A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química Orgânica II Prof. Alonso Goes.  Se enquadram em 4 categorias: ◦ Substituição, Adição, Eliminação, ou rearranjo.  SUBSTITUIÇÃO: ◦ reações características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química Orgânica II Prof. Alonso Goes.  Se enquadram em 4 categorias: ◦ Substituição, Adição, Eliminação, ou rearranjo.  SUBSTITUIÇÃO: ◦ reações características."— Transcrição da apresentação:

1 Química Orgânica II Prof. Alonso Goes

2  Se enquadram em 4 categorias: ◦ Substituição, Adição, Eliminação, ou rearranjo.  SUBSTITUIÇÃO: ◦ reações características de compostos saturados, tais como alcanos, haletos de alquila e compostos aromáticos (mesmo eles sendo insaturados).

3  ADIÇÃO: ◦ Características de compostos com ligações múltiplas. ◦ Todas as partes dos reagentes adicionados aparecem no produto.

4  ELIMINAÇÃO: ◦ É o oposto da adição. ◦ Em uma eliminação uma molécula perde os elementos de outra molécula pequena. ◦ Fornecem um método para a preparação de compostos com ligações duplas e triplas.

5  REARRANJO: ◦ Uma molécula sofre uma reorganização de suas partes constituintes.

6  As reações de compostos orgânicos sempre envolvem a formação e a quebra de ligações covalentes.  Pode quebrar de duas maneiras diferentes.

7  Pode quebrar de tal forma que um fragmento retira ambos os elétrons da ligação, deixando o outro fragmento com um orbital vazio.  produz fragmentos carregados ou íons e é denominada reação iônica;  No geral, requer que a ligação seja polarizada. Apresentam diferentes eletronegatividades.

8  A ligação se quebra e cada fragmento retira um dos elétrons da ligação;  Produz fragmentos com elétrons desemparelhados chamados de radicais.

9  Muitas das reações que ocorrem na química orgânica são reações do tipo ácido–base;  Ou envolvem uma reação ácido–base em alguma etapa.  Usam-se setas curvas para representar os mecanismos das reações.

10  Envolvem a transferência de prótons.  Um ácido de Brønsted–Lowry é uma substância que pode doar (ou perder) um próton;  Uma base de Brønsted–Lowry é uma substância que pode receber (ou remover) um próton.

11  Ácidos são receptores de pares de elétrons.  Bases são doadores de pares de elétrons.

12

13  íon com uma carga positiva no átomo de carbono – carbocátion;  íon com um átomo de carbono carregado negativamente - carbânion

14  Reagem rapidamente com bases de Lewis — moléculas ou íons que podem doar o par de elétrons que eles precisam para atingir um octeto estável de elétrons.

15  Uma vez que os carbocátions são reagentes que procuram elétrons – eletrófilos;  Todos os ácidos de Lewis são eletrófilos;

16  Os átomos de carbono que são deficientes em elétrons devido à polaridade da ligação, mas que não são carbocátions, podem ser eletrófilos também.

17  Os carbânions são bases de Lewis.  Procuram um próton ou algum outro centro positivo para o qual eles possam doar seu par de elétrons e, dessa maneira, neutralizar a sua carga negativa.

18  Mostram a direção do fluxo de elétrons em um mecanismo de reação.  Dirigem-se da fonte de um par de elétrons para o átomo que recebe esse par. (Setas curvas também podem mostrar o movimento de um único elétron;  Sempre mostram o fluxo de elétrons de uma região de elevada densidade eletrônica para uma região de baixa densidade eletrônica.

19

20


Carregar ppt "Química Orgânica II Prof. Alonso Goes.  Se enquadram em 4 categorias: ◦ Substituição, Adição, Eliminação, ou rearranjo.  SUBSTITUIÇÃO: ◦ reações características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google