A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE 6.1 Análise dos dados: Consistência dos dados Dados  Informação Tomada de decisão Ações seguras Gasto x investimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE 6.1 Análise dos dados: Consistência dos dados Dados  Informação Tomada de decisão Ações seguras Gasto x investimento."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE 6.1 Análise dos dados: Consistência dos dados Dados  Informação Tomada de decisão Ações seguras Gasto x investimento Caso para análise PARTE 6 - ANÁLISE DOS RESULTADOS

2 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE ANÁLISE DOS RESULTADOS Após verificação da consistência dos dados, isto é, a observação meticulosa sobre a coerência dos dados processados com a realidade, deve-se iniciar a análise dos resultados. Esta pode basear-se tanto em experiência do analista para análises mais gerais, como nos processos estatisticamente mais científicos e mais elaborados, nos casos em que a pesquisa assim o exigir. A análise simples consiste na interpretação direta das tabelas e gráficos e suas respectivas freqüências, as quais possibilitam um diagnóstico descritivo. Também cabe ao analista relacionar os dados apurados com fatores externos que possam elucidar situações, inclusive, mais abrangentes das que foram propostas na pesquisa. Assim, as análises muitas vezes extrapolam o universo restrito dos dados, abrindo caminho para interpretações psicológicas, sociais e econômicas relacionadas aos temas pesquisados, além de gerar suposições e recomendações.

3 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE Ao analisar dados de pesquisa deve-se ter muito cuidado com conclusões precipitadas. Por exemplo, se um atributo pesquisado como “lotação do ônibus” foi avaliado com pontuação média igual a sete, não quer dizer que tal atributo tenha sido bem avaliado. Ao se analisar dados de pesquisa, nunca se deve partir de pressupostos ou senso comum. A primeira pergunta é: Quais as notas médias dos demais atributos? Se todos os demais atributos forem avaliados com média muito próxima de nove, por exemplo, é sinal de que o atributo “lotação do ônibus” merece mais cuidados na hora de implementação de ações e pode estar aí o diferencial para atrair demanda. Portanto, análises cuidadosas são sempre recomendáveis, sob pena de “forçar” uma conclusão sem uma base consistente. ANÁLISE DOS RESULTADOS

4 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE A análise é o momento da transformação do dado em informação. Sua importância reside no fato de que é dela que surgirão as hipóteses de tomadas de decisão e planos de ação. Ela é, portanto, o subsídio para se alcançar o objetivo básico da pesquisa, que é o conhecimento ou o diagnóstico do problema estudado e, em seguida, a implantação das ações de modo mais seguro, mais direcionado, com o investimento mais focado. Por isso que a pesquisa não é gasto de recursos, ao contrário, ela a maneira mais eficaz de aplicação desses recursos de modo racional Na próxima tela está ilustrada uma análise de atributos pesquisados, uma aplicação da correlação de Pierson. ANÁLISE DOS RESULTADOS

5 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE ANÁLISE DOS RESULTADOS CORRELAÇÃO DE ATRIBUTOS RESPEITO DO MOTORISTA E COBRADOR AOS IDOSOS NÚMERO DE ÔNIBUS NA LINHA SEGURANÇA EM ANDAR DE ÔNIBUS TEMPO DE ESPERA CONDIÇÕES DE ESPERA NO PONTO ALTURA DO PISO PARA EMBARCAR E DESEMBARCAR TEMPO DE ESPERA NO PONTO SEGURANÇA NOS PONTOS LOTAÇÃO DOS ÔNIBUSNÚMERO DE ÔNIBUS NA LINHA ATENDIMENTO DO MOTORISTA AOS SINAIS DE EMB./DESEMB. NÚMERO DE ÔNIBUS NA LINHA SEGURANÇA EM ANDAR DE ÔNIBUS

6 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE 6.2 Forma de apresentar a análise dos resultados: - Introdução - Objetivo - Metodologia - Principais Resultados - Conclusão RELATÓRIOS & APRESENTAÇÕES

7 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE Elaboração de Relatórios e Divulgação de Resultados Em geral, o relatório de pesquisa deve conter uma introdução, onde há um detalhamento da questão que gerou o estudo. O objetivo deve descrever quais os resultados que se pretendem apurar na pesquisa. A metodologia discorre sobre as técnicas e métodos empregados no planejamento e coleta de dados, bem como a amostra empregada para cada caso. Os resultados devem ser apresentados de forma descritiva contendo tabelas e gráficos que têm a função de evidenciar com maior clareza os dados obtidos. Por fim, uma conclusão deve descrever providências e recomendações, de acordo com os resultados obtidos, a fim de sanar possíveis desvios da questão pesquisada. RELATÓRIOS & APRESENTAÇÕES

8 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE A divulgação dos resultados deve ocorrer de forma sistemática sempre que houver uma conclusão de pesquisa que envolva interesse geral da organização. É a maneira mais eficaz de levar os resultados ao conhecimento dos colaboradores da empresa, gerando sua participação desde o debate até a implementação das ações. Essa participação é a garantia de que as ações serão implantadas de modo uniforme na empresa, independentemente da área de atuação de cada colaborador. RELATÓRIOS & APRESENTAÇÕES

9 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE Também é interessante publicar relatórios resumidos com os resultados apurados na televisão, rádio, jornais, revistas internet / intranet para que eles sejam divulgados e disponibilizados às comunidades de interesse. No caso de apresentações formais, não é necessário que o apresentador seja um especialista em oratória, porém é fundamental que conheça profundamente cada passo da pesquisa, desde seu planejamento até a análise dos dados. Além disso, uma apresentação formal deve ser o mais agradável possível, exposta de maneira clara e dinâmica, a fim de atrair ao máximo a atenção dos participantes para os problemas focados. Os argumentos devem estar alinhavados com os resultados da pesquisa de forma consistente. Assim, os envolvidos no processo terão mais força e confiança no prosseguimento da implantação das ações necessárias. RELATÓRIOS & APRESENTAÇÕES

10 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE A obtenção de resultados satisfatórios em ações implementadas por conseqüência de resultados de pesquisa dão maior legitimidade tanto à aplicação dessas ações quanto à própria ferramenta de pesquisa. A partir de experiências bem sucedidas, torna-se praticamente certa a incorporação da aplicação de pesquisas como prática de gestão incorporada à organização. RELATÓRIOS & APRESENTAÇÕES

11 PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE RELATÓRIOS & APRESENTAÇÕES Exemplo de apresentação de Resultados

12 PESQUISA CURSOS INTERATIVO DE TRANSPORTE PESQUISAS OPERACIONAIS E DE OPINIÃO APLICADAS NO TRANSPORTE COLETIVO Conclusão da Parte 6 Faça os exercícios referentes a esta parte do curso antes de passar para a próxima.


Carregar ppt "PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE 6.1 Análise dos dados: Consistência dos dados Dados  Informação Tomada de decisão Ações seguras Gasto x investimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google