A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Atualização em Notificação e Investigação de Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho no Sinan, na modalidade em EAD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Atualização em Notificação e Investigação de Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho no Sinan, na modalidade em EAD."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Atualização em Notificação e Investigação de Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho no Sinan, na modalidade em EAD.

2 Introdução A Diretoria de Vigilância e Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – Divast/Cesat, com vista ao fortalecimento da descentralização das ações em Saúde do Trabalhador (ST) no Estado da Bahia, adotou como um dos eixos estratégicos a Educação Permanente em ST. Assim, esforços têm sido empreendidos para desenvolver ações educativas.

3 Considerando as portarias que padronizam os procedimentos normativos relacionados à notificação compulsória de agravos e doenças relacionados ao trabalho. Considerando as metas pactuadas pelos municípios e Estado no Pacto/ProgVS, relacionado ao indicador 40* de âmbito nacional. * Proporção de Municípios com casos de ADRT notificados no Sinan. Justificativa

4 A importância da formação de profissionais de saúde da rede SUS/Ba no tema Saúde do Trabalhador para o desenvolvimento das ações. Dar visibilidade aos agravos e doenças relacionados ao trabalho, frente à grande subnotificação que gera o desconhecimento da real situação de saúde dos trabalhadores. Justificativa

5 Breve histórico No ano de 2010 - Curso de Atualização para Implementação das Unidades Sentinela em Saúde do Trabalhador – BA, na modalidade semi- presencial. Em 2011, o conteúdo foi organizado em uma proposta de capacitação, na modalidade presencial. Curso Básico para Implementação da Notificação e Investigação de Agravos e Doenças Relacionados ao Trabalho no Sinan, cuja estratégia era a formação de multiplicadores.

6 Contudo, considerando a extensão territorial do Estado da Bahia, o número de profissionais capacitados ainda ficou aquém das necessidades.

7 Em 2012, o Curso foi redesenhado metodologicamente, para ser ofertado em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública - EESP, na modalidade de Educação à Distância (EAD), auto- instrutivo. A opção por esta modalidade se justificou face a necessidade de ampliar o acesso ao maior número de técnicos da Renast-BA/SUS, em um contexto de recursos escassos e dificuldades de viabilidade do Programa Unasus/BA. Breve histórico

8 A primeira edição do curso na modalidade EAD foi viabilizada no período de novembro de 2012 a abril de 2013, capacitando 92 profissionais. Os resultados avaliados pela equipe da Divast/Cesat foram positivos, bem como o estímulo à notificação dos ADRT no Sinan, foram decisivos para a realização da segunda edição. A segunda edição foi ofertada no período de outubro de 2013 a março de 2014, com 93 profissionais capacitados, das 150 vagas ofertadas. Breve histórico

9 Em julho de 2015 foi realizada uma oficina para revisão dos conteúdos, bem como do material didático no AVA. A terceira edição após a oficina foi acrescida de duas vídeo aulas.

10 Esta terceira edição iniciou em novembro de 2015 e tem previsão de encerrar na última semana de junho, deste ano, com 100 alunos. Breve histórico

11 Objetivo Capacitar os profissionais da Rede SUS para realizar a notificação dos ADRT no Sinan.

12 Público Alvo Profissionais de saúde dos Núcleos Regionais de Saúde Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador Equipes da Atenção Básica, Serviços Especializados e demais profissionais da Vigilância em Saúde dos 417 municípios do estado da Bahia.

13 Metodologia

14 Modalidade EAD, auto explicativo. Plataforma Moodle, em ambiente virtual de aprendizagem – AVA, construído pela EESP/BA em parceria com a Divast/Cesat. Carga horária de 120 horas, distribuídas em quatro módulos. 30h/módulo. Metodologia

15 A tipologia auto explicativa refere-se à ausência de tutoria, estando o aluno motivado a um processo de ensino aprendizagem autodidata. Foi disponibilizado no AVA o “Fórum de Notícias” e o "Espaço de Dúvidas e Comentários”, enquanto ferramentas interativas. Metodologia

16 O curso está organizado em estrutura modular, composto por quatro módulos. O Módulo 1 - Introdutório em Saúde do Trabalhador e o Sinan. O Módulo 2 - Protocolo de Notificação e Investigação de Acidente de Trabalho Grave e/ou com Óbito; O Módulo 3 - Protocolo de Notificação e Investigação de Intoxicação Exógena/Agrotóxicos O Módulo 4 - Protocolo de Notificação e Investigação de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico

17 Duas videoaulas : ▫ Sinan ▫ Roda de Conversa - Casos Clínicos

18 As vídeos aulas foram viabilizadas pelo Instituto Anísio Teixeira, da Secretaria Estadual de Educação, que tem o programa de Ensino Mediado por Tecnologia - Emitec/IAT/SEC, com toda a infraestrutura de um estúdio de gravação para disponibilizar os vídeos em qualidade para o EAD nesta 3ª edição do curso.

