A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Auditoria II.  Determinar se as contas a receber representam direitos efetivos contra os devedores envolvidos;  Determinar se foram utilizados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Auditoria II.  Determinar se as contas a receber representam direitos efetivos contra os devedores envolvidos;  Determinar se foram utilizados."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Auditoria II

2  Determinar se as contas a receber representam direitos efetivos contra os devedores envolvidos;  Determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade geralmente aceitos;  Verificar se as contas a receber contabilizados estão livres de restrições de uso;  Verificar se as contas a receber estão corretamente descritas e classificadas nas demonstrações contábeis e as divulgações cabíveis foram feitas em notas explicativas.

3 Tem a finalidade de determinar qual a confiabilidade do auditor no controle interno, para que esse possa determina quais o procedimentos a serem utilizados, o momento propício de sua realização, e em qual extensão.  segregação de funções entre a custódia das contas a receber e a contabilização;  conciliação periódica entre custódia e a contabilidade;  análise do esforço para seu recebimento das contas atrasadas;  utilização de recebimento por via bancária  Circularização periódica de clientes com a revisão de suas respostas e reclamações

4  Circularização de clientes  Teste das liquidações subsequentes  Teste de vencimento das duplicatas  Razoabilidade da provisão para créditos de liquidação duvidosa  Teste das duplicatas descontadas

5 Uma vez definido o programa de auditoria durante a execução do trabalho, o auditor deve estar alerta para evitar possíveis trabalhos desnecessários ou deixar de realizar trabalhos não programados, porém importantes. Caso isto venha a ocorrer, o programa deverá ser modificado para atender a eventuais trabalhos não programados.

6  Contábeis · Vendas falsas ou vendas transferidas de exercício social, para não encerrar o exercício social com prejuízo ou lucro; · Cancelamentos e/ou abatimentos sem autorização da administração sobre vendas podem estar encobrindo apropriações indébitas de cobrança · Forjar recebimentos de contas a receber verdadeiras, para pagar despesas ou obrigações · Desfalques no caixa, despesas não comprovadas ou despesas ilegais poderão ser contabilizadas em contas a receber em nome de clientes fictícios;

7 Uma vez determinada a utilização do procedimento de confirmação para as contas a receber, deve-se levar em consideração:  Data base de confirmação;  Amplitude do teste de confirmação; e  Tipo de confirmação a ser empregado.

8  Nesse caso, o auditor, ao determinar que as contas a receber são direitos efetivos contra os devedores e são reais, precisa certificar-se de que, embora estas se constituam direitos efetivos contra os devedores, será realmente recebidas.  Usualmente, as companhias utilizam-se da prática fiscal da constituição de uma provisão para perdas, por meio de utilização de um percentual fixo calculado sobre as contas a receber, sem se importar quanto á suficiência dessa provisão.

9  Abrir arquivo no excel..


Carregar ppt "Trabalho de Auditoria II.  Determinar se as contas a receber representam direitos efetivos contra os devedores envolvidos;  Determinar se foram utilizados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google