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HORIZONTES DA LEITURA E DA ESCRITA ENSINOMÉDIO Fonte: porangaaurilene.wordpress.com/

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1 HORIZONTES DA LEITURA E DA ESCRITA ENSINOMÉDIO Fonte: porangaaurilene.wordpress.com/

2 1. O texto e suas linguagens As palavras são instrumentos concretos de visualização, porque atribuem sentido quando são lidas. Vídeopoema feito com hai-kai de Dinah Vieira, por Mauro Rubens Disponível em: http://mauroubens.posterous.com ENSINOMÉDIO HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

3 ENSINOMÉDIO Fonte: http://www.navevazia.com Há textos que nos remetem a poemas típicos do concretismo e que exploram o espaço gráfico da página. São os chamados “poemas visuais”. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

4 Exercício da Criação: 3a Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop), em junho de 2009 Disponível em: youtube.com/watch?v=aFuO2CYu8Dc ENSINOMÉDIO Por meio da linguagem, somos capazes de construir um modelo de mundo em que inserimos imagens mentais de tudo o que conhecemos. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

5 CÍRCULO VICIOSO Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume: "Quem me dera que eu fosse aquela loira estrela Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!" Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme: "Pudesse eu copiar-te o transparente lume, Que, da grega coluna à gótica janela, Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela" Mas a lua, fitando o sol com azedume: CÍRCULO VICIOSO Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume: "Quem me dera que eu fosse aquela loira estrela Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!" Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme: "Pudesse eu copiar-te o transparente lume, Que, da grega coluna à gótica janela, Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela" Mas a lua, fitando o sol com azedume: ENSINOMÉDIO Leia o poema a seguir. "Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela Claridade imortal, que toda a luz resume"! Mas o sol, inclinando a rútila capela: Pesa-me esta brilhante auréola de nume... Enfara-me esta luz e desmedida umbela... Por que não nasci eu um simples vaga-lume?"... In: Poesias completas, 1901. Machado de Assis. "Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela Claridade imortal, que toda a luz resume"! Mas o sol, inclinando a rútila capela: Pesa-me esta brilhante auréola de nume... Enfara-me esta luz e desmedida umbela... Por que não nasci eu um simples vaga-lume?"... In: Poesias completas, 1901. Machado de Assis. Atividade 1: a. O que justifica o sentido do título do poema? b. Escreva um parágrafo que constitua a mensagem principal do texto. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

6 POR QUE OS VAGALUMES EMITEM LUZ? POR QUE OS VAGALUMES EMITEM LUZ? No intento de chamar a atenção de sua parceira, o vagalume acende sua "lanterna biológica". A intensidade, a velocidade e a frequência dos flashes variam de acordo com a espécie. As cores de suas lanternas oscilam do verde- amarelado ao laranja, passando pelo vermelho, cor emitida por um único grupo de coleópteros que só se pode encontrar no Brasil. O fenômeno da luz brilhante é denominado "Bioluminescência" e diversos organismos possuem essa capacidade de emitir luz. Na definição geral, temos que é "o processo em que luz é produzida por uma reação química que origina no organismo". A Bioluminescência é encontrada principalmente no fundo do oceano, mas vagalumes também possuem esta habilidade. Ambos os sexos de vagalumes fazem uso de um padrão de flash específico que pode variar de um estouro curto a uma sucessão flamejante, contínua e longa. Em suma, a lanterna do vagalume é essencialmente um dispositivo de namoro; mas como o vagalume gera a luz de fato? Pesquisadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, descobriram que a mesma substância responsável pelo controle da pressão sanguínea que leva à ereção do pênis, o óxido nítrico (NO), serve de mensageira entre o impulso elétrico emitido pelos neurônios do vagalume e o disparo do flash luminoso. Durante os dois anos de pesquisa, os cientistas americanos demonstraram que a lanterna dos vagalumes se acende sempre que se estimula a produção do óxido nítrico. ENSINOMÉDIO Vagalumes das famílias dos elaterídeos (A), fengodídeos (B) e lampirídeos (C) Fonte: Revista Ciência Hoje On-line: http://www.ciencia.org.br Atividade 2: Faça um resumo desse texto. Lembre-se de que o resumo é um trabalho de síntese que tem como objetivo apresentar com fidelidade as ideias essenciais contidas no texto original. Atividade 2: Faça um resumo desse texto. Lembre-se de que o resumo é um trabalho de síntese que tem como objetivo apresentar com fidelidade as ideias essenciais contidas no texto original. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

7 2. A leitura como processo de interação ENSINOMÉDIO Compreender um texto... exige habilidade, interação e trabalho Compreender um texto... exige habilidade, interação e trabalho Compreender um texto... é uma forma colaborativa que se dá na interação entre autor-texto-leitor ou falante-texto-ouvinte Compreender um texto... é uma forma colaborativa que se dá na interação entre autor-texto-leitor ou falante-texto-ouvinte Compreender um texto... é inferir e produzir conhecimentos Compreender um texto... é inferir e produzir conhecimentos Fonte: www.imagens.google.br HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

