Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriel Benke Casqueira Alterado mais de 8 anos atrás
1
Preservação e Conservação de Bens Culturais I Teorias e Práticas da Conservação-Restauração Contemporâneas Conservação Preventiva e Ciência da Conservação Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito, Turismo e Museologia - UFOP
2
Teoría Contemporánea de la Restauración (2003) Salvador Muñoz Viñas La Restauración se hace para los usuarios de los objetos: aquellos para quienes esos objetos significan algo, aquellos para quienes esos objetos cumplen una función esencialmente simbólica o documental, pero quizá también de otros tipos (MUÑOZ VIÑAS, 2003, p. 176) Salvador Muñoz Viñas (1963 )
3
Restauração de objetos simbólicos / subjetividade Os conceitos de conservação; restauração; conservação preventiva e bens culturais A crítica aos conceitos clássicos X bens de interesse cultural Legitimidade da restauração está na subjetividade Negociação e sustentabilidade A ciência como instrumento de decisões subjetivas Equação: V p = (V p +V s +V h ) D p/r TEORIAS CLÁSSICAS 4 PILARES: 1)autenticidade, 2) objetividade, 3) universalidade e 4) reversibillidade
4
Legibilidade / Dano / Reversibilidade / Minimalismo Por ello, una comprensión cabal de la actividad exige el reconocimiento de que la Restauración no es una actividad neutra o transparente para el objeto; por lo contrario, siempre tiene un impacto sobre su evolución, e implica la realización de una serie de elecciones técnicas, pero también ideológicas. No existe la Restauración plenamente objetiva, pero si existiese, tampoco habría ninguna razón que la hiciese indefectiblemente mejor. Se restaura para las personas, no para los objetos; los objetivos sirven a quienes lo producen o los cuidan, y tienen los derechos que sus dueños o usuarios les conceden (MUÑOZ VIÑAS, 2003, p. 91).
5
Preservação, Conservação e Restauração no Século XXI – repercussões no Brasil A Ciência da Conservação Preservação, Conservação e Restauração no Brasil Análises Científicas,, Igreja da Ordem Terceira de N. Sra. do Carmo, Ouro Preto, MG. Cf. BRUSADIN, 2014, p. 188 a 213
6
Ciência e Arte História da Arte Técnica Delimitação do campo de atuação + análise crítica Autenticação; Conservação- restauração; Materiais e técnicas
7
Estudo de Caso: a autenticidade na conservação-restauração Objeto Autêntico Cópia Existem 2 momentos de historicidade em obras de arte: I.é o momento da criação da objeto, o da autenticidade; II.é o momento da passagem da objeto pelo tempo depois da sua criação, ou seja, é sua biografia
8
Diálogo entre a imagem técnica e imagem tradicional Imagem tradicional, Cristo da Paixão, Igreja da Ordem Terceira de N. Sra. do Carmo, Ouro Preto, MG. Cf. BRUSADIN, 2014, p. 143 Imagen técnica, foto da tela com os trabalhos de 3-D dos diferentes ângulos dos braços do Cristo e a restauração virtual completa, Cf. GONZÁLES- ALONSO MARTÍNEZ; SÁNCHES MORCILLO, 2009, p. 85
9
Questões: O que é um bem cultural e o que não é? O que possuem em comum as coisas que se restauram e o que as fazem distintas das que se reparam? A arte está no “objeto”, na prática, na ideia, ou na percepção? Existe Conservação e Restauração Científicas? Para quê e para quem restaurar?
10
BIBLIOGRAFIA : ACKROYD, Paul; VILLERS, Caroline. Os problemas do Minimalismo. In: Técnicas Inglesas de Conservação e Restauração de Pinturas de Cavalete. Thomas Caley, RMS Shepherd Associates, 11 a 15 de Julho, Pinacoteca de São Paulo. APPELBAUM, Barbara. Criteria for a treatment: reversibility. Journal of the American Institute for Conservation, JAIC 1987, Volume 26, Number 2, Article I. ASHLEY-SMITH, Jonathan. Definition of Damage. Text of a talk given in the session “When conservator and collctions meet” at the Annual Meeting of the Association of Art Historians, London, April 7-8, 1995. BRUSADIN, Lia Sipaúba Proença. O Chumbo na Arte Escultórica: a análises científicas das máscaras metálicas dos Cristos da Paixão do Carmo de Ouro Preto (MG). Patrimonium, Belo Hoizonte, V. 1, N. 2, Dezembro de 2015, ISSN 2358-0879. ___________________________. O Diálogo Entre a Imagem Técnica e a Imagem Tradicional: aplicação e critérios na preservação do patrimônio cultural. Revista Ouvirouver. ISSN 1983-1005 (artigo aprovado). FRONER, Y.A.; ROSADO, A; SOUZA, L.A. Tópicos em conservação preventiva. Belo Horizonte: LACICOR-EBA-UFMG, 2008. MUÑOZ VIÑAS, Salvador. Teoría Contemporánea de la Restauración. Madrid: Editorial Sintesis, 2003. ROSADO, Alessandra. História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira. 2011. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2011. SOUZA, Luiz Antônio Cruz. Evolução da Tecnologia de policromia nas Esculturas em Minas Gerais no Século XVIII: O interior inacabado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas do Mato Dentro, um monumento exemplar. 1996. Tese (Doutorado em Ciências – Química) - Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 1996.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.