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Aspectos técnicos do PROJETO Edgard Monforte Merlo.

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1 Aspectos técnicos do PROJETO Edgard Monforte Merlo

2 Aspectos técnicos do projeto Nesta parte do projeto três aspectos principais devem ser estudados: os estudos de localização do projeto a parte de engenharia propriamente dita contendo a descrição do projeto; os estudos de escala ideal de operação.

3 Localização e Investimentos Podemos considerar que num processo produtivo existem três custos principais: Custos de Aquisição, compra e/ou transportes das entradas; Custos de Transformação, investimentos para que o processo seja instalado em determinado lugar. Custos de Distribuição, associados à distribuição dos bens e/ou serviços para os mercados consumidores

4 Teoria da localização e orçamentos comparados Considera os fatores mais influentes na escolha da localização, estes podem ser quantitativos e/ou qualitativos. Os quantitativos mais relevantes: fatores que tornam a localização dependente das entradas (ex. custo das matérias-primas); fatores que tornam a localização dependente das saídas (proximidade do mercado, custos de distribuição relevantes); fatores que tornam a localização dependente do processo ( processos que exigem água, consomem muita energia, causadores de poluição, que dependem de rede de transporte) impostos, fatores legais e incentivos

5 Aplicação do método dos orçamentos comparados Seleção dos fatores locacionais mais importantes; Escolha de zonas: os fatores mais relevantes são aplicados as regiões julgadas mais compatíveis com o processo que vai ser instalado; Pesquisas locais nas zonas pré-qualificadas (pesquisas geográficas, disponibilidade de matérias primas, transportes, mão-de-obra, mercado); Atribuição de peso aos fatores de acordo com sua participação nos custos de construção e/ou de investimento (ou outros fatores, se for o caso); Comparação final (primeiro a macrolocalização, depois a microlocalização)

6 Os pesos nos fatores locacionais A atribuição de pesos pode considerar os seguintes critérios: peso dos fatores de acordo com sua participação nos custos de produção/distribuição; peso dos fatores determinado de acordo com sua participação nos custos de construção e/ou investimento; outros critérios

7 A determinação da macrolocalização Pode ser feita por 4 métodos: Notas por fatores e comparação das notas globais; Cálculo comparativo do custos de produção e/ou distribuição em diversos locais pré-selecionados; Cálculo comparativo do custo de construção e/ou de instalação da empresa em diversos locais; Cálculo pelo custo de transporte mínimo de matérias-primas e/ou de produtos acabados.

8 Localização e expansão Considerar no projeto o efeitos de expansões futuras e seu impacto na localização escolhida. A estratégia de localização de Sam Walton Localizava suas lojas em cidades da área rural, isoladas e pequenas (com população entre 5000 e 20000 hab), avaliava carros no estacionamento de concorrentes e a concentração populacional.

9 O uso de clusters em localização Formulação de Porter Condições dos fatores; Estratégia, estrutura e rivalidade das empresas; Industrias correlatas; Condições de demanda

10 Economia brasileira sob a ótica dos eixos Arco-norte: setor público e cadeia de papel e celulose, agricultura, silvicultura, extrativismo, pesca marítima. Atividades com agregação de valor através de produtos típicos regionais; Madeira-Amazonas: cluster eletroeletrônico da Zona Franca Sudeste: setor de serviços domina o PIB do Sudeste Sul: a partir de 90 domínio da atividade industrial

11 LOCALIZAÇÃO VAREJISTA Estratégias de Localização Posicionamento Seleção da localização deve estar consistente com o posicionamento mercadológico da empresa Estratégias Geográficas Concentração geográfica  Maior produtividade nos custos fixos  Melhor ajuste de seu esforço mercadológico às necessidades dos consumidores da região Dispersão geográfica  Minimização de riscos: catástrofe climática, declínio ou crise econômica

12 Etapas nas Decisões de Localização Decisões estratégicas - macrolocalização Concentrar a expansão em uma região ou adotar maior dispersão? Em quais cidades ou regiões concentrar o esforço de localizar novas unidades? Decisões táticas - microlocalização Que tipo de localização é mais adequada (shopping, centro da cidade, bairros)? Qual a demanda de mercado e a estimativa de vendas para um ponto?

