A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Profª Vilma Regato. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I : O comportamento do indivíduo nos meios organizacionais. Objetivos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Profª Vilma Regato. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I : O comportamento do indivíduo nos meios organizacionais. Objetivos:"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Profª Vilma Regato

2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I : O comportamento do indivíduo nos meios organizacionais. Objetivos: Entender a constituição do indivíduo através do estudo da personalidade; Analisar a influência mútua entre indivíduo e organização.

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL As organizações constituem sistemas dos quais participamos desde o início da vida. Cada um de nós as influenciamos assim como somos influenciados por elas.

4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Robbins (2002) atenta para a importância do estudo do comportamento organizacional e observa que a compreensão de aspectos individuais garante maior sucesso aos gestores ao lidarem, especificamente, com problemas de relacionamento interpessoal.

5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Regato (2008) reforça que o estudo da personalidade agrega condições de êxito na gestão de recursos humanos. O entendimento das interações e de suas possíveis complicações torna-se mais fácil a partir da compreensão da conduta do indivíduo.

6 A PERSONALIDADE / Teorias Explicativas Somos o que pensamos ser ?

7 A PERSONALIDADE / Teorias... Conceitos: qualidade do que é pessoal, o que determina a individualidade da pessoa; Elemento mais estável da conduta; Constitui-se por todas as características cognitivas, afetivas e volitivas de um indivíduo. (Fonte Aurélio, 2009)

8 A PERSONALIDADE / Teorias... Personalidade vem de “persona” = máscara. Na Grécia antiga os atores encenavam seus personagens usando máscaras, tornando claro que as características encenadas não eram próprias. Socialmente todos temos a nossa máscara.

9 A PERSONALIDADE / Teorias... A personalidade é uma soma de características geneticamente herdadas mais influências do meio ambiente. Este é um processo de formação gradual, dinâmico e único.

10 A PERSONALIDADE / Teorias... A Teoria de Traços da Personalidade (CATTELL) Há traços geneticamente herdados (genótipos) e externamente adquiridos (fenótipos). Os primeiros tendem a conservar maior estabilidade embora possam ser mudados. Traços genéticos = traços fonte Traços ambientais = traços superficiais ‘

11 A PERSONALIDADE / Teorias... Todos temos vários traços de personalidade: Introversão x Extroversão; Pro-atividade x Passividade; Emotividade x Frieza; Segurança x Insegurança; Etc.

12 A Teoria Psicanalítica No final do séc.XIX, Freud falou sobre o inconsciente atentando para a impossibilidade de controle total da conduta humana. A PERSONALIDADE / Teorias...

13 A Teoria Psicanalítica Freud admite não haver “controle total dos instintos, por mais que a educação se esforce em fazê-lo.” Criou a técnica da psicanálise para estudo do comportamento e tratamento de psicopatologias. A PERSONALIDADE / Teorias...

14 Freud apresentou o aparelho psíquico da seguinte forma: ID – representa o inconsciente e guarda os instintos primitivos e material recalcado; EGO –estrutura consciente que faz ponte entre as demais estruturas; SUPEREGO – estrutura consciente que permite a auto- censura e a introjeção das leis sociais.

15 A PERSONALIDADE / Teorias... Na teoria Freudiana o ID equivale ao prazer assim como o superego à realidade, havendo uma espécie de “negociação” que regula a vida psíquica. Vivenciamos conflitos constantes que são “resolvidos” pela dinâmica psíquica.

16 A PERSONALIDADE / Teorias... A Teoria Humanista (Rogers) Rogers aposta que a verdadeira personalidade só “ é conhecida na vida adulta, quando podemos fazer as próprias escolhas.”

17 A PERSONALIDADE / Teorias... A Teoria Humanista (Rogers) Rogers critica a Instituição “escola”, admitindo que ela forma comportamentos impróprios nas crianças. Elas são condicionadas por meio de reforços e punições. São frases de Rogers: “O Homem é sempre uma obra inacabada.” “O Homem não nasce pessoa, mas torna-se uma no contato com as demais. De sua experiência no mundo resulta a formação da personalidade.”

18 A PERSONALIDADE / Teorias... A Teoria do Condicionamento Chamamos condicionamento à repetição de comportamentos conforme nos são apresentados estímulos já conhecidos. Exibimos uma gama de condutas condicionadas conforme os ambientes e os estímulos percebidos. A frequência de um ato tem relação direta com o fato de ser compensadora ou não para as pessoas.

19 A PERSONALIDADE / Teorias... Pavlov e Skinner são defensores desta teoria que prioriza aspectos ambientais na formação da personalidade. A maioria de nossos comportamentos sociais são condicionados. Conforme a aprovação ou reprovação de uma atitude, esta pode ser extinta de nosso modus operandi.

20 A PERSONALIDADE / Teorias... Máximas para você pensar... “O meio é que faz o Homem.” “O Homem nasce bom, o meio o corrompe” “Filho de peixe, peixinho é!” “É de pequeno que se torce o pepino.”

21 O Indivíduo Nos Grupos Considerando a nossa diversidade genética e de ambiente não devemos subestimar a dificuldade gregária compartilhada por todos dentro de um grupo. Os grupos exigem ressocializações, quando abandonamos hábitos particulares em prol da própria sobrevivência em situações de grupo.

22 O Indivíduo Nos Grupos Adentramos aos grupos de maneira efetiva quando nos permitimos ser batizados pelos mesmos. (FIORELLI, 2003) Você se considera bem ajustado aos grupos de que participa?


Carregar ppt "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Profª Vilma Regato. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I : O comportamento do indivíduo nos meios organizacionais. Objetivos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google