A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESISTÊNCIA MUSCULAR POR ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA BRAZ METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESISTÊNCIA MUSCULAR POR ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA BRAZ METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO."— Transcrição da apresentação:

1

2 RESISTÊNCIA MUSCULAR POR ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA BRAZ METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO

3 RESISTÊNCIA MUSCULAR É A HABILIDADE DO MÚSCULO OU DE UM GRUPAMENTO MUSCULAR PARA DESEMPENHAR ALGUM TIPO DE TRABALHO, REPETIDAMENTE, CONTRA UMA RESISTÊNCIA MODERADA. (GALLAHUE E OZMUN, 2001)

4 RESISTÊNCIA MUSCULAR PODE SER DEFINIDA COMO A CAPACIDADE DE MANTER A ATIVIDADE CONTRÁTIL. (ROBERGS E ROBERTS, 2002)

5 RESISTÊNCIA MUSCULAR DESIGNA A CAPACIDADE DE SUSTENTAR NÍVEIS SUBMÁXIMOS DE FORÇA DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO. (WINNICK, 2004) Ou simplesmente: Resistência muscular significa a capacidade de persistir.

6 RESISTÊNCIA MUSCULAR A resistência muscular localizada propicia uma adaptação anatômica primária nas estruturas musculares para o trabalho de força que virá posteriormente. (Bompa, 2001)

7 RESISTÊNCIA MUSCULAR Sendo assim, uma vez tendo força para uma tarefa, precisará da resistência muscular para a melhora adicional no desempenho e uma capacidade para persistir.

8 RESISTÊNCIA MUSCULAR A RESISTÊNCIA É ALCANÇADA POR CONTRAÇÕES REPETITIVAS DE FIBRAS MUSCULARES. (SHARKEY, 2002) AS CONTRAÇÕES REPETITIVAS EXIGEM UM CONTÍNUO SUPRIMENTO DE ENERGIA E FIBRAS MUSCULARES COM CAPACIDADES AERÓBIAS PARA O TRABALHO.

9 RESISTÊNCIA MUSCULAR A RESISTÊNCIA É IMPORTANTE PARA A PRÁTICA, TREINAMENTO E DESEMPENHO SUSTENTADO.

10 RESISTÊNCIA MUSCULAR A REPETIÇÃO LEVA À HABILIDADE, E A REPETIÇÃO EXIGE RESISTÊNCIA, ENTÃO A RESISTÊNCIA É FREQUENTEMENTE A CHAVE DO SUCESSO NO ESPORTE E NO TRABALHO.

11 RESISTÊNCIA MUSCULAR RESISTÊNCIA GERAL Atividade  Grupos musculares e sistemas  Prolongado período de tempo “SNC, Neuromuscular e Cardiorrespiratório”

12 RESISTÊNCIA MUSCULAR RESISTÊNCIA ESPECÍFICA: Resistência para as atividades Resistência para jogos “ particularidade da tarefa ” “ particularidade do desporto” “ diferenciação de atos motores”

13 Solicitação Muscular Resistência (muscular) geral: - representa 1/7 ou mais da musculatura esquelética - consumo de O 2 Resistência (muscular) localizada: - representa menos de 1/7 da musculatura esquelética - força física e capacidade anaeróbia

14 BENEFÍCIOS: -Aumento das enzimas aeróbias; -Aumento da densidade mitocondrial; -Aumento dos capilares; -Contrações mais eficientes; -Possíveis alterações nos tipos de fibras (p. ex. de contração rápida para lenta).

15 VANTAGENS: -Aumento da capacidade física; -Otimização da capacidade de recuperação; -Redução de lesões; -Aumento da tolerância a cargas; -Manutenção de alta velocidade de reação; -Redução de erros técnicos; -Prevenção de falhas táticas (fadiga); -Estabilização da saúde;

16 RESISTÊNCIA MUSCULAR Características dos Exercícios para Resistência Muscular

17 REFERÊNCIAS Bompa, T.O. Periodização. Teoria e Metodologia do Treinamento. Phorte editora, São Paulo; 2001 ROBERGS, Robert A.;ROBERTS, Scott O. Princípios fundamentais de Fisiololgia do Exercício: para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo: Phorte Editora, 2002. HEYWARD, Vivian H. Avaliação Física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. WILMORE, Jack H. Wilmore; COSTILL, David, L. Fisiologia do exercício e do exporte. 2 ed. São Paulo: Manole, 2001.


Carregar ppt "RESISTÊNCIA MUSCULAR POR ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA BRAZ METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google