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CONCEITUALMENTE ADMINISTRAR É... “processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos para alcançar os objetivos organizacionais” (MAXIMIANO,

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1 CONCEITUALMENTE ADMINISTRAR É... “processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos para alcançar os objetivos organizacionais” (MAXIMIANO, 2004)

2 CONCEITUALMENTE ADMINISTRAR É... “ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros” (MONTANA, CHARNOV, 2005)

3 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAÇÃO? Administração = processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos

4 A ADMINISTRAÇÃO FOI INFLUENCIADA... Filósofos Igreja Católica Organização Militar

5 PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS 1903______Administração Científica 1909______Teoria da Burocracia 1916______ Teoria Clássica 1932______Teoria das Relações Humanas

6 PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS 1947______ Teoria Estruturalista 1954_____ Teoria Neoclássica 1957_____ Teoria Comportamental 1962_____Teoria do desenvolvimento organizacional 1972_____Teoria da Contingência *

7 ORGANIZAÇÕES

8 ORGANIZAÇÕES... Conjunto de pessoas que interagem entre si, para atingir objetivos comuns PRODUÇÃO DE BENS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

9 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES Quanto à formalidade; Quanto ao setor produtivo; Quanto ao setor da sociedade; Quanto à dimensão; Quanto ao desempenho.

10 QUANTO À FORMALIDADE FORMAL Divisão racional do trabalho; Critérios pré estabelecidos; Cargos, funções, hierarquia; Normas e regulamentos.

11 QUANTO À FORMALIDADE INFORMAL Surge naturalmente; Sentimentos e interesses em comum; Normas são respeitadas mesmo não sendo escritas.

12 QUANTO AO SETOR PRODUTIVO Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ‐ IBGE: Setor Primário: agricultura, pecuária, exploração florestal, pesca, indústrias extrativas.

13 QUANTO AO SETOR PRODUTIVO Setor Secundário: indústrias de transformação, produção e distribuição de eletricidade, gás, água, construção civil, obras públicas.

14 QUANTO AO SETOR PRODUTIVO Setor Terciário: comércio, alojamento e alimentação, transporte, armazenagem e comunicações, administração pública e prestação de serviços.

15 QUANTO AO SETOR DA SOCIEDADE Primeiro Setor ou Estado (Governamentais) Segundo Setor ou Mercado (Econômicas) Terceiro Setor ou Sociedade Civil (Sociais)

16 QUANTO À DIMENSÃO (BNDES) Critério: Receita operacional bruta anual

17 QUANTO À DIMENSÃO (SEBRAE) Critério: número de empregados

18 QUANTO AO DESEMPENHO

19 HABILIDADES ADMINISTRATIVAS Habilidades Técnicas Habilidades Humanas Habilidades Conceituais

20 HABILIDADES ADMINISTRATIVAS *

21 TENDÊNCIAS PARA A ADMINISTRAÇÃO Mudança no papel dos chefes; Foco no cliente; Ênfase no meio ambiente; Foco na qualidade de vida; Educação do trabalhador.

22 O Administrador É o responsável pelo desempenho de uma ou mais pessoas de uma organização; Obtém resultados através de sua organização e das pessoas que nela trabalham. A Administração é uma ciência exata?

23 Competitivo Funcional Dinâmico Criativo Informatizado Voltado para Pesquisa Organizado Com perspectiva Preocupado com o Meio Ambiente Socializado Busca o Sucesso CARACTERÍSTICAS DO ADMINISTRADOR

24 AS COMPETÊNCIAS DURÁVEIS DO ADMINISTRADOR CONHECIMENTO Saber Informação Atualização Reciclagem Constante PERSPECTIVA Saber Fazer Visão pessoal das coisas Maneira prática de aplicar O conhecimento na solução De problemas e situações ATITUDE Saber Fazer acontecer Comportamento ativo e proativo Ênfase na ação e no fazer acontecer Espírito empreendedor e de equipe Liderança e comunicação

25 Conhecimento Perspectiva Atitude

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31 A Teoria Geral da Administração começou com ‘ênfase nas tarefas”(atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da Administração Cientifica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a “ênfase na estrutura”com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde da Teoria Estruturalista.

32 A reação humanística surgiu com a “ênfase nas pessoas”, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional.

33 A “ênfase no ambiente”surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a “ênfase na tecnologia”. Cada uma dessas cinco variáveis- tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia – provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.

