Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria do Pilar Azeredo Ventura Alterado mais de 8 anos atrás
1
Carlos Bielschowsky, Presidente do Cecierj/Cederj
2
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA FUNDAÇÃO CECIERJ Formação continuada de Professores (7 mil professores) Projetos especias: Secretarias de Cultura, casa civil, etc. Canal Cederj (moocs, materiais, etc) Graduação do Cederj, (35 mil alunos, 15 carreiras) Pré-Vestibular Social, (12 mil alunos, 59 lugares) Ensino Fundamental e Médio – (46 mil alunos, 60 escolas) Museu Ciência e Vida (Caxias) Caravana da Ciência Praça da Ciência Jovens Talentos para Ciências Feira de Ciências (municipais e estadual) Cineclube CECIERJ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SEMI-PRESENCIAL OUTROS PROJETOS
3
GRADUAÇÃO (apenas ativos)35.000 CEJA - Fundamental II e Médio (2015)46.000 Pré-Vestibular Social12.000 EXTENSÃO3.000 TOTAL96.000 Pre-Vestibular Social 32 Polos do Cederj + 61 Escolas do Ceja
4
MARCAS Hoje em Resende
5
Como aprendem os diferentes alunos ?
6
^VIRTUAL^VIRTUAL 100 mil alunos Atendimento PRESENCIAL Formação continuada profs Graduação, ultimo ano Graduação, primeiro ano Pré- vestibular social Ensino fundamental e médio 1. Graduação do Cederj 2. Ensino Fundamental e Médio 3.Pré-Vestibular Social 4. Formação continuada de Professores
7
Veremos a metodologia dos dois principais programas: CEJA – Centro de Estudos de Jovens e Adultos (45 mil alunos, 61 escolas)
8
Ceja RJ: Ensino Fundamental e Médio 1.500 professores, 60 escolas, cerca de 50 mil alunos
9
Perfil do aluno do CEJA Aluno evadido da escola há muitos anos, com várias tentativas mal sucedidas no sistema escolar, a maioria são trabalhadores dos diferentes municípios, muitos vivem em zona rural; Aluno da escola pública que não se adaptou ao ensino noturno regular; Crescente número de alunos jovens que querem terminar o ensino médio para fazer o Vestibular/Enem => De uma maneira geral, não possuem uma organização de tempo diária que lhes permita uma rotina sistemática para os estudos.
10
Modelo de Ead da rede CEJA (ex-Ces) 1.Matriz curricular: conteúdos, habilidades e competências. 2. Material didático: impresso e na plataforma Ceja (Moodle) 3. Atendimento ao estudante Atendimento presencial individual Atendimento pelo Ceja virtual Oficinas presenciais 4. Avaliação dos estudantes: presencial a partir de um banco de questões + 20% por atividades 5. Alfabetização e acesso digital dos alunos
11
Índices de: Matrícula Conclusão Alunos Ativos Desempenho Escolar Muita formação continuada dos profs da rede Ceja em metodologia de Educação à Distância e Educação de Jovens e Adultos
12
Espaços virtuais de discussão entre profs e equipe do Cederj Compartilhamento de experiências: -Entre professores de uma mesma disciplina -Entre gestores das unidades escolares -Entre professores da Rede CEJA Canal de comunicação direto entre as unidades escolares e a equipe de coordenação acadêmica da Rede CEJA
13
Elaboramos todo o material 1.Pautado no desenvolvimento de habilidades e competências 2. contextualizado, com linguagem e metodologia de Ead
14
Dinâmica de atendimento ao aluno CEJA Atendimento ao aluno no CEJA Ato da matrícula Acolhimento Atendimento pedagógico Individual presencial (O mais importante para nosso público) Online (via CEJA Virtual) Coletivo (oficinas e atividades de reforço)
15
Uso de tecnologias na educação –Implementação de ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido em plataforma Moodle – CEJA Virtual –Ambiente virtual customizado para público EJA –Linguagem dialógica, adaptada ao estudo autônomo.
16
digital. Ambiente virtual de aprendizagem AVA
17
Acesso a recursos didáticos multimídia AVA
18
Tirar dúvidas com o professor pelo fórumTirar dúvidas com o professor pelo fórum AVA
19
Índices de: Matrícula Conclusão Alunos Ativos Desempenho Escolar
20
Rede CEJA Equipe Gestora CECIERJ Unidades escolares CEJA Promove discussõ es Acompanh a elaboraçã o dos planos Analisa planos de ação Acompanha implementaçã o Analisa resultados Identifica boas práticas Compartilha boas práticas Diagnóstic o da escola Elaboração de planos de ação Implementação dos planos Avaliação da prática pedagógic a Reavaliação das ações propostas Um sistema permanente de planejamento e avanços na Rede CEJA
21
Implementação de Sistema de Controle Acadêmico online Acompanhamento da vida escolar do aluno Acompanhamento da gestão escolar
22
SCA – Tela de matrícula SCA – Tela de registro de atendimento ao aluno SCA – Tela de aplicação de prova
23
SCA – Acesso aos dados cadastrais do aluno’ Acompanhamento da vida escolar do aluno Histórico escolar do aluno PRONTUÁRIO DO ALUNO CEJA
24
Índices de: Matrícula Conclusão Alunos Ativos Desempenho Escolar Alunos Ativos – 28/05 a 28/08 Obs.: 2014 – Copa do Mundo durante o período 2016 – Olimpíadas em agosto
25
Conclusão – Ano Letivo
26
O que é o Consórcio CEDERJ? Consórcio das universidades públicas, Governo do Estado e MEC (UAB- Capes) onde toda a competência acadêmica emana das universidades: O corpo docente pertence às universidades consorciadas. É dele a responsabilidade do preparo do projeto político e pedagógico dos cursos, o conteúdo do material didático, além de cuidar da tutoria e da avaliação. UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro UFF - Universidade Federal Fluminense UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CEFET - Centro Federal de Educaçã Tecnológica Celso Suckow da Fonseca O ALUNO É DIPLOMADO PELAS UNIVERSIDADES CONSORCIADAS. UERJUNIRIO UENF UFRJ UFF UFRRJ
27
CEDERJ: como estudam ? COMO ESTUDAM OS ALUNOS NA GRADUAÇÃO ? SÃO TRÊS OS PRINCIPAIS ELEMENTOS ESTRUTURAIS: 1.Material didático de qualidade (impresso, pdf, vídeo-aulas na web, multimídia) e laboratórios didático nos polos. 2.Muita mediação: tutoria presencial, tutoria a distância - 0800 e plataforma, grupos de estudo. Atividades constantes, corrigidas nas Universidades e devolvidas ao aluno. 3.Avaliações presenciais nos polos regionais.
