A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestrante: Raynayron silva de Sousa Consultor Ad Hoc do Gespública Bacharel em Administração de Empresas LIDERANÇA na Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestrante: Raynayron silva de Sousa Consultor Ad Hoc do Gespública Bacharel em Administração de Empresas LIDERANÇA na Escola."— Transcrição da apresentação:

1 Palestrante: Raynayron silva de Sousa Consultor Ad Hoc do Gespública Bacharel em Administração de Empresas LIDERANÇA na Escola

2 O que é LIDERANÇA? Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasmadas visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. James C. Hunter

3 Liderança Influenciar HabilidadeCaráter James C. Hunter

4 Não confunda com Poder! O “poder” também está associado à liderança. “Poder “ é a capacidade de obrigar, por causa da sua posição ou força. Ex: Faça isso, senão Vai ver! Na liderança você poderá utilizar o poder para influenciar as pessoas. Às vezes ele é necessário para atender a necessidade de um indivíduo ou organização a que servimos. O mau uso do “poder” acaba com os relacionamentos! Ex. Políticos e policiais descomprometidos.

5 É uma tremenda Responsabilidade Seu exemplo irá interferir na vida das outras pessoas... As pessoas serão melhores em consequência da convivência com o líder? Ficarão inspiradas?

6 O legitimo líder é aquele que é aceito pela equipe, é aquele que contribui satisfatoriamente para o crescimento de todos e ajudando a equipe a obter resultados dos quais se orgulhem. Chaves (2004)

7 Que tipo de líder devo ser? Estilos de Liderança

8 Democrático Liberal Autocrático Chiavenato (1993, p. 178)

9 Autocrático Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. O líder determina as providencias e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e é "pessoal" nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro.

10 Liberal  Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.  A participação do líder no debate apenas material variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem. Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.  O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso dos acontecimentos. O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

11 Democrático As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providencias e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates. A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar- se muito de tarefas. O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas criticas e elogios.

12 E na escola que líder devo ser?

13 Devemos liderar de forma participativa contribuindo para a melhoria da educação de forma responsável,desafiando e entusiasmando alunos, merendeiras, diretores, coordenadores, pais médicos, comunidade, etc.

14 Vídeo

15 Que pessoas na sua infância ou adolescência influenciaram ou influenciam suas vidas? Quais foram ou são as marcas mais fortes que fizeram ou fazem para que durem tanto tempo em suas lembranças?

16 Ajudando a definir o líder!

17 Conhecimento (Saber) Descreva os conhecimentos mínimos que o líder precisa ter para ajudar a equipe Experiência (Fazer) Descreva as Experiências que podem ajudar a equipe a ter resultados Atitude (Ser) Descreva as atitudes essenciais que já fazem parte do jeito de ser da pessoa e são importantes para influenciar o comportamento e atividade da equipe Matriz CEA ( Conhecimento, Experiência, Atitude) Chaves (2004)

18 Como estou em relação a CEA? O que posso fazer para melhorar a minha liderança e ajudar a escola?

19 ConhecimentoAtitudes Comportamento Individual Comportamento do grupo Mudança Chaves (2004)

20 Não basta só ter conhecimento, experiências, entusiasmo e aptidão para influenciar as pessoas. As equipes escolhem as pessoas por seus valores pessoais e habilidades para conduzi-las a produzir resultados. Chaves (2004)

21 “Do líder são cobradas determinadas forma e atitudes para lidar com valores básicos; e, entre os mais importantes, estão o amor, a integridade e o sentido". OLIVEIRA (2006, p. 27). Isso significa exercer liderança por meio do convencimento, sensibilidade, conhecimento e carisma, e não pelo poder.

22 Hoje se fala na liderança Situacional, integrada, aonde o líder deve ser capaz de trabalhar em equipe para alcançar os resultados. Qual a situação que estamos hoje? Quais são os resultados esperados pela escola e pela nossa equipe? Como podemos contribuir juntos para alcançar os resultados desejados?

23 Líderes 5 Estrelas! Fonte: César Souza

24 Criam um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa Conseguem um grau de compromisso e disciplina necessário para realizar sonhos definidos em conjunto Contribuem para ajudar as pessoas que os cercam a entenderem melhor os momentos que atravessam. Formam outros líderes Incentiva cada um a fazer o seu melhor. E dá o melhor de si. Não espera acontecer. Cria as oportunidades.

25 Lideram 360 graus, em vez de 90 Aprenderam a ser líderes 24 horas por dia Celebra os sucessos e as pequenas vitórias Cultiva a capacidade de servir e educa pelo exemplo. Fala aos olhos, não apenas aos ouvidos. Aprenderam a liderar a si mesmos. O líder do futuro não será aquele que chega aonde anunciou que chegaria.

26 Vídeo

27 Qualquer um que quer ser líder entre vocês deve ser primeiro o servidor. Jesus Cristo

28 CHAVES, Neuza Maria Dias. Esculpindo lideres de equipes. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 4. ed. São Paulo: MCGraw-Hill Ltda, 1993. Hunter, James C. Como se tornar um líder servidor. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. OLIVEIRA, Jayr Figueiredo. Profissão líder: Desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva. 2006 POLARY, Itamar. A eficácia da liderança integrada: resultados obtidos com a conscientização pessoal-profissional e a satisfação da equipe. São Luís: EdiCEUMA, 2002. 218 p. SOUZA, Cesar. Liderança 5 Estrelas. Disponível em:. Acesso em: 27 abril 2014. Referências

29


Carregar ppt "Palestrante: Raynayron silva de Sousa Consultor Ad Hoc do Gespública Bacharel em Administração de Empresas LIDERANÇA na Escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google