34 Cada teoria administrativa privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a segundo plano todas as demais. tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia

35 Tarefas Pessoas Estrutura Ambiente Tecnologia

36 Abordagem Clássica da Administração

37 Abordagem Clássica da Administração Administração Cientifica Teoria Clássica Taylor Fayol Ênfase nas Tarefas Ênfase nas Estrutura

38 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA Frederick W. Taylor (1856-1915) Princípios: Seleção científica do trabalhador; Tempo padrão; Plano de incentivo salarial; Trabalho em conjunto; Gerentes planejam, funcionários executam; Divisão do trabalho; Supervisão; Ênfase na eficiência

39 Organização Racional do Trabalho ( ORT ) Administração como Ciência

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41 Analise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: Divisão do trabalho e especialização do operário Estudo da fadiga Humana Desenho de cargos e tarefas Conceito homo economicus Incentivos salariais e prêmios de produção Condições ambientais de trabalho, iluminação,conforto etc Supervisão funcional Padronização dos métodos e das máquinas Organização Racional do Trabalho (ORT )

42 A organização racional do trabalho (ORT) se fundamenta em: Analise do Trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos Elimina movimentos inúteis e os substitui por outros mais eficazes. Melhora a eficiência do operário e o rendimento da produção. Distribui uniformemente o trabalho, para que não haja períodos de falta ou excesso de trabalho.

43 Estudo da Fadiga humana – finalidades evitar movimentos inúteis na execução da tarefa. Executar mais economicamente possível, do ponto de vista fisiológico, os movimentos úteis. Dar aos movimentos uma seriação apropriada (princípios de economia de movimentos).

44 Divisão do trabalho e Especialização do Operário divisão do trabalho e a especialização do operário a fim de elevar a sua produtividade Quanto mais especializado for um operário, tanto maior será sua eficiência

45 Desenho de cargos e tarefas Tarefa - toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização. A tarefa constitui a menor unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo – é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes

46 Incentivos salariais e prêmios de produção A idéia básica era a de que a remuneração baseada no tempo (salário mensal, diário ou por hora) não estimula ninguém a trabalhar mais e deve ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário (salário por peça, por exemplo).

47 Conceito de Homo Economicus Toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Em outros termos, o homem procura trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio de salário que o trabalho proporciona

48 Condições de Trabalho Verificou-se que a eficiência depende não somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições de trabalho que garantam o bem-estar físico do trabalhador e diminuam a fadiga.

49 Padronização Com a padronização das máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias-primas e componentes, no intuito de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo e, daí, eliminar o desperdício e aumentar a eficiência

50 Supervisão Funcional A especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor e não de uma centralização de autoridade. A supervisão funcional representa a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível de supervisores e chefes

51 Henry Ford (1863-1947) Frank Gilbreth (1868-1924) Lilian Gilbreth (1878-1972) Henry Gantt (1861-1919) Seguidores de Taylor

52 Henry Ford (1863-1947) Princípios: Principio da intensificação – diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado. Principio da economicidade – consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago a empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida e dos salários. A velocidade da produção deve ser rápida. Principio de produtividade – aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

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54 Abordagem Clássica da Administração Administração Cientifica Teoria Clássica Taylor Fayol Ênfase nas Tarefas Ênfase nas Estrutura

55 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henry Fayol nasceu em Constantinopla (1841-1925) e era engenheiro como Taylor Ênfase: Estrutura da organização Enfoque: Gerência Paralelamente aos estudos de Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Segundo Fayol, a eficiência da organização dependia do todo organizacional.

56 FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA Para Fayol toda empresa apresenta seis funções básicas: 1.Operações técnicas (produção, fabricação e transformação) 2.Operações comerciais (compra, venda e troca ou permuta) 3.Operações financeiras (responsável pela obtenção e gerenciamento dos recursos financeiros) 4.Operações de segurança (responsável pela proteção de bens materiais e pessoas) 5.Operações contáveis (responsável pelo inventário, custo, balanço e estatística) 6.Operações administrativas (consiste na previsão, organização, direção, coordenação e controle)

57 PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO Algumas teorias clássicas da administração mostram que essa função se subdivide em 5 funções da seguinte forma: Prever: é traçar um programa de ação que estabeleça ações futuras. Organizar: é constituir o duplo organismo, material e social da empresa. Comandar: fazer funcionar as equipes dentro de cada função. Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os esforços. Controlar: consiste em fazer com que o planejado ocorra dentro das regras estabelecidas.

