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O Papel dos Meios de Comunicação Social

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Apresentação em tema: "O Papel dos Meios de Comunicação Social"— Transcrição da apresentação:

1 O Papel dos Meios de Comunicação Social
Locais e Regionais: Desafios Actuais e Futuros Lisboa, 9 de Abril 2013

2 A Informação de Proximidade: Rádios e Jornais – Diagnóstico e Soluções
Respondendo ao que nos é solicitado e no que respeita às Rádios, vou fazer o Diagnóstico da situação, analisando:  Factores de ordem externa – Oportunidades e Ameaças  Factores de ordem interna – Forças e Fraquezas e depois, apresentarei as Soluções:  De ordem externa, da responsabilidade da Administração Pública do Estado  De ordem interna – da responsabilidade dos próprios operadores

3 RÁDIOS: Diagnóstico da Situação
Factores de ordem externa Oportunidades: Proximidade – Identificação; apetência; aceitação (a nossa rádio) Meio privilegiado de comunicação para o desenvolvimento regional (utilidade pública) Acesso a novos meios – diversificação (p. ex. internet) Disponibilidade de colaboração graciosa (p. ex. animadores; cronistas; comentadores; etc.) Proximidade para marcas globais (permite a segmentação territorial)

4 RÁDIOS: Diagnóstico da Situação
Factores de ordem externa Ameaças: Proximidade – Tendência para a vulgarização ou cansaço (santos de casa não fazem milagres); Tendência para desvalorizar (comercialmente, não acreditam) Afastamento dos grandes centros de decisão Não reconhecimento do serviço publico prestado Vulnerabilidade a pressões (ex.: políticas; económicas) Concorrência (outras rádios, novos meios, jornais e iniciativas locais) Auditório potencial reduzido e mercado de proximidade reduzido e com poucos recursos Anunciantes com baixos orçamentos publicitários Escassez de RH qualificados Excesso de exigências de ordem legal e regulamentar (receitas de uma cafetaria/exigências de uma média empresa industrial) Grave crise económica (retracção do mercado; cobranças)

5 RÁDIOS: Diagnóstico da Situação
Factores de ordem externa Forças: Conhecimento do auditório e do meio envolvente (proximidade) Implantação no local (proximidade dos acontecimentos locais) Facilidade de acesso às fontes de informação locais Conhecimento do mercado Conhecimento pessoal dos anunciantes e das suas necessidades (contacto directo) Boa capacidade de adaptabilidade às necessidades comunicacionais dos anunciantes Fraquezas: Dificuldade de acesso às fontes de informação, nacionais e internacionais Escassez de meios e de recursos de produção Desconhecimento da audiência real (falta de instrumento de medida) Dificuldade de acesso a “grandes anunciantes” e agências de publicidade

6 RÁDIOS: Soluções De ordem externa – Administração Pública do Estado
Garantia de liberdade de programação e informação Reconhecimento da Rádio como actividade cultural de interesse público Discriminação positiva (p. ex. Código do Trabalho; Código da Publicidade; Código do Direito de Autor e Conexos) Simplificação administrativa e de regulação Redução de taxas (p. ex. de regulação) e coimas (semelhante à Lei da Rádio) Cumprimento das quotas de publicidade obrigatória e reconhecimento da rádio de proximidade como meio privilegiado de comunicação (p. ex. tempos de antena; publicidade de iniciativas partidárias) Direccionar o sistema de incentivos para apoios indirectos (p. ex. serviço de agência noticiosa; infra-estruturas de multimédia e comunicações com gestão e uso comum; direitos de autor; estudos de mercado e audiência; formação profissional) Criação de um incentivo específico para apoiar a produção própria de conteúdos informativos e culturais (podendo ser financiado pela contribuição para o audiovisual) Criação de programa especial de apoio ao emprego, para jovens e reciclando outros desempregados Não aumentar a concorrência com a abertura de concursos para atribuição de mais licenças

7 RÁDIOS: Soluções De ordem interna – Próprios operadores
Produção de conteúdos exclusivos adaptados ao auditório Destaque de acontecimentos locais e dos protagonistas locais Conteúdos especializados para determinados nichos Tratamento da informação global na perspectiva local Recurso a serviço de agência e a outras fontes de informação Colaboração com outros meios (cooperação estratégica) Constante renovação do produto radiofónico e diferenciação, perante a concorrência Privilegiar a polivalência dos colaboradores RH – Aprendizagem em contesto de trabalho Aproveitamento de colaboração graciosa (por vezes: mais dedicação e menos profissionalismo) Proposta de produtos comerciais personalizados Procurar a fidelização dos clientes com bons planos de publicidade Criação de novos circuitos de distribuição (cooperação estratégica)

8 Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR
José Faustino Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR


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