação de Brasília e a abertura de rodovias, que a região centro-oeste começou a ter crescimento econômico e populacional. Brasília- Distrito Federal

15 Região Centro-Oeste A pecuária continua sendo praticada na região centro-oeste, sendo uma das principais atividades econômicas.

16 Região Centro-Oeste A cidade de Brasília foi criada em 1960,especialmente para ser a capital. Sua construção atraiu milhares de trabalhadores, incluindo nordestinos, que migraram para o centro-oeste em busca de emprego. A transferência da capital, que antes era o Rio de Janeiro para Brasília foi muito importante porque contribui para a integração de goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ao restante do país, proporcionando o crescimento da população e novas estradas.

17 Região Centro-Oeste Atualmente, com cerca de 14 milhões de habitantes, ainda o centro-oeste não é muito populoso. Mas, de acordo com o último Censo, é uma das regiões que mais tem crescido economicamente e em aumento da população.

18 Região Centro-Oeste Além de importante área de fronteiras agrícolas, a região abriga a capital do país e o Pantanal, uma das maiores reservas de vida animal e vegetal do planeta.

19 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste
Sub-regiões da região nordeste: Zona da mata Faixa que estende-se desde o litoral do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Era coberta pela Mata Atlântica, que foi devastada para dar lugar ao plantio de cana-de-açúcar. O clima é tropical, quente e úmido, com chuvas do inverno. No relevo, predominam as planícies.

20 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste
Sub-regiões da região nordeste Agreste Por ser uma área de transição entre a Zona da Mata e o sertão, apresenta trechos úmidos no litoral (áreas de floresta tropical) e mais secos no interior (áreas de caatinga). O relevo é formado por planaltos com a altitude mais elevada como o planalto de Borborema. É uma região muito aproveitada para agricultura e pecuária desde a colonização.

21 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste
Sub-regiões da região nordeste Sertão: O clima é semiárido, o mais seco do Brasil, com 2 a 3 meses de chuva por ano. A vegetação é a caatinga, com plantas adaptadas à falta de água como os cactos.

22 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste
Sub-regiões da região nordeste Meio-Norte: área de transição entre o sertão e a Floresta Amazônica, que abrange o estado do Maranhão e parte do Piauí. O clima é chuvoso nas proximidades da Amazônia, mas seco perto do sertão. Por isso, apresenta uma vegetação bastante variada: caatinga no Piauí, cerrado, mata dos cocais e floresta Amazônica no Maranhão.

23 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste

24 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste
No climograma, as barras azuis representam a quantidade de chuva e a linha verde, representa a temperatura.

25 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste

26 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste
Rios temporários: por causa do clima seco, muitos rios que correm no Sertão secam completamente no período de estiagem (sem chuva).

27 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste
Rios perenes: são aqueles que nunca secam. Rio São Francisco Rio Parnaíba, PI Rio Paraguaçu, BA

28 Aspectos físicos ou naturais- Região Nordeste
O Rio São Francisco atravessa os estados de Minas Gerais (onde nasce), Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e deságua no Oceano Atlântico. É de grande importância para o nordeste e apresenta trechos navegáveis utilizados para o transporte de mercadorias, e trechos de relevo acidentado, aproveitados para a construção de hidrelétricas.

29 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
Grande parte da região centro-oeste é recoberta pelo cerrado, vegetação formada por árvores baixas com casca grossa, caule e galhos retorcidos e muito capim.

30 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
No seu relevo, destacam-se as chapadas, tipo de planalto que tem o topo aplainado, como se fosse uma mesa. São a Chapada dos Guimarães e a Chapada dos Veadeiros. Chapada dos Guimarães Chapada dos Veadeiros

31 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
Relevo da região centro-oeste

32 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
Na região centro-oeste, estão bacia hidrográficas muito importantes: Bacia do Rio Paraguai Bacia do Rio Paraná Bacia do Rio Tocantins Bacia do Rio Araguaia Bacia do Rio Amazonas

33 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste

34 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
O clima da região centro-oeste é bem definido, na maior parte do território é tropical, com temperaturas altas, com invernos seco e verão chuvoso. Nos períodos de estiagem, que variam de 2 a 5 meses, é comum acontecerem queimadas naturais na vegetação. No norte de Mato Grosso do Sul, predomina o clima equatorial, onde se encontram trechos da Floresta Amazônica bastante destruídos devido ao cultivo de soja e a pecuária. No sul do Mato Grosso do Sul, onde passa o Trópico de Capricórnio, as temperaturas tendem a diminuir no invernos, podendo ocorrer geadas.

35 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
O trópico de Capricórnio passa pelo extremo sul do Mato Grosso do Sul.

36 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
Verde- Equatorial Bege- Tropical Vermelho- Subtropical

37 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
No climograma, as barras azuis representam a quantidade de chuva e a linha verde representa a temperatura.

38 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
O pantanal se estende por terras do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de abranger terra da Bolívia e do Paraguai. A vegetação do Pantanal apresenta cerrado, floresta tropical, campos e diversas espécies aquáticas .A diversidade de plantas e de animais é muito grande.

39 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
O Pantanal é marcado por duas estações: uma chuvosa, que caracteriza o período das cheias e uma seca, no inverno. Anualmente, durante as cheias dos rios, a planície é inundada e a maior parte do Pantanal fica alagada.