8 ENSINOMÉDIO O que nos motiva a fazer inferências? Exercer a atividade mental Exercer a atividade mental Ler para construir Ler para construir significados do texto Compreender o que está implícito no texto Compreender o que está implícito no texto HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

9 ENSINOMÉDIO Para a saúde bucal, o cigarro é inimigo número um. Ele pode causar desde simples manchas nos dentes até câncer labial. A nicotina influencia na pigmentação dos dentes, deixando-os amarelados. Além disso, qualquer tipo de fumo, entre eles cigarro, charuto e cachimbo pode causar um tipo de câncer que se concentra nos lábios. A inferência caracteriza-se pelo resultado da compreensão do que está implícito no texto......e que o leitor consegue captar com base em seus conhecimentos prévios e no texto científico. Fonte: www.org.br/saude HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

10 ENSINOMÉDIO A imagem traz informações importantes, mas o texto escrito é a chave do humor. Nos quadrinhos, a ambiguidade funciona como recurso de construção de sentidos, produzida intencionalmente com o objetivo de causar humor nos leitores. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

11 ENSINOMÉDIO  A inferência está sugerida no último quadrinho;  O desfecho inesperado provoca o efeito de humor;  Conhecimento de mundo e sociocultural em que os personagens estão inseridos;  Recorrência ao conhecimento prévio acerca da guerra medieval que fazem referências à ação apresentada. É preciso conhecer as características do gênero textual. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

12 ENSINOMÉDIO Suporte do texto escrito Tem a função básica de tornar a escrita acessível para fins comunicativos Apresenta-se como objeto que permite a manifestação do texto HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

13 TIPOS TEXTUAIS Narração: sequências de eventos e ações, com indicações de personagens, tempo e lugar. Descrição: sequências de caracterização ou de indicação circunstancial Exposição: sequências de identificação e explicação analítica Argumentação: presença de comentários e de avaliação Instrucional: presença de instrução, ordem ou orientação Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

14 Atividade 3 Leia o texto da campanha realizada e retire os tipos textuais nas opções a seguir: a. Narração b. Argumentação c. Instrucional ENSINOMÉDIO HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

15 3. A escrita como uma habilidade ENSINOMÉDIO Tautologia: redundância ou pleonasmo Os exemplos clássicos: 1.subir para cima... 2.descer para baixo... 3.na minha opinião... 4.acho particularmente que os senhores têm razão... 5.o motivo que me traz a esta festa... 6.a razão de minha vinda até aqui é algo extremamente pessoal... 7.manusear com as mãos... 8.avançar para adiante... 9.... HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

16 O que nós vemos das coisas são as coisas. Por que veríamos nós uma coisa se houvesse outra? Por que é que ver e ouvir seria iludirmo-nos Se ver e ouvir são ver e ouvir? O essencial é saber ver, Saber ver sem estar a pensar, Saber ver quando se vê, E nem pensar quando se vê, Nem ver quando se pensa. Os versos a seguir fazem parte do poema “O guardador de rebanhos”, de Alberto Caeiro. “O guardador de rebanhos”, de Alberto Caeiro. ENSINOMÉDIO Atividade 4 A tautologia foi utilizada em alguns versos no poema de Alberto Caeiro como uso persuasivo da linguagem. Identifique-a e explique como ela estabelece relação com o ponto de vista do poeta. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita

17 4. Clareza é fundamental HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO A coerência Relação lógica entre as ideias. Estabelece sentido entre os conhecimentos ativados pelas expressões linguísticas do texto. É a partir dos conhecimentos que temos que vamos construir um modelo de mundo representado em cada texto – é o mundo textual. Tal mundo, é claro, nunca vai ser uma cópia fiel do mundo real, já que o produtor do texto recria o mundo sob uma ótica ou ponto de vista, dependendo de seus objetivos, crenças, convicções e propósitos. Koch, I. & Travaglia, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990. p. 63

18 HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO Conexão entre as palavras de um texto, por meio de elementos formais (conectivos) que assinalam o vínculo entre os seus componentes. Exemplos na tirinha a seguir: os conectivos “mas”, “mesmo que”. A coesão

19 IntertextualidadeIntertextualidade A produção e a recepção de um texto dependem do conhecimento de outros textos por parte dos interlocutores. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO

20 HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO A publicidade – anúncio do Bom Bril Na publicidade a intertextualidade assume a função não só de persuadir o leitor, como também de difundir a cultura, uma vez que se trata de uma relação com a arte. Fonte: http://www.myclassiclyrics.com/artist_biogr aphies/Leonardo_da_Vinci_Biography.htm

