A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Historia do teatro HISTORI A DO TEATRO. Origem e História do Teatro Etimologicamente TEO significa Deus e ATRO significa terreno ou área. Sendo assim:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Historia do teatro HISTORI A DO TEATRO. Origem e História do Teatro Etimologicamente TEO significa Deus e ATRO significa terreno ou área. Sendo assim:"— Transcrição da apresentação:

1 Historia do teatro HISTORI A DO TEATRO

2 Origem e História do Teatro Etimologicamente TEO significa Deus e ATRO significa terreno ou área. Sendo assim: TEATRO é"Terreno de Deus". Porém, na atualidade, o termo ganhou um novo significado: "lugar de onde se vê". Teatro é a arte de compor obras dramáticas ou de representá-las. É a expressão da realidade, um instrumento de divergência, advertência, ensinamento, documentação e instrução. Ator, personagem e espectador são os elementos indispensáveis ao teatro. Se um deles não estiver presente, não há teatro. Todos os outros componentes são opcionais, de acordo com a concepção do espetáculo. As informações sobre o nascimento do teatro são mais especulações antropológicas do final do século XIX e no início do XX.

3 Embora não haja registros concretos, diz-se que a origem do teatro ocidental é Grega e teve seu início nas festas em honra a Dionísio ou Baco (Deus dos ciclos vitais, da alegria e do vinho) na qual eram comemorados o retorno da primavera e a nova fertilidade dos campos. Nessas festas, Dionísio era personificado na forma um bode, os gregos se fantasiavam com roupas de pele de cabra e folhas de parreira na cabeça, e andavam pelos campos em procissões e cânticos em honra de Dionísio(Ditirambos).

4 Uma segunda hipótese diz que culturas mais primitivas se reuniam em torno de fogueiras e representavam acontecimentos de caçadas, guerras e ações de trabalho ou ainda rituais mágicos sagrados para agradar os deuses e imitação de ancestrais e deuses. Sabe-se ainda que, paralelamente ao surgimento do teatro na Grécia, na Grécia, os Egípcios, os Cretenses, os Chineses, os Indianos e outros povos já celebravam rituais similares.

5

6 plata o

7 PLATÃO (428/427 - 348/347 A.C) Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles. Platão era um racionalista, realista, idealista e dualista e a ele tem sido associadas muitas das ideias que inspiraram essas filosofias mais tarde.

8 FORMA LITERÁRIA Com exceção de Epístolas e Apologia todas as outras obras não foram escritas em forma de poemas didáticos ou tratados - como eram escritos a maioria dos escritos filosóficos, - mas em forma de diálogos, a Apologia contém passagens ocasionais de diálogos, onde há um personagem principal, Sócrates e diferentes interlocutores em debates filosóficos separados por inserções e discursos indiretos, digressões ou passagens mitológicas.

9 Platão foi certamente o representante desse gênero literário muito superior a todos os outros e, mesmo, o único representante, pois comenta neles se pode reconhecer a natureza autêntica do filosofar socrático que nos outros escritores degenerou em maneirismos. assim, o diálogo, em Platão é muito mais que um gênero literário, é sua forma de fazer filosofia. Nem todos os trabalhos no Corpus de Platão são diálogos. A Apologia parece ser o relatória da defesa de Sócrates e seu julgamento e Menêxeno é um pronunciamento para funeral.

10 O BANQUETE O Banquete, também conhecido como Simpósio, é um diálogo platônico escrito por volta de 380 a.C.. Constitui-se basicamente de uma série de discursos sobre a natureza e as qualidades do amor (eros). O Banquete é, juntamente com o Fedro, um dos dois diálogos de Platão em que o tema principal é o amor. A interpretação é, na verdade, a resposta de Platão às acusações da Cidade contra a filosofia. Tò sumpósion, em grego, é em geral traduzido como O Banquete, mas, no sentido atual, equivaleria a uma festa mundana, em que quase sempre se bebe mais do que se come. Trata-se, pois, de um festim na casa de Agatão, poeta trágico ateniense. Sócrates é o mais importante dentre os homens presentes. Entre outros, também ali estãoAristodemo, amigo e discípulo de Sócrates; Fedro, o jovem retórico; Pausânias, amante de Agatão; o médico Erixamaque; Aristófanes, comediante que ridicularizava Sócrates, e o político Alcibíades.

11 O BANQUETE – TEAT(R)O OFICINA

12

13 Mimesis Mimese ou mimésis, é um termo crítico e filosófico que abarca uma variedade de significados, incluindo a imitação, representação, mímica, imitação, a receptividade, o ato de se assemelhar, o ato de expressão e a apresentação do eu. Figura de retórica que se baseia no emprego do discurso direto e essencialmente na imitação do gesto, voz e palavras de outrem. Imitação verossímil da natureza que constitui, segundo a estética aristotélica e clássica, o fundamento de toda a arte. O termo surgiu com Platão que tentou definir o vocábulo em seus diálogos, em "a mais completa discussão acerca da natureza da arte que recebemos do mundo antigo" porém não consegue um sentido fixo para a palavra. Aristóteles em “ A Arte Poética” irá tratar como temática principal de sua obra, e atribui a mimese dois significados: o da imitação e o da emulação.

14 O PENSAMENTO OPOSTO A teoria diz que uma obra só é arte se for imitação ou representação da Natureza. Uma pintura abstrata não representa a Natureza e também pode ser considerada arte. Embora muitos defendam a ideia de que a arte abstrata não imita a natureza, ela imita a natureza de forma inconsciente, ou seja, no plano das ideias, a inspiração é a natureza, que na hora da prática sofre modificações no conceito e produção, propositadamente. Além disso, as bases da arte abstrata são tão naturais que quando o sub-cortex é exposto a certas substâncias o efeito psicodélico e alucinógeno no cérebro torna-se bastante similar às visões distorcidas da realidade, tal como pode surgir em casos psicóticos mais graves, o que seria portanto uma degeneração da própria natureza. O que significa dizer que se um artista retrata o seu sub-cortex mesmo que degenerado em uma obra, ele apenas está imitando a natureza, pois a natureza não se resume a crosta e forma dos objectos sólidos e com maior grau de elaboração, mas também engloba áreas primitivas do próprio cérebro, mesmo que a função destas originalmente não eram na natureza com o fim de produzir arte e sim outros, havendo portanto uma deturpação original do seu fim, mas nem por isso a sua base deixa de ser originária da natureza e portanto um mero plágio da mesma com um fim deturpado.


Carregar ppt "Historia do teatro HISTORI A DO TEATRO. Origem e História do Teatro Etimologicamente TEO significa Deus e ATRO significa terreno ou área. Sendo assim:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google