Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuel Barreto Coelho Alterado mais de 8 anos atrás
1
Avaliação de projectos de desenvolvimento Trabalho prático Avaliação de um projecto de desenvolvimento Trabalho de construção colectiva (debate em torno da grelha de análise, definição da metodologia); Projecto estruturado em duas partes: avaliação qualitativa e quantitativa (económica) Importante definir momento da avaliação
2
1. Coerência do projecto com mandato e princípios da organização O mandato e os princípios da organização são claros e comunicados interna e externamente; O quadro político e jurídico da crise foi analisado; O posicionamento do actor institucional face à crise está definido; O riscos de instrumentalização do projecto foram identificados e, se possível, reduzidos.
3
2. O respeito do projecto pelas populações A equipa foi sensibilizada para a necessidade de formas de comunicação adaptadas e comportamentos respeitosos em relação às populações locais; As populações são informadas, consultadas e directamente implicadas no projecto; O conteúdo dos programas é sensível às características culturais, sociais e religiosas das populações; A criação de expectativas e/ou falsas esperanças na populações são evitadas ou atenuadas.
4
3. A flexibilidade do projecto A evolução do contexto do projecto é antecipada e monitorizada (antecipação) A adaptação do projecto à evolução do contexto é possível (adaptabilidade)
5
4. Qualidade da inserção do projecto no ambiente local O actores implicados e as suas acções estão identificados; O projecto está coordenado com outras acções; As oportunidades de cooperação com outros actores são exploradas e utilizadas;
6
5. Os recursos e competências necessárias do actor Os recursos necessários e mobilizáveis são estimados correctamente; As competências das pessoas e equipas implicadas no projecto são adequadas; A alocação do tempo para as diferentes fases do projecto é adequada; O projecto é compatível com os recursos realmente mobilizáveis/disponíveis;
7
6. O actor tem as competências de gestão necessárias? As linhas de responsabilidade para a tomada de decisão estão definidas; O sistema de recolha de informação e tratamento de informação está adaptada à condução do projecto; A gestão administrativa, financeira e logística do projecto é eficaz e transparente; O riscos que ameaçam os bens materiais são identificados, tidos em conta e monitorisados; Os riscos que ameaçam as equipas estão identificados, tidos em conta e monitorizados.
8
7. O actor utiliza os recursos de forma eficiente? A estratégia utilizada permite um impacto positivo; A cobertura das necessidades é a melhor possível; Os recursos disponíveis são mobilizados e utilizados de forma racional.
9
8. O actor retira lições tiradas da experiência O actor documenta o projecto. O actor retira lições da experiência O actor utiliza as lições retiradas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.