A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA
ADRIANA CARVALHO

2 Conhecendo o Plano de Ensino de Metodologia da Pesquisa
Aula 1- A pesquisa e o conhecimento Científico. Aula 2- O problema científico: a escolha do tema e a importância de sua delimitação. Aula 3 - O problema científico : realização da pesquisa bibliográfica e sua discussão. Aula 4 – O problema científico. Aula 5 – A construção do Projeto de Pesquisa I: a determinação dos objetivos e justificativa da pesquisa.

3 Conhecendo o Plano de Ensino de Metodologia da Pesquisa
Aula 6- A construção do Projeto de Pesquisa II: a construção do embasamento teórico , levantamento preliminar e metodologia. Aula 7- A redação do projeto de pesquisa I:Regras para citações. Aula 8 - A redação do projeto de pesquisa II: Regras para referências. Aula 9 – O TCC(trabalho de conclusão de curso). A ética e legitimidade do saber. Aula 10 – O TCC

4 Conhecendo o Plano de Ensino de Metodologia da Pesquisa
RAV 1- Aula de revisão para a 1ª avaliação (AV1).Conteúdos das aulas 1 a 5 RAV 2- Aula de revisão para a 2ª avaliação (AV2). Conteúdos das aulas 6 a 10 AV2 E AV3: conteúdo das dez aulas DICAS IMPORTANTES DE ESTUDO: Participe dos fóruns de discussão com o seu professor online! Veja a bibliografia disponível na apresentação da disciplina, no saiba mais e bibliografia ao final de cada aula.

5 Em que mundo vivemos Qual o seu papel

6 METODOLOGIA DA PESQUISA
Aula 1-A PESQUISA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

7 O QUE VAMOS VER HOJE? A importância e a aplicação da pesquisa
Científica. Diferentes tipos de pesquisa. Planejamento para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

8 Por que devo estudar metodologia da pesquisa ?
A vida escolar não nos ensina COMO devemos desenvolver um trabalho de pesquisa. A vida acadêmica exige, em qualquer disciplina, o cumprimento de regras vigentes para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. A formação de um profissional preparado para o mercado de trabalho exige que a Universidade incentive a PRÁTICA da pesquisa. A metodologia para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa é legado para a vida profissional e cidadã! Porque todos nós defendemos ideias e adotamos uma postura crítica frente ao nosso mundo.

9 O que é metodologia? MÉTODO é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que permite planejar uma pesquisa, formular hipóteses, realizar experiências e interpretar os resultados (Faquin,2006, p.29) Método em qualquer pesquisa, seja qual for o tipo, é a escolha de procedimentos sistemáticos e racionais. Método é o conjunto de atividades que permite alcançar o OBJETIVO, traçando o CAMINHO a ser seguido, auxiliando o trabalho do pesquisador. NÃO HÁ CIÊNCIA SEM O EMPREGO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS.

10 O que é pesquisa? Pesquisar é pensar, refletir, ler, discutir, perguntar, criticar, descobrir, enfim, é buscar uma visão, uma explicação, uma ideia, uma solução para as perguntas e problemas que nos movimentam e interessam (...) (Marques, 2003)

11 Para que pesquisar?

12 Sobre os vídeos.... Nascemos curiosos e questionadores. Descobrir transforma. O mundo é fascinante demais para não fazermos perguntas. Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas! “Pesquisar não se trata de copiar o que já foi dito, mas reconstruir oferecendo novas possibilidades” (Pedro Demo, 2009)

13 A produção de conhecimento a partir da pesquisa....
No mundo acadêmico fazer pesquisa é importante porque nos permite alterar a natureza e a nós mesmos. O conhecimento científico é a produção de um saber racional, obedecendo regras, leis e princípios. Ele se contrapõe ao saber ilusório, às emoções e às crenças. O conhecimento científico é verificável, passível de confirmação a partir da aplicação de instrumentais metodológicos.

