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O JOGO ROLE PLAYING GAME(RPG) DIGITAL PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE O TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NA BAHIA AUTORES: JOELMA CERQUEIRA.

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1 O JOGO ROLE PLAYING GAME(RPG) DIGITAL PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE O TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NA BAHIA AUTORES: JOELMA CERQUEIRA DE OLIVEIRA ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA

2 OBJETIVOS:  GERAL:  Desenvolver um modelo de Jogo Digital RPG Digital a distância capaz de contribuir para o ensino-aprendizagem sobre o Processo do Tráfico de Escravizados na Bahia.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  1) Compreender a História do Tráfico de Escravizados na Bahia;  2) Verificar a funcionalidade dos Jogos Digitais de Representação para o ensino;  3) Estruturar um modelo de RPG que, funcionando em rede digital possibilite o ensino do processo do tráfico de escravizados na Bahia;  4) Investigar o tráfico de escravizados, para colaborar no ensino de história dos estudantes das escolas publicas de Salvador;

3 O QUE É RPG (Role Playing Game ou jogo de interpretação de papeis, em português), é um tipo específico de jogo focado na simulação de personagens e na construção de histórias baseadas numa dinâmica de interação entre os jogadores.

4 PROPOSTA APLICADA AO JOGO RPG Desenvolver um jogo RPG digital na modalidade a distância capaz de simular e contribuir para o ensino/aprendizagem de história sobre o Tráfico de Escravizados na Bahia adequados a aplicação da lei 10.639/03, para estudantes da rede pública estadual de Salvador..

5 PESQUISA COMUNIDADE AÇÃO DBR EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA METODOLOGIA: DBR “Design Based Research”

6 RESULTADOS – Primeira Fase DBR Compreensão do contexto da história do trafico de escravizados na Bahia; Modelo de design pedagógico apropriado as escolas públicas estaduais de Salvador; Levantamento das características de nossa região e como pode ser trabalhada por este tipo de jogo e organização da aprendizagem; Construção das aventuras (enredo) do jogo;

7 Aventuras: 1. Pele como moeda de troca; 2. Caminhos para o cativeiro; 3. Fugas para os quilombos;

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS Podemos concluir que a Educação a Distância é uma importante ferramenta para a educação na Contemporaneidade, e sua expansão social ratifica o potencial do RPG digital para o contexto educacional e o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas para a educação e ensino a distância.

9 REFERÊNCIAS BAKHTIN, M. & VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995. Bittencourt, Circe. O saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Editora Contexto, 2015.. Karnal, Leandro. História na Sala de Aula.São Paulo:Editora Contexto,2015. EDELSON, D. C. (2002). Design Research: What we learn when we engage in design. Journalofthe Learning Sciences, 11(1), 105-121. Disponível em: http://www.cs.uic.edu/~i523/edelson.pdf. Acesso em: 20. mai.2014. FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin - psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Editora Ática, 1995. GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. Autonomia da escola: princípios e propostas. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1997. ______________. e colaboradores. Perspectivas atuais da Educação, Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

10 MATTA, Alfredo E. R. Tese de Doutorado. Disponível na URL: www.matta.pro.br ______. Tecnologias para a colaboração. Disponível na URL: http://www.matta.pro.br/pdf/prod_1_tecnologiascolabora.pdf SANTOS, Aline de Assis. Ancestralidade e História no Recôncavo Baiano: construção do conhecimento ancestral no povoado de São Braz em Santo Amaro. 2014. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador. 2014. SCHIMITDT, Maria Auxiliadora. O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1997. VAN DEN AKKER, J.; NIEVEEN, N.; BRANCH, R.M.; GUSTAFSON, K.L. e PLOMP, T. (Ed.). Design methodology and developmental research in education and training. Norwell: Kluwer Academic Publishers. 1999. p. 1-14). In MATTA. Alfredo Eurico. et al.Design- BasedResearch ou Pesquisa de Desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. 2014. No prelo. VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Org. Michael Cole [et al.]; São Paulo, Martins Fontes, 1994. XAVIER CABALERO, Sueli da Silva. Dissertação de Mestrado: O RPG Digital na Mediação da Aprendizagem da Escrita. Salvador, 2007.


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