Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRita de Barros de Santarém Alterado mais de 8 anos atrás
1
ALINE OLIVEIRA EVERTON GODOI GABRIEL LEONI LENILTON ROCHA NELSON DEDA Capítulo 12 Bibliotecas ElipseX
2
O E3 possui ferramentas que possibilitam transformar qualquer objeto ou conjunto de objetos em uma biblioteca do usuário. As bibliotecas de usuário vem de linguagens orientadas a objeto. Onde diversos componentes podem ser compartilhados entre vários projetos diferentes, sem que haja necessidade de criar novamente cada um dos objetos.
3
Vantagens Aumento de produtividade; Reutilização do código; Minimização de testes durante o desenvolvimento; Criação de interfaces padrão para objetos desenvolvidos; Diminuição do tempo de desenvolvimento de novos projetos; Proteção do conteúdo do projeto. É recomendado para a maioria das aplicações.
4
Tela inicial
5
Criação de bibliotecas do usuário Objetos ElipseX podem conter: Desenhos; variáveis internas (podem exportadas para aplicação); Lógicas de programação (scripts) – presentes em todas as cópias do objeto que está sendo criado.
6
Criação de bibliotecas do usuário 1. Abra o menu Arquivo, selecione o item Novo Projeto e clique em Avançar. 2. Na opção Informe o tipo de Aplicação, selecione Biblioteca de componentes do E3.
7
Criação de bibliotecas do usuário
8
3. Digite o nome da biblioteca e a pasta onde será salva, e clique em Avançar. 4. Determine as especificações referentes ao Domínio. 5. Clique em Concluir.
9
Objetos que podem ser incluídos nas bibliotecas Xcontrol Podem ser inseridos nos XControls todos os itens disponíveis para as Telas, descritos nos respectivos capítulos. Entre estes itens estão as primitivas de desenho, objetos gráficos vetoriais, incluindo objetos da biblioteca de símbolos (WMF, EMF, etc.), objetos gráficos não vetoriais (BMP, JPEG, GIF, etc.), controles ActiveX do E3 (E3Chart, E3Browser e E3Alarm), controles ActiveX de terceiros e outros XControls. O XControl define uma interface gráfica com o usuário, que pode ser composta de quaisquer objetos do E3, com o propósito de ser multiplicada facilmente por um projeto. Pode-se criar um XControl clicando com o botão direito do mouse no arquivo *.lib criado no Domínio (Organizer - Explorer) ou em Bibliotecas de Objetos - XControl, selecionando a opção Inserir - XControl.
10
Xcontrol
12
Ao inserir um XControl, observe que na parte inferior da tela existem três abas, Design, Propriedades e Scripts. Na aba Propriedades pode-se inserir propriedades a serem exportadas pelo objeto. Elas podem ser associadas a um Tag ou outra propriedade qualquer quando o objeto estiver em uso em um projeto. Na aba Design, que equivale a uma Tela, pode-se inserir os objetos gráficos descritos anteriormente.
13
Xcontrol
14
XObject As bibliotecas de dados podem conter quaisquer tipos de objetos não gráficos, que são executados no E3 Server. Pode-se inserir em um XObject os seguintes objetos: Driver de Comunicação, Servidor de Dados, Banco de Dados, Fórmulas, Configuração de Alarmes, Servidor de Alarmes, Objetos COM, outros XObjects, dentre outros. Com ela, pode-se definir uma estrutura de dados a ser executada no servidor. Tal estrutura poderá realizar cálculos, Associações, comunicações, verificação de alarmes, registro histórico, etc., que independam de alguma interface gráfica (Viewer) aberta ou em execução naquele momento. Para criar um XObject, clique com o botão direito do mouse no arquivo *.lib no Organizer e escolha a opção Inserir - XObject. As opções disponíveis para as propriedades do XObject são as mesmas dos XControls, citadas anteriormente.
15
12.3 Exercícios Vamos desenvolver uma válvula que contém as informações de estado aberto ou fechado e local ou remoto. Cada válvula também possui o comandopara alterar estes estados.
16
12.3.1 XControl Válvula 1. No Organizer, clique com o botão direito do mouse em XControls e selecione o item Inserir XControl em -.
17
12.3.1 XControl Válvula 2. Na janela que se abre, selecione o mesmo diretório do projeto TreinamentoE3 e, no campo Nome, digite o nome do novo arquivo, "BibliotecaTreinamento".
18
12.3.1 XControl Válvula 3. Localize no Organizer o XControl1 criado e altere seu nome para "Valvula".
19
12.3.1 XControl Válvula 4. Na aba Design, desenhe o objeto Valvula. Insira a figura valv, adicionada como Recurso, textos e círculos conforme a imagem a seguir.
