A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Cerest Regional São Luís.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Cerest Regional São Luís."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Cerest Regional São Luís

2 FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA CONTEXTUALIZANDO  Cerest Regional São Luís Foi inaugurado em Junho/2007 Pactuou 10 unidades sentinelas Desenvolve capacitações e supervisões técnicas nas unidades de saúde.

3 FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA CONTEXTUALIZANDO  Dificuldades Alta rotatividade na direção e equipe operacional das unidades; Falta de apoio da direção da unidade.

4 FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA Criação das equipes de referência/sentinelas em Saúde do Trabalhador; Instituída pela portaria 069 de Abril de 2010 Gabinete/Semus; Composição: no mínimo 03 profissionais.

5 REFLEXÃO REFLEXÃO Esta é uma história sobre quatro pessoas: Todo mundo, Alguém, Qualquer um, Ninguém. Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que ALGUÉM ou mesmo TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

6 FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA OBJETIVOS  Estabelecer rotinas relacionadas à ST;  Disseminar a PNSTT dentro das unidades de saúde;  Melhorar as notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;  Garantir a promoção, vigilância, prevenção e assistência à saúde dos trabalhadores nas unidades de saúde sentinelas.

7 FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA ATRIBUIÇÕES  Função de multiplicadores;  Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de acidentes/doenças;  Identificação, investigação e notificação de casos;  Acolhimento, orientação e encaminhamento dos trabalhadores;

8 FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA OBSERVAÇÕES  Equipes – supervisão do Cerest;  Indicadas pela direção da unidade;  Perfil p/ atuar na ST;  Direção da US informa oficialmente para o Cerest;  Capacitação contínua e reunião periódica;  Planejamento de ações em conjunto e de acordo com o perfil e rotina da unidade.

9 FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA RESULTADOS  Aproximação do Cerest com as unidades;  nº de notificações;  Realização de campanhas de ST nas US;  Práticas de cuidados à saúde dos trabalhadores da unidade. ANONOTIFICAÇÕES 2009 394 2010 792 2011 930


Carregar ppt "FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Cerest Regional São Luís."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google