A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa.  Conceito de Idoso → Cronologicamente: Indivíduo com 65 anos ou mais, nos países desenvolvidos; Indivíduo com 60 anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa.  Conceito de Idoso → Cronologicamente: Indivíduo com 65 anos ou mais, nos países desenvolvidos; Indivíduo com 60 anos."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa

2

3  Conceito de Idoso → Cronologicamente: Indivíduo com 65 anos ou mais, nos países desenvolvidos; Indivíduo com 60 anos ou mais, nos países em desenvolvimento, como o Brasil.  Senescência: Refere-se aos processos biológicos inerentes aos organismos e que são inevitavelmente progressivos.  Senilidade: Refere-se às alterações resultantes de traumas e doenças que ocorrem no ciclo vital.

4  Transição Demográfica é o termo que designa o conjunto de modificações do tamanho e estrutura etária de uma população. Caracteriza- se por uma série de eventos que resultam em baixas taxas de mortalidade e fecundidade; crescimento negativo ( redução do tamanho da população); elevada proporção de idosos.  A transição Demográfica pode ser sintetizada em 3 fases:  1ª fase – Elevada mortalidade e fecundidade;  2ª fase – Queda da mortalidade e crescimento populacional  3ª Queda da fecundidade e envelhecimento populacional

5 Transição demográfica a composição de uma população é reflexo de sua dinâmica ao longo do tempo. Este processo, refere-se aos efeitos que as mudanças nos níveis de Fecundidade (relaciona o n o de nascidos vivos em dado tempo com o n o de mulheres em idade fértil -15 a 49 anos), Natalidade (relaciona n o de nascidos vivos com população total) e Mortalidade provocam sobre o ritmo de crescimento populacional e sobre a estrutura por sexo e idade.

6  A longevidade é, sem dúvida, um triunfo! ◦ Há, no entanto, importantes diferenças entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Enquanto, nos primeiros, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida, nos outros, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização social e da área de saúde adequada para atender às novas demandas emergentes.

7  É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo.

8 TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: A população cima de 60 anos representa, atualmente, 9% da população brasileira. Representa cerca de 30 a 40% da demanda dos serviços de saúde. Em 2020 projeta-se que a população idosa representará 15% da população brasileira. Demanda dos serviços de saúde em 2020  70%????

9  Nos países industrializados, a transição demográfica foi lenta e gradual (fim do sec.XIX e início do séc. XX); Melhorias sociais e econômicas  No Brasil, o início da queda de mortalidade foi na década de 40 e da fecundidade, na década de 60; ◦ Tecnologia médica e sanitária. ◦ de 40 a 60 --> grande crescimento populacional no Brasil

10  Mortalidade ◦ Começa a declinar a partir de 1940. Declínio muito rápido. Domínio e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. Programas de vacinação em massa. Melhoria nas condições sanitárias. ◦ O declínio muito rápido dos níveis de mortalidade aliado à manutenção dos altos níveis de fecundidade causou um aumento do volume populacional. ◦ Taxa de crescimento do Brasil durante a década de 60 próxima dos 3% ao ano.  Fecundidade ◦ Permanece constante em níveis elevados até os anos 60. ◦ Queda da fecundidade - começa no final da década de 60 e início dos anos 70, acentuando-se durante a década de 80.

11 Tendência mundial Diminuição da taxa de natalidade e fecundidade Melhora indicadores de mortalidade (infantil e global) Aumento progressivo da expectativa de vida Aumento da proporção de idosos MUDANÇA NO PADRÃO DE DOENÇAS  Diminuição das doenças agudas, infecto contagiosas  Aumento das doenças crônico e degenerativas

12 Envelhecimento da população. Primeira fase, mortalidade de crianças e jovens diminui, mais pessoas passam a viver mais tempo, ampliando o contingente daqueles que vão envelhecer. Na fase seguinte, quando a natalidade diminui, o envelhecimento é acelerado, redução de crianças, aumento de adultos e idosos.  Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado.

13

14 A partir de 1960, a natalidade diminui encurtando as diferenças entre mortalidade e natalidade e diminuindo a taxa de crescimento. A partir de 1970 há uma aceleração do processo de envelhecimento populacional.

15

16

17

18

19

20 ENVELHECIMENTO NORMATIVO Primário: universal, presente em todas as pessoas, geneticamente determinado ou pré- programado. Natural. Secundário: resultante da interação entre as influências externas e o indivíduo. É variável entre indivíduos em diferentes meios (decorrente de fatores geográficos, cronológicos e culturais).

21 Idoso saudável: baixo risco de doenças e de incapacidades funcionais bom funcionamento físico e mental vida ativa Idoso frágil: Pertence a um grupo de idosos com múltiplas doenças crônicas e com importantes limitações nas AVDs. Idoso saudável x idoso frágil

22 Atividades de vida diária (AVD) Deitar/levantar da cama Pentear cabelo Vestir-se Andar no plano Ir ao banheiro em tempo Subir escadas Comer Atividades de vida prática (AVP - AIVD) Medicar-se na hora Andar perto de casa Fazer compras Preparar refeições Cortar unha dos pés Sair de condução Fazer a limpeza da casa

23

24 Capacidade funcional (CF): um novo conceito de saúde para o idoso É a habilidade de executar atividades em um padrão considerado como normal, de acordo com comportamentos socialmente construídos (NAGI, 1993) Resultante da interação multi-dimensional entre: saúde física saúde mental independência na vida diária integração social suporte familiar independência econômica Psico-social Suporte social Físico-ambiental

25 Dependência: É um estado no qual o indivíduo acredita ser dependente de outros ou de equipamentos que lhe permitam adaptação. Independência: refere-se à capacidade de realizar atividades cotidianas sem auxílio. AVDs Autonomia: refere-se à capacidade de gerir a própria vida e de tomar decisões. É a capacidade de tomar decisões, livre escolha, autogoverno.

26

27 Classificação dos idosos quanto a CF Perda de capacidade funcional em idosos: Importante marcador de institucionalização e morte. Força muscular encurtamentos musculares postura marcha equilíbrio controle motor riscos de quedas dispositivos de auxílio à marcha avaliação ambiental DiagnósticoFuncional Idosos dependentes Idosos independentes mobilidade transferências AVD e AIVD LIMITAÇÃO FUNCIONAL

28

29  Desafios de uma sociedade que envelhece!!...  Na África se diz que, quando morre um ancião, desaparece uma biblioteca.

30

31


Carregar ppt "Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa.  Conceito de Idoso → Cronologicamente: Indivíduo com 65 anos ou mais, nos países desenvolvidos; Indivíduo com 60 anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google