28
Como estudam ? SÃO DOIS PRINCIPAIS AMBIENTES : Polos Regionais: onde ocorrem as tutorias presenciais, os laboratórios didáticos, as avaliações presenciais, onde está a biblioteca e as salas de estudos. Plataforma CEDERJ: Ambiente virtual onde ocorre a interação dos alunos com os tutores a distância e os professores, material didático, avisos acadêmico-administrativos.
29
MATERIAL DIDÁTICO Impresso, no moodle e em dispositivos móveis
30
Recursos para os estudantes Tutoria presencial: importante no primeiro ano Acompanha o desenvolvimento da disciplina, ajudando o aluno a entrar no ritmo de estudo, auxiliando no conteúdo. São duas horas semanais para disciplinas na primeira metade do curso. 2 horas semanais por disciplina Tutoria a distância Tutor Alunos Plataforma Telefone 0800
31
Polos Regionais
32
Plataforma de aprendizagem 2. Plataforma CEDERJ (moodle) Informações acadêmico-administrativas; Salas das disciplinas Sala de tutoria a distância; Interatividade: fóruns, “chats”, web-tutoria, grupos de estudo; E-mail; Cadernos didáticos em pdf e aulas na WEB; Exercícios programados, Questões de Ads; Atividades; Acesso a material complementar(download), lista de sites, etc; www.cederj.edu.br
33
GRADUAÇÃO 15 cursos de graduação 31 polos em todo o Estado 35 mil alunos ativos curso Licenciatura em Matemática Licenciatura em Ciências Biológicas Pedagogia Séries Iniciais do Ens. Fundamental Licenciatura em Física Tecnologia em Sistemas de Computação Administração Licenciatura em Química Licenciatura em Pedagogia Licenciatura em Historia Licenciatura em Turismo Administração Pública Licenciatura em Letras Tecnologia em Gestão de Turismo Licenciatura em Geografia Tecnologia de Segurança Pública e Social Engenharia de Produção
34
Caderno didático + A.V.A. ExpressõesSuportes Experiência Educacional 2 meses de desenvolvimento A.V.A. - Design Mídias Digitais 12 meses de desenvolvimento caderno didático - Design Material impresso CONTEÚDO ALUNO Desenho instrucional antes
35
14 meses de desenvolvimento no processo integrado e completo ExpressõesSuportes Experiência Educacional CONTEÚDO ALUNO Desenho instrucional integrado Para disciplinas novas disciplinas (27 em produção) Semestre acadêmico: semanas 1 a 21 de aprendizagem
36
AP 1 BLOCO 4BLOCO 1 SEMANA 1SEMANA 2SEMANA 3SEMANA 4 SEMANA 1 SEMANA 2 SEMANA 3 SEM 5 SEM 10 SEM 15 SEM 20 Atividades de aprendizagem calibradas para: ●04h semanais para o aluno ●10h semanais para o tutor ●Disciplina com 60h semestrais EXEMPLO FÓRUM QUIZ FÓRUM TAREFA VIDEO TUTORIA FÓRUM VIDEO TUTORIA 1 CADERNO DIDÁTICO FÓRUM atividade1 encerramento Forum1, atovidade 1 início QUIZ VIDEO AULA Tutoria de dúvlidas presencial e a Distância Atividade1 presencial encerrame nto AD 1 Tutoria presencial (opcional) acolhimento Video aula de acolhimento CADERNO DIDÁTICO Atividade presencial atividade1 QUIZ Tutoria de dúvlidas presencial e a Distância Desenho instrucional integrado BLOCO 2 AD 1 = primeira avaliação a Distância AD 2 = segunda avaliação a Distância BLOCO 3 AP 2
37
Semestre acadêmico: semanas 1 a 21 de aprendizagem ExpressõesSuportes Experiência Educacional CONTEÚDO ALUNO Desenho instrucional integrado Grande desafio atual: Retrofit das 660 disciplinas que estão em execução ! Hoje 32 disciplinas são em retrofit experimental, A partir de 2017/1 pretendemos fazer 80 por semestre
38
Visitem nosso site, obrigado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.