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Comunicação Felipe Pinheiros Marcos Klemz Natália Barcelos Rodrigo da Cruz.

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Apresentação em tema: "Comunicação Felipe Pinheiros Marcos Klemz Natália Barcelos Rodrigo da Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Felipe Pinheiros Marcos Klemz Natália Barcelos Rodrigo da Cruz

2 Comunicação A boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo A comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão de mensagem

3 Comunicação

4 Funções da Comunicação Controle Motivação Expressão emocional Informação

5 O Processo de Comunicação Modelo de comunicação FONTECODIFICAÇÃO CANALDECODIFICAÇÃORECEPTOR mensagem feedback

6 Modelo de Comunicação Fonte: Inicia a mensagem pela codificação de um pensamento Fatores que afetam: Habilidade Atitudes Conhecimento Sistema socioculturais

7 Modelo de Comunicação Mensagem: É o produto físico codificado pelo emissor Fatores que afetam: Código ou grupo de símbolos que utilizamos para transmitir o significado Pelo conteúdo da mensagem em si Pelas decisões que tomamos na seleção e no arranjo entre código e conteúdo

8 Modelo de Comunicação Canal: É a mídia pela qual a mensagem viaja Tipos: Formal Informal

9 Modelo de Comunicação Decodificação: É a tradução dos símbolos Fatores que afetam: Habilidade Atitudes Conhecimento Sistema socioculturais

10 Modelo de Comunicação Feedback: Faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, como originalmente pretendida. Ele determina se a comunicação foi ou não obtida

11 Barreiras para a Comunicação Eficaz Filtragem: Refere-se a manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja de maneira mais favorável pelo receptor Percepção Seletiva: O receptor no processo de comunicação vê e escuta com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características

12 Barreiras para a Comunicação Eficaz Sobrecarga de Informação: resulta em perda de informações e comunicação menos eficaz Defesa: quando a pessoa se sente ameaçada, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade de entendimento mútuo

13 Medo da Comunicação Estimam-se entre 5% e 20% da população sofre com essa debilidade de medo da comunicação ou ansiedade Estudos indicam que as pessoas que temem a comunicação oral procuram evitar as situações em que ela é necessária

14 Fundamentos da Comunicação Direção da Comunicação Redes Formais vs Redes Informais Comunicação não verbal

15 Direção da Comunicação Vertical 1.Descendente: Ocorre dentro de uma organização dos níveis do níveis mais altos para os mais baixos; 2.Ascendente: É a que se dirige aos escalões mais altos do grupo ou da organização.

16 Direção da Comunicação Lateral: Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível

17 Redes Formais vs Redes Informais Redes Formais: são tipicamente verticais, seguem a cadeia de autoridade e são limitadas à comunicação relacionada com o trabalho

18 Redes Formais vs Redes Informais Redes Informais: também conhecida por “rede de rumores”. Principais características: 1.Não é controlada pela empresa 2.É vista pelos funcionários como mais confiável que os comunicados formais vindos da organização 3.Largamente utilizada para servir aos interesses próprios daqueles que fazem parte dela

19 Comunicação Não-Verbal São mensagens enviadas através dos movimentos do corpo, das entonações ou ênfases que colocamos nas palavras, das expressões faciais e da distância física entre o emissor e o receptor.

20 Comunicação Não-Verbal Ou seja, a paralinüística descreve os aspectos não-verbais da comunicação, que englobam o tom da voz, o ritmo da fala, as pontuações e as outras características que vão além das palavras faladas.

21 Escolha do Canal de Comunicações Por que as pessoas escolhem esse ou aquele canal de comunicação? Porque os canais diferem em relação à sua capacidade de transmitir informações

22 Riqueza do Canal Quantia de informação transmitida durante um episódio de comunicação Características de canais ricos: Tratar com diferentes sinais ao mesmo tempo Facilitar um rápido feedback Ser muito pessoais

23 Hierarquia da Riqueza dos Canais Canais de baixa riquezaCanais de alta riqueza

24 Mensagens rotineiras e não-rotineiras As primeiras costumam ser diretas e apresentar um mínimo de ambigüidade. As últimas tendem a ser mais complicadas e podem levar a erro de entendimento.

25 Barreiras da comunicação efetiva Barreiras de Comunicação entre Homens e Mulheres Politicamente Correto Comunicação Multicultural Comunicação Eletrônica

26 Barreiras da Comunicação entre Homens e Mulheres Homens usam a conversa para: Enfatizar status, poder e independencia Reclamam que as mulheres falam demais sobre seus problemas Oferecem soluções Se vangloriam de seus feitos Mulheres usam a conversa para: Estabelecer conecção e intimidade Criticar os homens por não ouvirem o que elas dizem Falar de seus problemas para promover a proximidade Expressam arrependimentos e restabelecem a harmonia da conversa

27 Politicamente Correto

28 Qual palavra você usa para descrever um colega preso a uma cadeira de rodas? Quais termos você usa para dirigir-se a uma cliente do sexo feminino? Como você se comunica com um novo cliente muito diferente de você?