14 O que caracteriza uma pesquisa...
Levantamento de um problema num conjunto de conhecimentos. Tentativa de solução do problema com o auxílio de técnicas, ou seja, os meios escolhidos para “responder” ao problema levantado. Obtenção de uma solução com o auxílio de instrumentais.

15 Qual o ponto de partida? Como pesquisar?
É preciso conhecer os TIPOS DE PESQUISA. As pesquisas se referem aos mais diversos OBJETOS e perseguem objetivos de pesquisa muito diferentes, é natural que se busque classificá-las. Há vários CRITÉRIOS para as diferentes formas de planejarmos uma pesquisa.

16 Podemos classificar as pesquisas de acordo com:
A área de conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, dentre outras. A finalidade: Pesquisa básica ou pura, aplicada, experimental Seus objetivos: Pesquisas exploratória, descritiva, explicativa Seus procedimentos (método empregado): pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso.

17 Podemos classificar as pesquisas de acordo com:
A área de conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, dentre outras. Classificação importante para a definição de políticas de pesquisa e concessão de financiamento Ex.: CNPq destinado ao fomento da pesquisa científica e tecnológica em todo o país.

18 Podemos classificar as pesquisas de acordo com:
A finalidade: pesquisa pura, pesquisa aplicada Pesquisa pura: Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador. Pesquisa aplicada: Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos.

19 Podemos classificar as pesquisas de acordo com:
Seus objetivos: Pesquisas exploratória, descritiva, explicativa Pesquisa exploratória: Considerada como o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. . Pesquisa descritiva: O objetivo principal é descrever as características de algum fenômeno observado. Típica das ciências humanas! Pesquisa explicativa: O objeto está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

20 Podemos classificar as pesquisas de acordo com:
Seus procedimentos (método empregado): pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso. Pesquisa bibliográfica : etapa fundamental de todo trabalho de pesquisa! Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto. Propicia a escolha de um tema sob novo enfoque, chegando a conclusões inovadoras.

21 Podemos classificar as pesquisas de acordo com:
Seus procedimentos (método empregado): pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso. Pesquisa documental: utilizada praticamente por todas as ciências. Ela assemelha-se a pesquisa bibliográfica, mas a principal diferença está na natureza das fontes. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se em material elaborado por autores com o objetivo de ser lido por públicos específicos. Já na pesquisa documental vale-se de todos tipo de documento. Estudo de caso: tipo de pesquisa amplamente utilizada. Consiste no estudo profundo de poucos objetos, de maneira que permita detalhado conhecimento.

22 Como pesquisar na internet?
Na sociedade do conhecimento o grande desafio é SELECIONAR os resultados de pesquisa na internet. A internet permite a pesquisa de milhares de informações diferentes, hoje, um acervo extraordinário. Como encontramos muitas informações, temos que selecionar o material de pesquisa em sites confiáveis. Há vários endereços eletrônicos de bibliotecas que colocam a disposição informações de fontes bibliográficas. Também encontramos disponível na internet o site das editoras contendo informações sobre os lançamentos editoriais; sites de revistas eletrônicas, jornais, instituições de pesquisas e entidades culturais.

23 Como pesquisar na internet?
É importante respeitar as regras de utilização das informações disponíveis. Nunca utilize informações de outrem sem referenciar a fonte! A Wikipédia é uma enciclopédia livre, baseada na edição do seu conteúdo de forma colaborativa. Qualquer pessoa poderá se tornar um editor de algum conteúdo. Pesquisar na internet é: APROFUNDAR, COMPARAR e AVALIAR os conteúdos selecionados.

24 Dicas de sites: Scielo Scientific Eletronic Library - www.scielo.br
Google Livros - Google acadêmico - Bibliotecas virtuais-

25 O que vimos na AULA 1: 1- A importância da PRÁTICA da pesquisa para formação profissional. 2- Conhecemos os diferentes tipos de pesquisa. 3- Compreendemos a necessidade de um planejamento para o TCC

26 O que vem na próxima aula....
A escolha de um TEMA para um trabalho de pesquisa. A DELIMITAÇÃO de um tema de pesquisa

27 Vídeo encerramento da aula 1


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google