40 Aspectos físicos ou naturais- Região Centro-Oeste
As principais atividades econômicas do Pantanal são a criação de gado e a pesca. Também vem crescendo o turismo ecológico.

41 Região Centro-Oeste- Pantanal

42 As modificações nas paisagens
CAPÍTULO 2 As modificações nas paisagens

43 POPULAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS NO NORDESTE
A ocupação da região nordeste é a mais antiga do Brasil porque os primeiros colonizadores se fixaram no litoral do nordeste para facilitar a exploração do território e o escoamento de produtos. A maioria da população nordestina é parda, resultado de séculos de miscigenação entre brancos, negros e indígenas.

44 POPULAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS NO NORDESTE
As regiões em vermelho são as mais populosas, seguindo as regiões em laranja, amarelo escuro e amarelo claro, que são as regiões menos populosas. As áreas de maior densidade demográfica estão próximas ao litoral.

45 POPULAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS NO NORDESTE
A economia do Brasil começou a se desenvolver no nordeste com o cultivo da cana-de-açúcar. Até metade do século 18, o nordeste foi a região mais rica do Brasil.

46 POPULAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS NO NORDESTE
Atualmente, a região Nordeste é a terceira maior economia do país. Na década de 70, houve um período de crescimento: instalação de indústrias, melhorias na infraestrutura, atividades ligadas ao petróleo.

47 POPULAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS NO NORDESTE
Muitos lugares do nordeste apresentam boas condições de vento para a instalação de aerogeradores usados para geração de energia e bombeamento de água.

48 Uso de cisternas no Nordeste
A seca é um dos principais problemas do Nordeste e por isso para auxiliar a população vêm sendo desenvolvidos projetos para a construção de cisternas.

49 A Agricultura irrigada no Nordeste
O clima semi-árido do Sertão do Nordeste dificulta o cultivo durante vários meses do ano. Na áreas irrigadas, a produção agrícola tem desenvolvido bastante. Entre os municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) está o maior polo de agricultura irrigada da região, onde são cultivadas frutas como uva, melão e manga. Parte dessa produção é exportada.

50 Transposição do Rio São Francisco
A transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste ". A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio. É projeto polemico, com alguns argumentos contrários e outros favoráveis à sua realização.

51 População e atividades econômicas da região Centro-Oeste
Em 1940, o presidente Getúlio Vargas estimulou o povoamento da região centro-oeste criando municípios e construindo rodovias. Na década de 50, muitas pessoas de todas as regiões partiram para o Centro-Oeste em busca de trabalho na construção de Brasília. A população do Centro-Oeste é formada por migrantes do Sul, do Sudeste e no Nordeste.

52 População e atividades econômicas da região Centro-Oeste
As principais atividades econômicas da região Centro-Oeste estão relacionadas à agropecuária, que é favorecida pelo relevo plano da região e pelos incentivos do governo dedes Até os anos 80 a principal economia da região era a pecuária, mas hoje, o Centro-Oeste é uma grande celeiro produzindo principalmente soja e milho. Colheita de soja Criação de gado

53 População e atividades econômicas da região Centro-Oeste
São comuns na região as agroindústrias, empresas que se instalam próximo às fazendas e industrializam os produtos das atividades de agropecuária. No turismo, destacam-se o Pantanal (MG e MS), a Chapada dos Guimarães (MG) e o Parque das Emas (GO). Agroindústria Bonito

54 Problemas sociais e ambientais da Região Nordeste
De todas as regiões brasileiras, é a que apresenta o pior índice de desenvolvimento social e econômico, há muita desigualdade social, altas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida e altos índices de analfabetismo.

55 Problemas sociais e ambientais da Região Nordeste
Grande parte do Nordeste é afetada pela seca, que é a principal responsável pelos problemas sociais. Entre 1950 e 1980, muitos nordestinos foram para o Sudeste, principalmente para São Paulo, em busca de trabalho. Outros foram para o Centro-Oeste, durante a construção de Brasília ou para a Amazônia.

56 Problemas sociais e ambientais da Região Nordeste
As pessoas desempregadas são empurradas para as periferias e favelas, onde faltam serviços básicos, como educação e saúde. Apesar da melhora econômica dos últimos anos, os estados nordestinos ainda têm pessoas na pobreza.

57 Problemas sociais e ambientais da Região Nordeste
Os problemas ambientais mais comuns no Nordeste são o desmatamento e a poluição do ar e dos rios nas grandes cidades. O Rio São Francisco tem sofrido com a poluição e com a redução dos níveis das suas águas, o que prejudica a situação do abastecimento de água nas áreas de seca.

58 Problemas sociais e ambientais da Região Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste também há muita desigualdade de renda, agravada pelo processo de modernização no campo. A modernização na agropecuária contribui para o desenvolvimento econômico mas aumenta o desemprego e as desigualdades sociais.

59 Problemas sociais e ambientais da Região Centro-Oeste
Os principais problemas do Centro-Oeste são as queimadas, o desmatamento, a poluição do solo e da água por agrotóxicos e os danos ambientais do Pantanal como a mineração nas nascentes e nos rios, a caça e a pesca sem controle e o turismo. Muitos municípios não têm saneamento básico e esgotos são lançados nos rios.


Carregar ppt "Unidade 3 Regiões Nordeste e Centro-Oeste"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google