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PublicouKléber Coradelli Lemos Alterado mais de 7 anos atrás
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Comunicação Felipe Pinheiros Marcos Klemz Natália Barcelos Rodrigo da Cruz
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Comunicação A boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo A comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão de mensagem
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Comunicação
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Funções da Comunicação Controle Motivação Expressão emocional Informação
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O Processo de Comunicação Modelo de comunicação FONTECODIFICAÇÃO CANALDECODIFICAÇÃORECEPTOR mensagem feedback
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Modelo de Comunicação Fonte: Inicia a mensagem pela codificação de um pensamento Fatores que afetam: Habilidade Atitudes Conhecimento Sistema socioculturais
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Modelo de Comunicação Mensagem: É o produto físico codificado pelo emissor Fatores que afetam: Código ou grupo de símbolos que utilizamos para transmitir o significado Pelo conteúdo da mensagem em si Pelas decisões que tomamos na seleção e no arranjo entre código e conteúdo
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Modelo de Comunicação Canal: É a mídia pela qual a mensagem viaja Tipos: Formal Informal
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Modelo de Comunicação Decodificação: É a tradução dos símbolos Fatores que afetam: Habilidade Atitudes Conhecimento Sistema socioculturais
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Modelo de Comunicação Feedback: Faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, como originalmente pretendida. Ele determina se a comunicação foi ou não obtida
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Barreiras para a Comunicação Eficaz Filtragem: Refere-se a manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja de maneira mais favorável pelo receptor Percepção Seletiva: O receptor no processo de comunicação vê e escuta com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características
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Barreiras para a Comunicação Eficaz Sobrecarga de Informação: resulta em perda de informações e comunicação menos eficaz Defesa: quando a pessoa se sente ameaçada, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade de entendimento mútuo
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Medo da Comunicação Estimam-se entre 5% e 20% da população sofre com essa debilidade de medo da comunicação ou ansiedade Estudos indicam que as pessoas que temem a comunicação oral procuram evitar as situações em que ela é necessária
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Fundamentos da Comunicação Direção da Comunicação Redes Formais vs Redes Informais Comunicação não verbal
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Direção da Comunicação Vertical 1.Descendente: Ocorre dentro de uma organização dos níveis do níveis mais altos para os mais baixos; 2.Ascendente: É a que se dirige aos escalões mais altos do grupo ou da organização.
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Direção da Comunicação Lateral: Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível
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Redes Formais vs Redes Informais Redes Formais: são tipicamente verticais, seguem a cadeia de autoridade e são limitadas à comunicação relacionada com o trabalho
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Redes Formais vs Redes Informais Redes Informais: também conhecida por “rede de rumores”. Principais características: 1.Não é controlada pela empresa 2.É vista pelos funcionários como mais confiável que os comunicados formais vindos da organização 3.Largamente utilizada para servir aos interesses próprios daqueles que fazem parte dela
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Comunicação Não-Verbal São mensagens enviadas através dos movimentos do corpo, das entonações ou ênfases que colocamos nas palavras, das expressões faciais e da distância física entre o emissor e o receptor.
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Comunicação Não-Verbal Ou seja, a paralinüística descreve os aspectos não-verbais da comunicação, que englobam o tom da voz, o ritmo da fala, as pontuações e as outras características que vão além das palavras faladas.
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Escolha do Canal de Comunicações Por que as pessoas escolhem esse ou aquele canal de comunicação? Porque os canais diferem em relação à sua capacidade de transmitir informações
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Riqueza do Canal Quantia de informação transmitida durante um episódio de comunicação Características de canais ricos: Tratar com diferentes sinais ao mesmo tempo Facilitar um rápido feedback Ser muito pessoais
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Hierarquia da Riqueza dos Canais Canais de baixa riquezaCanais de alta riqueza
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Mensagens rotineiras e não-rotineiras As primeiras costumam ser diretas e apresentar um mínimo de ambigüidade. As últimas tendem a ser mais complicadas e podem levar a erro de entendimento.
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Barreiras da comunicação efetiva Barreiras de Comunicação entre Homens e Mulheres Politicamente Correto Comunicação Multicultural Comunicação Eletrônica
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Barreiras da Comunicação entre Homens e Mulheres Homens usam a conversa para: Enfatizar status, poder e independencia Reclamam que as mulheres falam demais sobre seus problemas Oferecem soluções Se vangloriam de seus feitos Mulheres usam a conversa para: Estabelecer conecção e intimidade Criticar os homens por não ouvirem o que elas dizem Falar de seus problemas para promover a proximidade Expressam arrependimentos e restabelecem a harmonia da conversa
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Politicamente Correto
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Qual palavra você usa para descrever um colega preso a uma cadeira de rodas? Quais termos você usa para dirigir-se a uma cliente do sexo feminino? Como você se comunica com um novo cliente muito diferente de você?
