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BNCC: desafios para educação integral Katia Stocco Smole

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Apresentação em tema: "BNCC: desafios para educação integral Katia Stocco Smole"— Transcrição da apresentação:

1 BNCC: desafios para educação integral Katia Stocco Smole katia@mathema.com.br

2 A necessidade de criação de uma Base Nacional Comum aparece na nossa Constituição Federal, de 1988, no Art. 210. Anos depois, ela também é prescrita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), em seu artigo 26. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. De onde vem a ideia de uma BNCC?

3 No Plano Nacional de Educação: Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb. Estratégia 7.1: estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local. Quem concordou com isso?

4 A BNCC será o currículo?

5 BNCC para quais segmentos? Educação infantil Anos iniciais do Fundamental Anos finais do Fundamental Ensino médio ficará para depois (?)

6 Estamos na 2ª versão preliminar Ela ainda será revista Passará pelo CNE Voltará ao MEC A versão final deverá sair em 2017 Somente então passará a interferir nos nossos processos Estado da arte

7 Um descritivo de saberes necessários para cada ano e segmento da Educação Básica Currículo local = BNCC + Saberes Locais Saberes essenciais para o desenvolvimento e a educação integral das crianças e jovens brasileiros O que contém a BNCC?

8 Mas ainda necessitamos.... lembrar que não fazemos uma Base para o momento atual expectativas mais altas ajustes na progressão olhar mais cuidadoso para os anos finais do fundamental Um profundo olhar para o desenvolvimento integral

9 BNCC e Educação Integral Um passo a se dar

10 … e ao mesmo tempo, atender demandas emergentes do séc 21 Temos que enfrentar desafios que vem sendo carregados ao longo dos anos… 10 Elevar a qualidade do ensino Aumentar índices de aprendizagem e conclusão dos estudos Investir na formação dos professores Apresentar soluções que atendam a diversas realidades e arranjos curriculares … Preparar o jovem como cidadão para um mundo globalizado, em rápida transicao Preparar o jovem para o mundo do trabalho Auxiliar o jovem a trilhar seu próprio caminho Dialogar com os interesses dos jovens do séc 21 … … e ao mesmo tempo, atender demandas emergentes do séc 21 Temos que enfrentar desafios que vem sendo carregados ao longo dos anos… A educação do séc. 21 pede, mais do que nunca, um olhar mais denso sobre a juventude

11 A educação para o século 21, requer uma visão de educação integral, que não se restrinja ao tempo integral Requer um conceito balizador para todos os modelos de escola, incluindo as de tempo parcial Educação Integral Educação de tempo integral A educação para o séc. 21 pede um duplo esforço : Superar os déficits de aprendizagem que fazem com que os alunos desistam ou concluam os estudos sem os conhecimentos necessários 1 Desenvolver competências para realizar seus projetos de vida, dar continuidade aos estudos, ingressar e ascender no mundo trabalho, conviver e contribuir com seu entorno social 2 A educação para o séc. 21 pede uma educação integral

12 12 Fonte: Relatório coordenado por Jacques Delors “Educação, um Tesouro a Descobrir” (UNESCO, 1996); Instituto Ayrton Senna 4 PILARES DA EDUCAÇÃO COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO DO JOVEM BNCC SER CONHECER FAZER CONVIVER COMPETÊNCIAS COGNITIVAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS Aprender a SEU PROJETO DE VIDA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA MUNDO DO TRABALHO CONVÍVIO Formando para oDesenvolvendoPor meio de currículo que DÊ SENTIDO À APRENDIZAGEM DIALOGUE COM OS INTERESSES JUVENIS PERMITA A PERSONALIZAÇÃO DESENVOLVA COMPETÊNCIAS Conceituação da educação integral está associada aos 4 pilares da Educação contemplados pela UNESCO

13 13 Por que uma matriz de competências para nortear a BNCC? Estabelece um objetivo comum entre as equipes da secretaria e equipes escolares Contribui para um currículo organizado por competências Prioriza as competências que possuem maior impacto na aprendizagem e vida futura Cria caminhos intencionais para que a aprendizagem escolar de fato ultrapasse a sala de aula e tenha impacto na vida Favorece o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras que trabalhem de forma intencional e efetiva as competências priorizadas Um importante passo em direção à educação integral é a definição de uma matriz de competências para a BNCC

14 Ressignificação do propósito Ressignificação curricular Ressignificação das metodologias Ressignificação da avaliação Ressignificação da escola 14 Educação integral, voltado para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais BNCC, que inove na forma de ensinar e introduz novos componentes que apoiam na articulação dos conhecimentos e competências Uso de metodologias integradoras e novas estrategias de envolvimento do aluno que favorecem o aprendizado Voltado para a gestão de resultados, que se apoia nos instrumentos de avaliação para diagnóstico do aprendizado e ações de melhoria no ensino Escola que prepara alunos para vida sua pessoal, cidadã e profissional Contemplar que educação passa por um processo de ressignificação

15 15 O jovem é visto e muitas vezes tratado como um problema Visto como pouco comprometidos e pouco preocupados com seu futuro No contexto escolar, é muitas vezes visto como a fonte do fracasso Temos o desafio de ver, sentir, pensar no jovem a partir de seu potencial Jovens têm alto potencial criativo Têm energia disponível e voltada a “encarar desafios” Valorizam e respeitam a diversidade Podem gerar transformações positivas nos seus contextos A escola precisa ser parceira do jovem em seu aprendizado de fazer escolhas... deve oferecer oportunidades para que ele transforme seu potencial em competências

16 REFERÊNCIAS http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ http://movimentopelabase.org.br/

17 Obrigada Katia Stocco Smole katia@mathema.com.br


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