29 Politicamente Correto Devemos ter a consciência clara de que algumas palavras podem ofender certas pessoas Removido: aleijado, cego e velho Substituído por: deficiente físico, deficiente visual e idoso

30 Politicamente Correto Removendo certas palavras do vocabulário torna a comunicação mais complicada Removido: morte, lixo, cotas, and mulheres Substituido por: resultado negativo para o paciente, material de sobra pós-consumo, eqüidade educacional e pessoas do sexo feminino.

31 Contexto Cultural Alto Contexto Utilizam amplamente os indícios não-verbais e sinais situacionais sutis na sua comunicação Aquilo que não é dito Baixo Contexto Contam com as palavras para transmitir mensagem Linguagem corporal e status social são secundários

32 Alto x Baixo Alto contexto exige maior confiança entre os interlocutores No Baixo contexto os acordos são feitos por escritos, com escolha precisa dos termos e conformidade com os aspectos legais; Comunicação direta

33 ALTO CONTEXTO BAIXO CONTEXTO China Coréia Japão Vietnã Arábia Grécia Espanha Itália Inglaterra Estados Unidos Países Escandinavos Suíça Alemanha

34 Contexto Cultural Evitar erros de interpretação, de percepção e de avaliação

35 Um Guia Cultural 1. Assuma que há diferenças até que a similaridade seja comprovada Pessoas de outras nações são diferentes de nós Assumir que elas são diferentes, não o contrário

36 Um Guia Cultural 2. Procure se ater ao discurso em termos descritivos, em vez da interpretação ou da avaliação Interpretação ou avaliação do que dizer tem mais a ver com a cultura e histórico do observador Adiar julgamento até avaliar as diferentes perspectivas

37 Um Guia Cultural 3. Busque a empatia Quais seus valores, experiências e quadros de referência? O que você sabe sobre sua educação, sua criação e sua história de vida que possa ajudá-lo nessa compreensão?

38 Um Guia Cultural 4. Trate suas interpretações como uma hipótese de trabalho Não se convença, tente de várias interpretações como uma hipótese que precisa de mais testes para ser comprovada.

39 Comunicação Eletrônica Há 15 a 20 anos não teve avanços tecnológicos que alteraram a forma de comunicação organizacional Com as novas tecnologias, vem remodelando a forma de comunicação Disponibilidade não é mais fixa, sim móvel Fronteiras organizacionais menos relevantes

40 Comunicação Eletrônica Carta Telegrama Entrega rápida Telefone Fax E-mail

41 Mostrando as emoções via e-mail : ) Sorriso Sorriso Irônico : ( Carranca ;) Piscada :-[ Expressão realmente triste :-e Desapontamento :-@ Grito :-O Berro :-D Choque ou Surpresa :’( Choro

42 Melhorar a Habilidade de Comunicação 1.Use múltiplos canais Aumenta a probabilidade de clareza Estimula diversos sentidos do receptor Vídeo: Imagem e Som Facilidades diferentes em relação a absorção das informações

43 Melhorar a Habilidade de Comunicação 2. Adapte a mensagem ao público Pessoas Diferentes = Mensagens Diferentes.

44 Melhorar a Habilidade de Comunicação 3. Procure ter empatia com os outros Na comunicação verbal, ter empatia com os ouvintes; Observar sobre outra perspectiva.

45 Melhorar a Habilidade de Comunicação 4. Lembre-se do valor da comunicação face a face quando enfrentar mudanças O canal deve ser melhor escolhido para transmissão de mensagens que possam ser vistas como ambíguas ou que impliquem em mudanças significativas.

46 Melhorar a Habilidade de Comunicação 5. Pratique a escuta ativa Faça contato visual Mostre expressões faciais adequadas e meneios de cabeça afirmativos Evite ações ou gestos de distração Faça perguntas Use paráfrases Evite interromper a pessoa que fala Não fale ao mesmo tempo

47 Melhorar a Habilidade de Comunicação 6. Tenha coerência entre suas palavras e suas ações Mensagem ≠ Ação = Perda de foco e confusão

48 Melhorar a Habilidade de Comunicação 7. Utilize a rede de rumores Identificar temas que os funcionários buscam, consideram importante e podem ser causas de ansiedade Através de um feedback

49 Melhorar a Habilidade de Comunicação 8. Utilize feedback Enfoque comportamentos específicos Mantenha a postura impessoal Escolher o momento certo Quando o feedback é negativo, assegurar que o comportamento em questão é controlável pelo receptor

50 Resumo e Implicações Distorções, ambigüidades e as inconsistências aumentam a incerteza e tem impacto negativo na satisfação Uso dos canais verticais, horizontais e informais aumentam o fluxo de comunicação Produtividade x Comunicação Teoria da Expectativa

51 RESUMO E IMPLICAÇÕES Distorções, ambiguidades e as inconsistências aumentam a incerteza e tem impacto negativo na satisfação; Uso dos canais verticais, horizontais e informais aumentam o fluxo de comunicação; Produtividade x Comunicação; Teoria da Expectativa.


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