13 Análise e Seleção dos Mercados Varejistas Demanda de Mercado: sinaliza as oportunidades e a atratividade dos diferentes mercados Deve-se especificar as seguintes dimensões: Tipo de varejo Segmentos de consumidores Região geográfica Período de tempo DM = P x G

14 Saturação varejo DM = P x G DM: Demanda de Mercado para certo tipo de varejo ou produto P: População total ou do segmento de mercado pesquisado G: Gastos médios por habitante em certo tipo de varejo ou produto Índice de Saturação Varejista: calcular como a demanda de mercado da região está sendo atendida pela oferta varejista já existente para certo tipo de varejo ISV = DM ($) / OV (m2)

15 Análise e Seleção dos Mercados Varejistas Centro comercial não planejado Zona comercial do centro da cidade Zona comercial de bairro Zona comercial de vizinhança Centro comercial planejado Shoppings Shopping regional Shopping comunitário Shopping de vizinhança Shopping especializado Outlet Center Festival Center Hipermercados e minishopping Aeroportos e estações rodoviárias Postos de gasolina

16 Análise e Avaliação dos Pontos Potencial de Demanda População e renda da área de influência Densidade da demanda Tráfego de Pedestres Número de pessoas Tipo de pessoas Disponibilidade de transporte público

17 Análise e Avaliação dos Pontos Acesso e Fluxo de Tráfego de Veículos Número de veículos Tipos de veículos Congestionamento Facilidade de acesso de avenida Facilidade para entrar e sair do ponto Barreiras que limitam área de influência Facilidade de Estacionamento Número e qualidade de vagas Distância para o ponto Disponibilidade de estacionamento para funcionários

18 Tamanho do projeto e Economias de Escala Economias de escala são reduções de custo associadas ao tamanho do projeto. Podem ser obtidas tanto de uma só instalação ( planta industrial), como podem surgir de um número maior de plantas integradas organizacional e tecnologicamente. Economias de escala → reais ou pecuniárias.

19 Economias de escala Economias de escala reais, também denominadas técnicas, estão basicamente ligadas à produção: ao fator trabalho (especialização e habilidades, tempo das tarefas etc.) e ao fator capital. Economias de escala pecuniárias são os ganhos com aquisições das matérias primas em maior escala, menor custo financeiro, menor custo com propaganda, tarifas de transportes mais baixas, maior poder na determinação dos salários, vantagens advindas do prestígio dam empresa ou da marca etc.

20 Indicadores de tamanho A escala é uma medida direta ou indireta da capacidade de produção, mas esta tem de ser referida aos períodos de funcionamento e ao regime de produção. número de operários; tamanho físico; produção por período definido; utilização de insumos por período definido

21 Estudos sobre tamanho Devem incluir: A)Estimativa do mercado atual e previsão do seu crescimento. B)Evolução das importações e preços dos produtos importados (considerando-se a possibilidade de redução desses preços). C)Seleção das tecnologias existentes. Confronto entre especificações técnicas, preços dos equipamentos e custos de produção. D)Existência de projetos semelhantes e planos de expansão das empresas concorrentes. E)Análise dos condicionantes técnicos e econômicos que influenciam a localização espacial e, portanto, os custos finais. F)Facilidades fiscais e outras proteções oficiais, que devem ser analisadas considerando-se o longo prazo e não apenas conveniências momentâneas.

22 Engenharia (descrição do processo) O relatório da engenharia deve poder traduzir de uma maneira clara e resumida todo o processo físico de transformação ou de ocorrência do serviço. Para a compreensão dos aspectos tecnológicos do projeto, é necessário descrever: o processo de produção (serviço), que inclui os produtos, os subprodutos e as matérias primas, os insumos e a mão de obra. (No caso de serviços, os principais, os acessórios, o mapeamento de sua ocorrência); O que acontece? Qual a sua relação com as fases anteriores e posteriores? Quais os equipamentos utilizados? Quais os insumos utilizados e em que quantidade? Qual é a mão-de-obra a ser utilizada?

23 Aspectos de engenharia Descrever detalhadamente: os equipamentos utilizados Preparar o lay out da planta com a localização dos equipamentos e a descrição do fluxo do processo quantificação de todas as variáveis envolvidas no processo de produção Descrever a capacidade de produção nominal e efetiva e os custos de transporte envolvidos


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