19 Avaliação A avaliação do discente consta de quatro provas objetivas, de múltipla escolha, uma por módulo, aplicada ao final de cada um, com gabarito comentado. O valor mínimo é a nota 7 para a aprovação, sendo que a aprovação do Módulo 1 é pré-requisito para fazer os outros módulos.

20 No total das três edições foram cerca de 255 profissionais de saúde da rede SUS, distribuídos nas unidades de Atenção Básica, Hospitais, Cerest e Núcleos Regionais de Saúde de 130 municípios baianos. Resultados alcançados e esperados

21 A Divast/Cesat vem atuando junto aos municípios, através da pactuação de indicadores de Saúde do Trabalhador inseridos no Pacto/ProgVS, na ampliação da rede para notificação e investigação dos agravos e doenças relacionados ao trabalho e em capacitações para aplicação de protocolos dos agravos e doenças relacionados ao trabalho. Conforme a tabela 1, observa-se um aumento gradativo, na notificação dos ADRT no SINAN, o que demonstra um resultado positivo.

22 Tabela 01 - Número de Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho Notificados no SINAN, Bahia, 2010 a 2015. Agravos de ST201020112012201320142015 Acidente Trabalho c/Exposição a Material Biológico 126418081837222025042531 Acidente de Trabalho Grave113313751667224625322933 Câncer Relacionado ao Trabalho131341 Dermatoses Ocupacionais263621182027 LER DORT958871872802749719 PAIR121511 1516 Pneumoconiose131015769 Transtorno Mental336352414765 Intoxicações Exógenas Ocupacionais 119362182222359357 Total355945434658557062366658 Fonte: SINAN_Net-Sistema de Informações de Agravos de Notificação. Dados fornecidos pela Diretoria de Informações em Saúde (DIS- SESAB).

23 Conclusão As três edições deste Curso revelam um grande esforço da Divast/Cesat, em desenvolver processos formativos com baixo custo e de boa qualidade com o objetivo de capacitar maior número de profissionais em Saúde do Trabalhador na Rede SUS.

24 Conclusão O fato de ser auto instrutivo, sem tutoria constitui em um desafio, que vem sendo amenizado com o acompanhamento de técnicos de referência da Divast/Cesat, na função de apoiadores de aprendizagem, além da inclusão de videoaulas no AVA e a realização de um momento presencial previsto para a quarta edição.

25 Vale destacar que este curso vem sendo mantido, mediante a parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública – EESP, que tem assumido a gestão do sistema, que permite a realização do curso na plataforma Moodle, além das diversas ações como seleção, inscrição, monitoramento e certificação dos alunos.

26 No entanto, o estado da Bahia, devido a sua dimensão e face à extrema heterogeneidade das regiões, não só dos problemas de saúde e dos recursos disponíveis, mas também do perfil profissional das equipes municipais dos sistemas de saúde e seu acesso às tecnologias disponíveis, requer investimentos logísticos e tecnológicos específicos. Conclusão

27 Apesar destes desafios, este curso possibilita um maior alcance de formação de profissionais que apresentam dificuldade de acesso aos pólos de formação no nível central e pode ter contribuído com o aumento das notificações de ADRT no Sinan, bem como o cumprimento do indicador 40. Além de ser uma alternativa de qualificação para todos os 417 municípios que participam do Pacto/ProgVS. Conclusão

28 Perspectivas A quarta edição deste curso começará em setembro com um momento presencial de acolhimento, interação, conhecimento da proposta do curso visando cada vez mais torna-lo interativo e motivador.

29 Obrigada! Divast.sesab@saude.ba.gov.br Tel : 71 – 3103 2209


Carregar ppt "Curso de Atualização em Notificação e Investigação de Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho no Sinan, na modalidade em EAD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google