58 PROPORCIONALIDADE DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Fayol foi o primeiro a comentar que os operários dos níveis inferiores da organização são possuidores da capacidade técnica e, à medida que assumem postos mais elevados no nível hierárquico, vão adquirindo cada vez mais capacidade administrativa e perdendo a capacidade técnica.

59 PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL A Administração – como toda ciência – deve se basear em leis ou princípios. Fayol adota a denominação principio, afastando dela qualquer idéia de rigidez, porquanto nada existe de rígido ou absoluto em matéria administrativa. Tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso. Tais princípios, portanto, são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstancia, tempo ou lugar.

60 14 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO, SEGUNDO FAYOL 1. Divisão do trabalho 2. Autoridade e responsabilidade 3. Disciplina 4. Unidade de comando 5. Unidade de direção 6. Subordinação dos interesses pessoais aos gerais 7. Remuneração do pessoal 8. centralização 9. Cadeia escalar 10. Ordem 11. Equidade 12. Estabilidade do pessoal 13. Iniciativa 14. Espírito de equipe

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62 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Origens da Teoria das Relações Humanas: a) A necessidade de se humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica. E criando espaços para a Teoria das Relações Humanas. b) O desenvolvimento das ciências humanas. c) As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foi fundamental para o humanismo. Onde o fundador foi Elton Mayo. d) As conclusões da experiência de Hawthorne.

63 A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE Em 1924, a Academia Nacional de Ciências, dos Estados Unidos, fez uma pesquisa de verificação da correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos princípios da Administração Científica. Essa experiência foi realizada na fábrica de Hawthorne, da Western Eletric Company, situada em Chicago

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65 A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE A experiência foi coordenada por George Elton Mayo (1880- 1949), filósofo, médico e cientista social australiano e radicado nos EUA, professor e diretor do Centro de Pesquisas Sociais

66 A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE A pesquisa teve seus interesses centrados na fadiga humana, nos acidentes no trabalho, na rotatividade muito alta de pessoal e no efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal os resultados da mesma eram constantemente alterados por variáveis de natureza psicológica teve quatro fases, nas quais se pode comprovar com eficiência que a correlação pretendida não existia, pois as operárias reagiam às experiências de acordo com suas suposições pessoais pesquisadores passaram a se fixar no estudo das relações humanas

67 FASES DA EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE Primeira Fase – Escolha dos Observados Segunda Fase – Sala de Provas - Montagem de Relés Terceira Fase – Programa de Entrevistas Quarta Fase – Sala de Observações de Montagem de Terminais

68 CONCLUSÕES DA EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE Princípios básicos da Escola das Relações Humanas a) O nível de produção é resultante da integração social b) Comportamento social dos empregados c) Recompensas e sanções sociais d) Grupos informais e) Relações humanas f) Importância do controle do cargo g) Ênfase nos aspectos emocionais

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70 EXERCÍCIOS / QUESTÕES 1. Como surgiu a Teoria das Relações Humanas? 2. Qual é o principal representante da Teoria das Relações Humanas? 3. Com a experiência de Hawthorne, os pesquisadores chegaram as conclusões que procuravam ? 4. O que você acha de positivo nessa Teoria?

71 EXERCÍCIOS / RESPOSTAS 1.Como surgiu a Teoria das Relações Humanas? Da necessidade de humanizar e democratizar a organização, o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, as idéias da filosofia pragmática de Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin e as conclusões da experiência de Hawthorne 2. Qual é o principal representante da Teoria das Relações Humanas? O psicólogo americano George Elton Mayo 3. Com a experiência de Hawthorne, os pesquisadores chegaram as conclusões que procuravam ? Não, pois a pesquisa teve seus interesses centrados na fadiga humana, nos acidentes no trabalho, na rotatividade muito alta de pessoal e no efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal como não encontravam uma correlação os pesquisadores passaram a se fixar no estudo das relações humanas 4. O que você acha de positivo nessa Teoria? (resposta pessoal) Nessa Teoria as pessoas são tratadas como seres humanos e não como máquinas

72 A Civilização Industrializada e o Homem Teoria das Relações Humanas mostra o esmagamento do homem pelo impetuoso desenvolvimento da civilização industrializada Os métodos de trabalho visam à eficiência e não a corporação

73 A Civilização Industrializada e o Homem Mayo defende os seguintes pontos de vista: O trabalho é uma atividade tipicamente grupal. O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social. A tarefa básica da administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar. O ser humano é motivado pela necessidade de estar, de ser reconhecido, de receber adequada comunicação. A civilização industrializada traz como conseqüência a desintegração dos grupos primários.

