Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Vitória Oliveira Pacheco Alterado mais de 8 anos atrás
1
Teorias e abordagens da Administração Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke
2
Teorias e abordagens da Administração Era pré-moderna: Atividades organizadas e gerentes existem desde a Antiguidade
3
Teorias e abordagens da Administração Adam Smith: A riqueza das nações (1776) Contribuições da divisão do trabalho Consequências atuais: Hiperespecialização
4
Teorias e abordagens da Administração Revolução Industrial (Início no séc. XVIII): Substituição da energia humana pela energia da máquina; Necessidade de habilidades gerenciais.
5
Teorias e abordagens da Administração Contribuições clássicas: Uso de racionalidade na busca pela eficiência das organizações Bases teóricas para uma disciplina de administração
6
Teorias e abordagens da Administração Contribuições clássicas 1) Administração Científica: uso de método científico para definir a melhor maneira de realizar um trabalho Frederick Taylor: Os princípios da administração científica (1911) – Nascimento da teoria moderna de administração. Padrão para a administração moderna, obteve melhorias de 200% na produtividade em certos casos. Maior influência no setor fabril americano – vantagem comparativa dos EUA.
7
“Poucas figuras na história intelectual tiveram maior impacto que Taylor – e poucas foram tão obstinadamente mal compreendidas ou citadas erroneamente com tanta frequência”. (Peter Drucker)
8
Teorias e abordagens da Administração Contribuições clássicas 2) Administração Geral: Teorias gerais da administração a partir da perspectiva da organização como um todo. Henry Fayol: Conhecimento empírico 14 princípios da administração Max Weber: Teoria de estruturas de autoridade, Burocracia
9
Teorias e abordagens da Administração Abordagem Humanística (neoclássica) Considera os fatores que influenciam e explicam o comportamento humano no trabalho. Fato humano – sucesso da organização. Pioneiros: Robert Owen (reduzir sofrimento dos trabalhadores); Hugo Münsterberg (psicologia industrial); Mary Parker Follett (administração participativa e equipes); Chester Barnard (examinar ambiente externo)
10
Teorias e abordagens da Administração Abordagem Humanística (neoclássica) Estudos de Hawthorne: Usina da Western Eletric (1924 e 1932) Elton Mayo Comportamento / sentimento; Dinheiro é fator menor que os padrões e sentimentos do grupo ou a segurança na determinação da produção.
11
Teorias e abordagens da Administração Abordagem Humanística (neoclássica) Movimento das Relações Humanas: Satisfação – trabalhador satisfeito é trabalhador produtivo Dale Carnegie Abraham Maslow (cinco categorias de necessidades) necessidades)
12
Teorias e abordagens da Administração Abordagem Humanística (neoclássica) Contribuições da ciência comportamental e das abordagens quantitativas
13
Teorias e abordagens da Administração Abordagens contemporâneas: 1)Abordagem sistêmica: Entidades como um conjunto de partes inter- relacionadas e interdependentes dispostas de maneira a produzir uma totalidade unificada. Organizações não são auto-suficientes: importância de públicos externos como governo, acionistas, fornecedores, clientela e comunidade. Sistemas abertos ou fechados.
14
Teorias e abordagens da Administração Abordagens contemporâneas: 2) Abordagem Contingencial: As práticas gerenciais precisam ser modificadas para dar conta dos fatores situacionais. Questiona os princípios universais de administração. Variações: tamanho da organização, nível de rotina no trabalho, grau de incerteza no ambiente da organização, grau de diferenças individuais, níveis individuais de habilidade, tolerância, autonomia...
15
Teorias e abordagens da Administração Abordagens contemporâneas: 3) Abordagem cultural: Reconhecimento de que as organizações possuem culturas. Cultura organizacional: Sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-as das demais.
16
Teorias e abordagens da Administração Desde as primeiras teorias da administração, o que acontece na sociedade da época influencia profundamente aquilo que os teóricos estão escrevendo e o foco que os gerentes adotam na prática.
17
Teorias e abordagens da Administração Abordagem clássica: desejo de progresso, espírito desenvolvimentista do século XIX e início do XX. Abordagem humanística: Grande Depressão de 1929, “new deal” de Franklin Roosevelt: humanizar o trabalho. As abordagens quantitativas (censos, surveys, estatísticas) surgiram após a II guerra mundial com o intuito de ampliar o conhecimento científico.
18
Teorias e abordagens da Administração Abordagem dos sistemas abertos: Anos 60 e 70, movimentos pacifistas contra a guerra do Vietnã. Crítica às empresas despreocupadas com o que acontecia ao seu redor. Abordagem cultural: Sucesso obtido pelo Japão após a Segunda Guerra. Exemplos: Honda, Sony.
19
Questões para reflexão: Qual, ou quais, destas abordagens são utilizadas nas organizações onde vocês atuam? Há características do mundo atual,e especialmente das organizações atuais, que estas abordagens já não dão mais conta? Quais?
20
Teorias e abordagens da Administração Bibliografia: ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. SP: Saraiva, 2002. DRUCKER, Peter. Sociedade pós- capitalista. SP: Pioneira, 1999.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.