A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poder e Dominação Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poder e Dominação Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke."— Transcrição da apresentação:

1 Poder e Dominação Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke

2 Poder e Dominação O que é o poder? O termo poder é empregado abundantemente, numa grande variedade de acepções. Poder é fazer valer por qualquer meio a sua vontade. Pode ser exercido por dois meios: coerção: obrigar os outros, pela força ou imposição, a fazer aquilo que se deseja; influência: fazer com que os outros ajam como se fosse por vontade própria, por persuasão.

3 Poder e Dominação O que permite que alguém exerça poder? Recurso é tudo o que dá a um ou mais indivíduos esta capacidade. Tem mais poder quem tem mais recursos, ou seja, quanto maiores são os recursos de alguém, maior é a sua capacidade de fazer valer sua vontade. Há vários tipos de recursos que possibilitam o poder: econômicos (condições financeiras, bens materiais); simbólicos (imagem pessoal, cargos políticos, informação, conhecimento, posição social) subjetivos (qualidades pessoais, competências, carisma); coercitivos (poder militar, multas, censura, etc.)

4 Poder e Dominação As estratégias do poder: RECURSOS Ter Ter Querer usar Querer usar Saber usar Saber usar

5 Poder e Dominação A autoridade: Posições na sociedade são recursos; O poder pode decorrer de bases como o medo, as promessas ou o dinheiro. Mas nada é tão permanente e estável quanto a autoridade, que se caracteriza por ser um poder considerado legítimo pelos demais membros do grupo. Significa em essência que alguém tem o direito de comandar enquanto outros têm a obrigação de obedecer. Consenso da maioria da população em questão.

6 PODER Hannah Arendt e Michel Foucault: poder como relação. poder como relação. Exercício do poder (não só o poder político) muda através da história; A filosofia e a ciência legitimam os poderes (nazismo, estalinismo); Saber e poder;

7 Poder e Dominação Foucault Microfísica do poder: Se não formos capazes de mostrar que é possível mudar a nós mesmos em primeiro lugar, se não conseguirmos mudar o exercício de poder em que estamos pessoalmente envolvidos, como poderemos pretender que os outros venham a mudar nossa situação, sem que cada um de nós faça nada?

8 Poder e Dominação Crozier e Friedberg: poder nas organizações Gerenciar é um exercício de poder;Gerenciar é um exercício de poder; Estruturas de poder formais e informais;Estruturas de poder formais e informais; Poder tem dois aspectos: ofensivo e defensivo;Poder tem dois aspectos: ofensivo e defensivo;

9 Poder e Dominação Fontes de poder nas organizações: Autoridade formal; Autoridade formal; Controle dos processos de decisão; Controle dos processos de decisão; Controle dos recursos escassos; Controle dos recursos escassos; Controle da informação e do conhecimento; Controle da informação e do conhecimento; Controle de acesso aos diferentes setores; Controle de acesso aos diferentes setores; Controle de tecnologia ou habilidade técnica. Controle de tecnologia ou habilidade técnica.

10 Poder e Dominação Max Weber: poder por força, autoridade ou influência Três formas de dominação legítima: Legal-racionalTradicionalCarismática

11 Poder e Dominação Dentre as categorias mais utilizadas na obra do sociólogo Max Weber, estão os conceitos de poder e dominação, que devem ser diferenciadas: PODER: capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social. DOMINAÇÃO: probabilidade de encontrar obediência em um determinado mandato. Pode ser legítima ou ilegítima.

12 Poder e Dominação Dominação legal: Obediência: Estatuto, direitos Leis (que são obedecidas tanto pelos dominados quanto pelos dominadores) Administração: profissional, competência Estado, empresas privadas, burocracias.

13 Poder e Dominação Dominação tradicional: Obediência: ordenações e poderes há muito existentes Patriarcal (pai, chefe do grupo, rei) Senhor e súditos: fidelidade Casa e comunidade: reprodutoras Administração: “servos”, escravos,...

14 Poder e Dominação Dominação Carismática: Obediência: afeto (faculdades mágicas, revelações, heroísmo, inteligência ou oratória) Líder e “apóstolos” Ocorre enquanto carisma persistir Administração: carisma e valor pessoal Carisma: análise sem juízo de valor

15 Poder e Dominação Essas dominações não se excluem entre si. Essas dominações não se excluem entre si. O tipo de dominação pode mudar com o tempo. Max Weber = tipos ideais.

16 Dominação? Legítima: Legal LegalTradicional Carismática CarismáticaIlegítima

17 Poder e Dominação Lula:

18 Jesus e a Igreja Cristã: Jesus e a Igreja Cristã:

19 Poder e Dominação Família Real Britânica:

20 Poder e Dominação Trabalho escravo:

21 Poder e Dominação Código de trânsito / Alistamento militar

22 Poder e Dominação Assalto:

23 Chefe na empresa:

24 Poder e Dominação Bibliografia: DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. SP: atlas, 2008. LEIS, Hector. Poder - material desenvolvido pela UFSC. (mimeo). SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica. Itajaí: Ed. Univali, 2002. WEBER, Max. “Os três tipo de dominação legítima”. In: COHN, Gabriel. Weber – Grandes cientistas sociais. SP: Ática, 1991.


Carregar ppt "Poder e Dominação Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google