74 Funções Básicas de Organização Industrial A experiência de Hawthorne promoveu uma nova literatura e novos conceitos a administração A fabrica é concebida como um sistema social.

75 Comparação entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas

76 EXERCÍCIO O moral baixo Marcelo Tupinambá é um gerente extremamente preocupado com a satisfação de seus funcionários. Nos últimos tempos, Marcelo tem notado forte angústia entre seus subordinados, relacionamento humano precário, agressividade solta e constantes queixas e reclamações que demonstram elevado grau de insatisfação no trabalho. A barra está pesada. O que fazer?

77 Decorrências da Teoria das Relações Humanas Com o advento da Teoria das Relações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo, etc.

78 ATIVIDADE EM SALA Quais são suas principais motivações no trabalho? O que mais lhe deixa desmotivado? TXT

79 A Influência da Motivação Humana A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam A Administração Científica baseava-se na concepção do homo economicus A Experiência de Hawthorne teve o mérito de demonstrar que a recompensa salarial não é o único fator decisivo na satisfação Elton Mayo e equipe propuseram uma nova teoria da motivação: o ser humano é motivado, não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas.

80 Teoria de Campo de Lewin – Motivação Kurt Lewin para explicar a motivação do comportamento elaborou a teoria de campo, que se baseia em duas suposições fundamentais: Comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes; Esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma interrelação com as demais outras partes.

81 NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS O comportamento humano é determinado por causas que, às vezes, escapam do próprio entendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos: são forças conscientes ou inconscientes que levam o indivíduo a um determinado comportamento. A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades.

82 NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS o homem é considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou se sucedem conjunta ou isoladamente Satisfeita uma necessidade, surge outra em seu lugar e, assim por diante, contínua e infinitamente As necessidades motivam o comportamento das pessoas dando-lhe direção e conteúdo

83 NÍVEIS OU ESTÁGIOS DE MOTIVAÇÃO o homem evolui por três níveis ou estágios de motivação As diferenças individuais influem na duração, na intensidade e na possível fixação em cada um desses estágios Necessidades fisiológicas, psicológicas e de auto-realização

84 Necessidades fisiológicas São as necessidades primárias e vitais São também comuns aos animais Exigem satisfação periódica e cíclica As principais são: as de alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, abrigo e proteção contra os elementos e de segurança física contra os perigos

85 Necessidades psicológicas São necessidades secundárias e exclusivas do homem São aprendidas e adquiridas no decorrer da vida Representam um padrão mais elevado e complexo de necessidades As principais são: Necessidade de segurança íntima, de participação, de autoconfiança, de afeição

86 Necessidades de auto-realização São as necessidades mais elevadas e decorrem da educação e da cultura da pessoa São raramente satisfeitas em sua plenitude É o impulso de realizar o próprio potencial e de estar em contínuo autodesenvolvimento.

87 Liderança ATeoria Clássica não se preocupou com a liderança e suas implicações A Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas Experiência de Hawthorne teve o mérito de demonstrar a existência de líderes informais que encarnavam as normas e expectativas do grupo e mantinham controle sobre o comportamento do grupo

88 Liderança A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana O administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos.

89 ESTILOS DE LIDERANÇA estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados Liderança autocrática: o gestor costuma fixar sozinho as diretrizes do trabalho Liderança democrática: as diretrizes geralmente são debatidas e decididas em conjunto com seus subordinados Liderança liberal: liderados recebem total liberdade para agir

90 Comunicação Comunicação é a troca de informação entre indivíduos Requer um código para formular uma mensagem e a envia na forma de sinal, por meio de um determinado canal a um receptor da mensagem que a decodifica e interpreta o seu significado

91 ATIVIDADE EM SALA Em grupos, analisem as empresas onde trabalham, pensem no ambiente, nos recursos e na forma com as ações são conduzidas. Dê um exemplo positivo e um negativo que possa demonstrar como a variável humana estaria sendo considerada nestas organizações.


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