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Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.

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1 Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom

2 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom

3 O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento  Desenvolvimento de um Projecto de Investimento (1).  Desenvolvimento de um Projecto de Investimento (2).  O Processo de Decisão de um Investimento.  Metodologia de Preparação e Avaliação de um Projecto de Investimento.  As Fases de um Modelo de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento.

4 Luís Todo Bom O Desenvolvimento de um Projecto de Investimento (1)  As Necessidades de Investimento das Empresas. – O Crescimento das Empresas – Resposta ao Mercado – O Desenvolvimento Tecnológico  Porque é que se Investe (Why?) – Perspectiva de Lucros – Diversificação de riscos – Opções dos accionistas  Quando é que se Investe (When?) – Ciclos Macroeconómicos – Ciclo de Vida do Produto  Como é que se Investe (How?) – Enquadramento Estratégico – Adaptação ao Meio Envolvente – Oportunidade de Mercado – Avaliação da Concorrência

5 Luís Todo Bom O Desenvolvimento de um Projecto de Investimento (2)  Onde é que se Investe (Where?) – Conhecimento do Negócio. – Adequação dos Recursos. – Resposta à análise SWOT.  Características de uma Acção de Investimento: – É necessária. – É irreversível. – Prende-se com o futuro. – Comporta um risco. – Apela a várias competências. – Integra-se num plano.

6 Luís Todo Bom O Processo de Decisão de um Investimento.  Investir ou Não Investir A escolha do “timing”, aceitar a decisão de “não investir ” e de “abandonar o projecto”.  Investir em Que Área de Actividade Conhecimento do Negócio, taxas de crescimento, oportunidades, vantagens comparativas.  Investir em Que Projecto. Dimensionamento de Recursos e Capacidades  “Why”, “When”, “How”, “Where” Análise detalhada de cada um destes capítulos.  Como não se deve Investir Baseado em estudos superficiais, emoções, imitação, pressão de fornecedores, facilidades de financiamento, procura conjuntural.

7 Luís Todo Bom Metodologia de Preparação e Avaliação de um Projecto de Investimento Geração de Ideias ProdutoMercado Operação Organização Estudos Técnicos e de Engenharia Localização Dimensio- namento DecisãoFinanciamentoAvaliação Planeamento da Implementação

8 Luís Todo Bom As Fases de um Modelo de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento  A Escolha de um Projecto de Investimento.  O Meio Envolvente de um Projecto de investimento.  O Mercado de um Projecto de Investimento.  O Marketing-Mix de um Projecto de Investimento.  Os Aspectos Técnicos de um Projecto de Investimento.  A Organização e Implementação de um Projecto de Investimento.  A Avaliação de um Projecto de Investimento.  A Decisão sobre um Projecto de Investimento.  A Exploração num Projecto de Investimento.  A Aprendizagem e “Feed-Back” neste Processo Integrado dos Projectos de Investimento.

9 Luís Todo Bom 2ª Aula A Escolha de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom

10 A Escolha de um Projecto de Investimento  Imersão no Negócio  Tipos de Investimentos  Avaliação de Oportunidades  Tipo e Fontes de Informação  Metodologia para obtenção de Informação

11 Luís Todo Bom A Imersão no Negócio  A Escolha do Negócio – O Processo de Geração de Ideias – O Processo de Análise e Selecção de Ideias  Análise do Mercado e dos Clientes  Análise dos Concorrentes e Produtos Substitutos.  Análise da Tecnologia de Produção e de Operações.  Análise dos Fornecedores.  Compreensão Global do Negócio.

12 Luís Todo Bom Tipos de Investimentos  Investimentos Financeiros e Reais  Investimentos de Capacidade  Investimentos de Produtividade  Investimentos de Produtividade e Capacidade  Investimentos Estratégicos  Investimentos Focados ou Diversificados

13 Luís Todo Bom Avaliação de Oportunidades  Selecção dos Negócios a Analisar – A importância da variável tempo – custos financeiros, alterações tecnológicas, alterações de mercado... – O conhecimento dos negócios: Existente ou a adquirir  Tipos de Estudos a Realizar – Estudos de Oportunidade – Estudos de Pré-viabilidade – Estudos de Viabilidade – Projectos Gerais, de Especialidade, de Execução – Rigor, tempo e custos dos Estudos e Projectos  Processos de Avaliação e Selecção – Processo de “Screening” – Fase de Pré-Investimento – Fase de Investimento – Fase de Exploração

14 Luís Todo Bom Tipo e Fontes de Informação  Informação Qualitativa – Comerciais – Tecnológicas  Informação Quantitativa – Mercados – Produtos  Fontes de Informação – Públicas INE, Direcções-Gerais, Institutos Horizontais e Sectoriais, Gabinetes de Estudo e Planeamento, Fontes Europeias, OCDE, Banco de Portugal. – Privadas Bancos, Empresas de Estudos de Mercado, Clientes, Fornecedores, Concorrentes, Relatórios e Contas de Empresas, Estudos de Organizações Privadas e Sem Fins Lucrativas – Associações Empresariais Horizontais, Sectoriais.

15 Luís Todo Bom Metodologia para Obtenção de Informação  Fontes de Informação – Empresa – Concorrentes – Fornecedores – Clientes – Empresas de Estudos de Mercado – Internet  Metodologia de Recolha de Informação – INE – Associações Empresariais – Institutos Públicos – Direcções Gerais Sectoriais – Organismos Internacionais – OCDE, U.E., B. Mundial


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