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Politicamente Correto Devemos ter a consciência clara de que algumas palavras podem ofender certas pessoas Removido: aleijado, cego e velho Substituído por: deficiente físico, deficiente visual e idoso
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Politicamente Correto Removendo certas palavras do vocabulário torna a comunicação mais complicada Removido: morte, lixo, cotas, and mulheres Substituido por: resultado negativo para o paciente, material de sobra pós-consumo, eqüidade educacional e pessoas do sexo feminino.
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Contexto Cultural Alto Contexto Utilizam amplamente os indícios não-verbais e sinais situacionais sutis na sua comunicação Aquilo que não é dito Baixo Contexto Contam com as palavras para transmitir mensagem Linguagem corporal e status social são secundários
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Alto x Baixo Alto contexto exige maior confiança entre os interlocutores No Baixo contexto os acordos são feitos por escritos, com escolha precisa dos termos e conformidade com os aspectos legais; Comunicação direta
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ALTO CONTEXTO BAIXO CONTEXTO China Coréia Japão Vietnã Arábia Grécia Espanha Itália Inglaterra Estados Unidos Países Escandinavos Suíça Alemanha
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Contexto Cultural Evitar erros de interpretação, de percepção e de avaliação
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Um Guia Cultural 1. Assuma que há diferenças até que a similaridade seja comprovada Pessoas de outras nações são diferentes de nós Assumir que elas são diferentes, não o contrário
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Um Guia Cultural 2. Procure se ater ao discurso em termos descritivos, em vez da interpretação ou da avaliação Interpretação ou avaliação do que dizer tem mais a ver com a cultura e histórico do observador Adiar julgamento até avaliar as diferentes perspectivas
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Um Guia Cultural 3. Busque a empatia Quais seus valores, experiências e quadros de referência? O que você sabe sobre sua educação, sua criação e sua história de vida que possa ajudá-lo nessa compreensão?
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Um Guia Cultural 4. Trate suas interpretações como uma hipótese de trabalho Não se convença, tente de várias interpretações como uma hipótese que precisa de mais testes para ser comprovada.
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Comunicação Eletrônica Há 15 a 20 anos não teve avanços tecnológicos que alteraram a forma de comunicação organizacional Com as novas tecnologias, vem remodelando a forma de comunicação Disponibilidade não é mais fixa, sim móvel Fronteiras organizacionais menos relevantes
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Comunicação Eletrônica Carta Telegrama Entrega rápida Telefone Fax E-mail
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Mostrando as emoções via e-mail : ) Sorriso Sorriso Irônico : ( Carranca ;) Piscada :-[ Expressão realmente triste :-e Desapontamento :-@ Grito :-O Berro :-D Choque ou Surpresa :’( Choro
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Melhorar a Habilidade de Comunicação 1.Use múltiplos canais Aumenta a probabilidade de clareza Estimula diversos sentidos do receptor Vídeo: Imagem e Som Facilidades diferentes em relação a absorção das informações
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Melhorar a Habilidade de Comunicação 2. Adapte a mensagem ao público Pessoas Diferentes = Mensagens Diferentes.
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Melhorar a Habilidade de Comunicação 3. Procure ter empatia com os outros Na comunicação verbal, ter empatia com os ouvintes; Observar sobre outra perspectiva.
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Melhorar a Habilidade de Comunicação 4. Lembre-se do valor da comunicação face a face quando enfrentar mudanças O canal deve ser melhor escolhido para transmissão de mensagens que possam ser vistas como ambíguas ou que impliquem em mudanças significativas.
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Melhorar a Habilidade de Comunicação 5. Pratique a escuta ativa Faça contato visual Mostre expressões faciais adequadas e meneios de cabeça afirmativos Evite ações ou gestos de distração Faça perguntas Use paráfrases Evite interromper a pessoa que fala Não fale ao mesmo tempo
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Melhorar a Habilidade de Comunicação 6. Tenha coerência entre suas palavras e suas ações Mensagem ≠ Ação = Perda de foco e confusão
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Melhorar a Habilidade de Comunicação 7. Utilize a rede de rumores Identificar temas que os funcionários buscam, consideram importante e podem ser causas de ansiedade Através de um feedback
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Melhorar a Habilidade de Comunicação 8. Utilize feedback Enfoque comportamentos específicos Mantenha a postura impessoal Escolher o momento certo Quando o feedback é negativo, assegurar que o comportamento em questão é controlável pelo receptor
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Resumo e Implicações Distorções, ambigüidades e as inconsistências aumentam a incerteza e tem impacto negativo na satisfação Uso dos canais verticais, horizontais e informais aumentam o fluxo de comunicação Produtividade x Comunicação Teoria da Expectativa
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RESUMO E IMPLICAÇÕES Distorções, ambiguidades e as inconsistências aumentam a incerteza e tem impacto negativo na satisfação; Uso dos canais verticais, horizontais e informais aumentam o fluxo de comunicação; Produtividade x Comunicação; Teoria da Expectativa.
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