21 ENSINOMÉDIO HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita Atividade 5 a. Que efeito de sentido a oração causa sobre o leitor? Justifique sua resposta. b. Que tipo de relação este texto estabelece com a oração do “Pai Nosso”: intertextual ou interdiscursiva? Leia a oração a seguir:

22 A escrita: uma habilidade que exige organização do pensamento e eficiência na expressão verbal HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO Aspectos da norma padrão: adequação ao registro formal ou informal Entre os aspectos relativos à proposta de redação, devem ser considerados o tema e a estrutura A estrutura requer a composição de um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão 5. A escrita: uma habilidade

23 HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO O TEXTO ARGUMENTATIVO: defende uma ideia, opinião ou ponto de vista O TEXTO ARGUMENTATIVO: defende uma ideia, opinião ou ponto de vista Distinguem-se três componentes: tese – argumentos – estratégias argumentativas TESE é a ideia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião. Ex.: A Igreja é contra a legalização do aborto. (TESE) OS ARGUMENTOS de um texto são identificados através da pergunta (por quê?). Ex.: A Igreja é contra a legalização do aborto, porque.... (o porquê é ARGUMENTO) AS ESTRATÉGIAS argumentativas são os recursos (verbais e/ou não-verbais) utilizados para envolver, convencer e persuadir o leitor/ouvinte. Ex.: A Igreja é contra a legalização do aborto, porque a interrupção (espontânea ou provocada) de uma gestação antes do final do seu desenvolvimento normal...

24 A argumentação 1. A argumentação lógico-matemática Argumentação de um francês que foi apanhado a 250 km/h numa estrada onde o limite era de 70. Sr. Dr. Juiz, Confirmo que vi na estrada placa com marca 70 em números negros inscritos num círculo vermelho, sem qualquer informação de unidades. Ora como sabe, a Lei de 4 de Julho de 1837 torna obrigatório na França o Sistema Métrico e o Decreto 65-501 de 3 de Maio de 1961, modificado de acordo com as diretivas europeias, define, COMO UNIDADE DE BASE LEGAL, as unidades do Sistema Internacional, SI. Poderá confirmar tudo isso no site do Governo. Ora, no Sistema SI, a unidade de comprimento é o "metro", e a unidade de tempo é o "segundo". Torna-se, portanto, evidente que a unidade de Velocidade é o "metro por segundo". Não me passaria pela cabeça que o Ministério pudesse aplicar uma unidade diferente. Assim sendo, os 70 metros por segundo correspondem exatamente a 252 km/h. Ora, a Polícia afirma que me cronometrou a 250 km/h, o que eu não contesto. Circulava, portanto, 2 km/h abaixo do limite permitido. Esperando a aceitação dos meus argumentos por V.Exª, atenciosamente. HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO Fonte: http://www.mail-archive.com/goldenlist@yahoogroups.com/msg00708.html

25 HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO A argumentação O conceito de trabalho no ponto de vista físico se atribui a todos os conceitos de trabalho existentes nas outras áreas de conhecimento. Para física, de forma geral, o trabalho se trata de uma transferência de energia através de uma força ao longo de um deslocamento. Aos olhos da ciência não há duvidas que esse conceito pode ser aplicado tranquilamente. Como por exemplo, na energia contida nas moléculas de ATP, que são convertidas em trabalho no movimento executado pela força dos músculos. Ao ponto das ciências humanas talvez isso se torne mais difícil de enxergar, mas trabalho faz referência a uma atividade exercida por uma ou mais pessoas que executam uma tarefa, seja ela construir, montar, coletar, dominar, escravizar etc. Essas tarefas só podem ser executas devido à execução de forças sobre as matérias e assim serem transformadas e produzindo um produto final. Sendo assim, uma energia é transferida para o sistema através de uma força que realiza vários deslocamentos de formas diferentes. De forma hipotética, podemos até dizer que o trabalho mental exige uma força que desloca o pensamento para frente. 2. A argumentação físico-científica Fonte: http://gbarbosabio.blogspot.com/2009/03/tarefa-3c-textos-argumentativos-e.html

26 HORIZONTES DA LINGUAGEM: A leitura e a escrita ENSINOMÉDIO A argumentação 3. A argumentação literária Embora a tautologia potencialmente desconstrua o argumento da criança no bilhete ao lado, o efeito de argumentação não cessa. Os conectivos “por causa de” e “que” desencadeiam interpretação explicativa, isto é, efeito de argumentação. Estudos Lingüísticos XXXIV, p. 123-128, 2005. Disponível em

27 Atividade 6 a. Ao se referir à rapaziada, o poeta faz alusão a quem? b. Em sua opinião, qual é o posicionamento do autor em relação ao samba? Argumento. Paulinho da Viola. Disponível em: ENSINOMÉDIO Argumento, de Paulinho da Viola.


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