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PublicouOrlando Bergler Castro Alterado mais de 8 anos atrás
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Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom
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1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom
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O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Desenvolvimento de um Projecto de Investimento (1). Desenvolvimento de um Projecto de Investimento (2). O Processo de Decisão de um Investimento. Metodologia de Preparação e Avaliação de um Projecto de Investimento. As Fases de um Modelo de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento.
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Luís Todo Bom O Desenvolvimento de um Projecto de Investimento (1) As Necessidades de Investimento das Empresas. – O Crescimento das Empresas – Resposta ao Mercado – O Desenvolvimento Tecnológico Porque é que se Investe (Why?) – Perspectiva de Lucros – Diversificação de riscos – Opções dos accionistas Quando é que se Investe (When?) – Ciclos Macroeconómicos – Ciclo de Vida do Produto Como é que se Investe (How?) – Enquadramento Estratégico – Adaptação ao Meio Envolvente – Oportunidade de Mercado – Avaliação da Concorrência
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Luís Todo Bom O Desenvolvimento de um Projecto de Investimento (2) Onde é que se Investe (Where?) – Conhecimento do Negócio. – Adequação dos Recursos. – Resposta à análise SWOT. Características de uma Acção de Investimento: – É necessária. – É irreversível. – Prende-se com o futuro. – Comporta um risco. – Apela a várias competências. – Integra-se num plano.
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Luís Todo Bom O Processo de Decisão de um Investimento. Investir ou Não Investir A escolha do “timing”, aceitar a decisão de “não investir ” e de “abandonar o projecto”. Investir em Que Área de Actividade Conhecimento do Negócio, taxas de crescimento, oportunidades, vantagens comparativas. Investir em Que Projecto. Dimensionamento de Recursos e Capacidades “Why”, “When”, “How”, “Where” Análise detalhada de cada um destes capítulos. Como não se deve Investir Baseado em estudos superficiais, emoções, imitação, pressão de fornecedores, facilidades de financiamento, procura conjuntural.
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Luís Todo Bom Metodologia de Preparação e Avaliação de um Projecto de Investimento Geração de Ideias ProdutoMercado Operação Organização Estudos Técnicos e de Engenharia Localização Dimensio- namento DecisãoFinanciamentoAvaliação Planeamento da Implementação
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Luís Todo Bom As Fases de um Modelo de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento A Escolha de um Projecto de Investimento. O Meio Envolvente de um Projecto de investimento. O Mercado de um Projecto de Investimento. O Marketing-Mix de um Projecto de Investimento. Os Aspectos Técnicos de um Projecto de Investimento. A Organização e Implementação de um Projecto de Investimento. A Avaliação de um Projecto de Investimento. A Decisão sobre um Projecto de Investimento. A Exploração num Projecto de Investimento. A Aprendizagem e “Feed-Back” neste Processo Integrado dos Projectos de Investimento.
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Luís Todo Bom 2ª Aula A Escolha de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom
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A Escolha de um Projecto de Investimento Imersão no Negócio Tipos de Investimentos Avaliação de Oportunidades Tipo e Fontes de Informação Metodologia para obtenção de Informação
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Luís Todo Bom A Imersão no Negócio A Escolha do Negócio – O Processo de Geração de Ideias – O Processo de Análise e Selecção de Ideias Análise do Mercado e dos Clientes Análise dos Concorrentes e Produtos Substitutos. Análise da Tecnologia de Produção e de Operações. Análise dos Fornecedores. Compreensão Global do Negócio.
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Luís Todo Bom Tipos de Investimentos Investimentos Financeiros e Reais Investimentos de Capacidade Investimentos de Produtividade Investimentos de Produtividade e Capacidade Investimentos Estratégicos Investimentos Focados ou Diversificados
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Luís Todo Bom Avaliação de Oportunidades Selecção dos Negócios a Analisar – A importância da variável tempo – custos financeiros, alterações tecnológicas, alterações de mercado... – O conhecimento dos negócios: Existente ou a adquirir Tipos de Estudos a Realizar – Estudos de Oportunidade – Estudos de Pré-viabilidade – Estudos de Viabilidade – Projectos Gerais, de Especialidade, de Execução – Rigor, tempo e custos dos Estudos e Projectos Processos de Avaliação e Selecção – Processo de “Screening” – Fase de Pré-Investimento – Fase de Investimento – Fase de Exploração
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Luís Todo Bom Tipo e Fontes de Informação Informação Qualitativa – Comerciais – Tecnológicas Informação Quantitativa – Mercados – Produtos Fontes de Informação – Públicas INE, Direcções-Gerais, Institutos Horizontais e Sectoriais, Gabinetes de Estudo e Planeamento, Fontes Europeias, OCDE, Banco de Portugal. – Privadas Bancos, Empresas de Estudos de Mercado, Clientes, Fornecedores, Concorrentes, Relatórios e Contas de Empresas, Estudos de Organizações Privadas e Sem Fins Lucrativas – Associações Empresariais Horizontais, Sectoriais.
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Luís Todo Bom Metodologia para Obtenção de Informação Fontes de Informação – Empresa – Concorrentes – Fornecedores – Clientes – Empresas de Estudos de Mercado – Internet Metodologia de Recolha de Informação – INE – Associações Empresariais – Institutos Públicos – Direcções Gerais Sectoriais – Organismos Internacionais – OCDE, U.E., B. Mundial
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