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PublicouArtur Santana Faria Alterado mais de 8 anos atrás
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PLANEJAMENTO DE AUDITORIA
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA Passos na Aceitação de um Processo de Auditoria: Avaliação da Integridade da Administração Identificação de circunstâncias especiais e riscos incomuns (empresas em dificuldades financeiras ou descontinuidade) Avaliação de competência para realizar a auditoria Avaliação de Independência Decisão de Aceitar ou recusar o contrato Preparação da carta de contratação
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA O planejamento, normalmente, é elaborado pelo gerente responsável pelo trabalho e submetido à aprovação do sócio responsável. Quando a auditoria é realizada pela primeira vez, o planejamento tem como base as informações que foram levantadas pelo sócio e pelo gerente quando da elaboração da proposta de auditoria. No caso de clientes recorrentes, o planejamento tem como base os trabalhos desenvolvidos em anos anteriores.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA Um serviço de auditoria compreende: 1. a preparação de um plano de auditoria, 2. o desenvolvimento de um programa de auditoria, 3. a compilação de uma revisão de horas de trabalho, 4. a seleção dos auditores, 5. a distribuição dos serviços entre eles.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA Qual trabalho deve ser feito? Qual a ordem que deverá ser observada na execução do trabalho? Qual a necessidade de pessoal para cada fase do trabalho? Qual o tempo estimado para a execução do trabalho?
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA 1.Elaboração do Cronograma de Trabalho 2.Elaboração do Orçamento de Horas 3. Elaboração do Orçamento de Moedas 4. Elaboração da Carta Proposta.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA OBJETIVOS Os objetivos do planejamento de auditoria podem ser atingidos de modo mais eficiente quando este planejamento é feito por escrito e quando a emissão desses objetivos resulta na elaboração de programas de auditoria, ou seja, quando as idéias ou decisões relativas ao que fazer, como e por que fazer são convertidas em procedimentos de auditoria evidenciados por escrito na forma de programas.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA RESPONSABILIDADE PELO PLANEJAMENTO – Geralmente, o planejamento é elaborado pelo gerente do trabalho com a participação e aprovação do sócio encarregado. – As grandes firmas de auditoria dão grande importância ao planejamento, definindo roteiros, formulários e padrões para sua elaboração.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA Considerações gerais sobre a empresa auditada: – As seguintes questões devem ser estudadas: – Que tipo de modelo de gestão é adotado pela empresa? – Qual sua estrutura organizacional? – Que tipo de sistema de informações contábeis e gerenciais é adotado? – Há um planejamento estratégico das operações? – Há um orçamento empresarial integrado? – Os sistemas operacionais, administrativos e de controle interno estão documentados em manuais? – A que tipo de regulamentação a empresa está sujeita?
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA Determinação do risco de auditoria – Na fase de planejamento, deve ser levado e, consideração o risco de ser emitido um relatório errado ou incompleto. Esse risco pode ser classificado em : Risco inerente: – É a percepção da possibilidade de ocorrência de erros ou irregularidades relevantes mesmo antes de se conhecer e avaliar a eficácia do sistema de controles da empresa. Por exemplo, se uma empresa concentra suas operações com entidades governamentais, o risco para sua atividade e para a realização de seus ativos pode ser considerado alto.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA – Risco de controle: É o risco de não haver um bom sistema de controles internos que previna ou detecte em tempo hábil erros ou irregularidades relevantes. – Risco de detecção: Como nosso exame é efetuado em base de testes, é o risco de não serem descobertos eventuais erros ou irregularidades relevantes.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA Atualização das informações básicas: – As seguintes informações devem ser obtidas e analisadas: Natureza das atividades e ambiente interno e externo à empresa; Sistemas contábeis e procedimentos de controle; Mudanças nos sistemas operacionais e de controle; Fatos relevantes relativos à operação; Assuntos financeiros da empresa; Estrutura organizacional.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ELABORAÇÃO Preparar um programa de auditoria exige, pelo menos, a definição de quatro fases: 1.Que características ou circunstâncias devem ser levadas em conta; 2. Como apreender essas características e circunstâncias; 3. A ocasião; e 4. Por quem deve ser feita.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA DE ÍNTERIM É a primeira visita do auditor, com vista à aplicação de seu programa de auditoria. Tem início após a conclusão de todas as providências referentes ao encerramento do balanço do exercício anterior. Deve ocorrer entre os meses de maio e agosto.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA DE ÍNTERIM OBJETIVO: testar e avaliar o sistema de controles internos, com base para determinação da extensão, profundidade e oportunidade dos procedimentos de auditoria subseqüentes. Executam ações para: Detectar problemas potenciais o mais cedo possível; Evitar acúmulo de tarefas em outras visitas.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA DE ÍNTERIM Durante a visita de ínterim, o auditor executa os seguintes procedimentos: 1.Teste e avaliação do sistema de controles internos; 2.Teste de transações – receitas, despesas, compras, custo de vendas; 3.Teste da folha de pagamento; 4.Teste de adesão à legislação fiscal; 5.Teste das conciliações bancárias;
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA DE ÍNTERIM 6.Resumo das atas das assembléias de acionistas, de reuniões do conselho de administração, da diretoria e do conselho fiscal, contendo assuntos que possam afetar as demonstrações contábeis; e 7. Atualização da pasta permanente.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA PRELIMINAR É a segunda visita de auditoria, também conhecida como visita de pré-balanço, pois se concretiza em data próxima ao encerramento do exercício.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA PRELIMINAR OBJETIVO: preparar os papéis de trabalho para o exame dos saldos finais que deverão figurar nas demonstrações contábeis do exercício e, permitir ao auditor discutir com o pessoal do cliente certos aspectos polêmicos ou assuntos controversos envolvendo a aplicação de princípios fundamentais de contabilidade, bem como estabelecer o nível de cooperação com que o auditor espera contar na realização de certas tarefas.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA PRELIMINAR Durante a visita preliminar o auditor executa: Preparação dos papéis de trabalho referente aos saldos finais de balanço; Circularização de contas ativas, passivas; Acompanhamento dos inventários, com vista no encerramento do exercício; Teste de conciliações bancárias; Discussão, com o pessoal do cliente, sobre questões polêmicas ou controversas que possam ter algum efeito sobre o parecer; Solicitação de análise de contas com vista nos testes substantivos.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA FINAL Essa é a derradeira visita de auditoria. Tem início tão logo estejam concluídas as demonstrações contábeis, e seu principal objetivo é concluir os trabalhos de auditoria. Recomenda-se que ela se inicie em data próxima ao encerramento do balanço, a fim de minimizar o risco potencial da ocorrência de eventos subseqüentes não detectados.
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PLANEJAMENTO DA AUDITORIA ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA VISITA FINAL Basicamente, o auditor realiza os seguintes procedimentos de auditoria na VISITA FINAL: 1.Reconciliação bancária para o último mês do exercício; 2. Conciliação das respostas às circularizações; 3. Testes nos resultados dos inventários; 4. Testes substantivos dos saldos finais do balanço; 5. Discussão preliminar do Relatório de Auditoria e do Parecer a ser emitido; 6.Emissão do Parecer de Auditoria.
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