A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Menopausa é o nome que damos à última menstruação da mulher, evento ocasionado pela falência dos ovários, caracterizada pela interrupção da ovulação e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Menopausa é o nome que damos à última menstruação da mulher, evento ocasionado pela falência dos ovários, caracterizada pela interrupção da ovulação e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Menopausa é o nome que damos à última menstruação da mulher, evento ocasionado pela falência dos ovários, caracterizada pela interrupção da ovulação e da produção de estrogênio. É um processo inevitável, irreversível e universal para todas as mulheres. O termo menopausa é muitas vezes empregado erradamente, sendo confundido com climatério.

3

4 Neste texto abordaremos o que é a menopausa, quais são os seus principais sintomas e qual é a diferença entre menopausa e climatério.

5 A vida reprodutiva da mulher apresenta dois importantes marcos: a menarca, que é a primeira menstruação, e a menopausa, sua última menstruação. A primeira é o sinal de que a vida fértil da mulher está sendo iniciada, enquanto a segunda é o sinal de que o período fértil chegou ao seu fim.

6 A menopausa é causada pelo envelhecimento dos ovários e pela depleção dos seus folículos, que são um agregado de células que dão origem aos óvulos. As mulheres nascem com cerca de 450.000 potenciais óvulos estocados nos folículos ovarianos. Esses óvulos começam a ser eliminados pelo organismo desde antes do nascimento, um processo progressivo que se completa, em média, quando a mulher atinge os 50 anos.

7 SINTOMAS DA MENOPAUSA E DO CLIMATÉRIO Quando a época da menopausa se aproxima, os ciclos menstruais vão ficando irregulares, podendo ser maiores ou menores que o habitual. O tempo de sangramento costuma estar mais curto, mas a quantidade de sangue perdida pode ser maior. É comum passar dois ou mais meses sem menstruar, o que torna muito difícil saber antecipadamente qual será a sua última menstruação. Para se definir a data da menopausa e afirmar que a mulher entrou no climatério é preciso que ela esteja pelo menos doze meses (um ano) sem menstruar.

8 Fogachos As famosas ondas de calor da menopausa, também chamadas de fogacho, são os sintomas mais comuns do climatério. Iniciam-se quando a menopausa se aproxima e permanecem pelos primeiros anos do climatério. As ondas de calor costumam durar de um a cinco anos, mas há algumas mulheres desafortunadas mantém os fogachos até os 70 anos. Fogacho - Sintomas da menopausa Os fogachos geralmente começam com uma súbita sensação de calor no tórax e no rosto que rapidamente torna-se generalizada. A sensação de calor dura dois a quatro minutos, frequentemente associada com transpiração abundante e, ocasionalmente, palpitações.

9 Sintomas urogenitais A camada de tecido que recobre a vagina, chamada de epitélio vaginal, é muito sensível ao estrogênio. Após a menopausa, a deficiência de estrogênio leva ao afinamento deste epitélio vaginal, resultando em atrofia da vagina (também chamada de vaginite atrófica), que leva a sintomas de secura vaginal, coceira e dor durante o ato sexual. A ausência de estrogênio também causa uma diminuição do fluxo sanguíneo para a vagina e vulva. Esta diminuição causa redução da libido e da lubrificação vaginal. A falta de estrogênio também pode causar redução da elasticidade da parede vaginal, tornando a vagina mais curta e mais estreita. A uretra, canal que drena a urina da bexiga, também sofre com a baixa produção de estrogênio após a menopausa. A atrofia da uretra pode levar à incontinência urinária Infecções urinárias recorrentes também são um problema para muitas mulheres no climatério. A deficiência de estrogênio pode aumentar o pH vaginal e alterar a flora bacteriana, eliminado as bactérias naturais da vagina que protegem a mulher das infecções urinárias

10 Depressão e alterações do humor Durante a transição da fase reprodutiva para o climatério, algumas mulheres podem desenvolver alterações do humor, como tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração e desinteresse por atividades normais. Alterações do sono são comuns, podendo a mulher passar a dormir demais ou ter problemas para iniciar e/ou manter o sono

11

12 TRATAMENTO DA MENOPAUSA A menopausa não é uma doença, é um processo natural do organismo da mulher. Portanto, não é preciso tratar a menopausa em si. Quando dizemos tratamento da menopausa, estamos nos referindo ao controle dos sintomas inconvenientes da falência dos ovários e à prevenção de problemas crônicos, como a osteoporose. Entre as opções de tratamento para a menopausa, podemos citar: Reposição hormonal A reposição de estrogênio (geralmente com progesterona) continua a ser, de longe, a opção mais eficaz de tratamento para aliviar boa parte dos sintomas da menopausa, incluindo fogachos, insônia, irritação, dores articulares e perda de massa óssea.

13 Como enfrentar a menopausa A menopausa é um evento importante no climatério (fase que compreende a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo) e se trata de um marco e não uma doença ou estado psicológico. Nesta fase ocorrem muitas mudanças hormonais e emocionais na mulher, e também, alguns sintomas incômodos como o fogacho (ondas de calor), palpitação, nervosismo, distúrbios do sono, instabilidade vasomotora, cefaléia, tonturas, memória fraca e problemas digestivos. A deficiência do estrogênio também causa anomalias do ciclo menstrual, alterações osteomusculares, alterações neuropsíquicas, aumento no risco de doenças cardiovasculares e alterações teciduais. Para prevenir e enfrentar estas mudanças físicas e emocionais, segue algumas dicas importantes :

14

15

16

17

18

19


Carregar ppt "Menopausa é o nome que damos à última menstruação da mulher, evento ocasionado pela falência dos ovários, caracterizada pela interrupção da ovulação e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google