20
12.3.2 Propriedades e Associações do XControl Para o objeto Valvula poder receber informações externamente, precisamos criar propriedades. 1. Selecione a aba Propriedades, na parte inferior da Tela. 2. Clique em Adicionar e insira duas novas propriedades, mostradas na figura a seguir.
21
12.3.2 Propriedades e Associações do XControl 3. Selecione novamente a aba Design para associar as propriedades criadas com a cor dos círculos. 4. Abra a janela de propriedades do primeiro círculo e selecione a aba Associações. Na propriedade ForegroundColor, clique em para abrir o AppBrowser.
22
12.3.2 Propriedades e Associações do XControl 5. Selecione o XControl Valvula e a seguir sua propriedade Estado. Clique em Colar.
23
12.3.2 Propriedades e Associações do XControl 6. Altere o tipo da conexão para Digital e escolha duas cores para simbolizar Aberto (Ligado) e Fechado (Desligado).
24
12.3.2 Propriedades e Associações do XControl 7. No segundo círculo, crie uma Associação da propriedade ForegroundColor com a propriedade Remoto do Xcontrol Valvula. Escolha as cores para Remoto (Ligado) e Local (Desligado).
25
12.3.2 Propriedades e Associações do XControl 8. Para o nome da válvula ser exibido no texto, crie uma Associação da propriedade Value com a propriedade Name do XControl Valvula.
26
12.3.2 Propriedades e Associações do XControl 9. Salve a biblioteca. 10. Para que o objeto esteja disponível para utilização, é necessário registrar a biblioteca. No Organizer, clique com o botão direito do mouse no item Bibliotecas de Objeto e selecione a opção Registrar bibliotecas carregadas.
27
12.3.3 Inserindo um XControl na Tela 1. Na TelaCristalizacao, insira quatro objetos do tipo Valvula. Na área da Tela, clique com o botão direito do mouse e selecione o item Inserir - Valvula.
28
12.3.3 Inserindo um XControl na Tela 2. Outro método de inserir um XControl em uma Tela é arrastá-lo do grupo Bibliotecas na Galeria.
29
12.3.3 Inserindo um XControl na Tela 3. Para testar o funcionamento do objeto Valvula, altere a propriedade Estado e Remoto na lista de propriedades. A cor dos círculos deve ser alterada conforme configurado na biblioteca.
30
12.3.4 Scripts no XControl Ao clicar no primeiro círculo, seu estado deve ser alterado de Aberto para Fechado e vice-versa. O mesmo comportamento deve acontecer com a informação de Remoto e Local.
31
12.3.4 Scripts no XControl 1. No XControl Valvula, selecione o primeiro círculo e clique na aba Scripts.
32
12.3.4 Scripts no XControl 2. Adicione um script no evento Click. Na primeira linha, digite um comentário e, com o cursor posicionado na segunda linha, clique em AppBrowser.
33
12.3.4 Scripts no XControl 3. No AppBrowser, selecione o XControl Valvula e à direita a propriedade Estado. Clique em Colar.
34
12.3.4 Scripts no XControl 4. Complete o script digitando " = NOT " e busque novamente a propriedade Estado do objeto Valvula.
35
12.3.4 Scripts no XControl 5. Repita a mesma lógica para criar um script no evento Click do Circulo2 que inverta o valor da propriedade Remoto do objeto Valvula.
36
12.3.4 Scripts no XControl 6. Salve e registre a biblioteca. 7. Execute a aplicação e teste as novas funcionalidades.
37
12.3.5 Associando Tags a um XControl Cada válvula possui as informações de Estado e Remoto que são recebidas do equipamento (CLP). No capitulo Comunicação, criamos um Tag para cada informação das quatro válvulas. Vamos agora associar os Tags de Comunicação com a representação gráfica do XControl.
38
12.3.5 Associando Tags a um XControl 1.Na Tela Cristalizacao, selecione o objeto Valvula1, abra suas propriedades e selecione a aba Associações. Na propriedade Estado, clique em e abra o AppBrowser.
39
12.3.5 Associando Tags a um XControl 2. Localize o Tag de Comunicação que contém a informação do estado do objeto Valvula1. O Tag está em Servidor - Driver - Digitais - Estado_V1.
40
12.3.5 Associando Tags a um XControl 3. Para ler e escrever a informação de estado, altere a Associação para o tipo Bidirecional. 4. Crie uma Associação Bidirecional da propriedade Remoto para o Tag LocRem_V1.
41
12.3.5 Associando Tags a um XControl 5. Crie Associações em todas as válvulas com seus respectivos Tags de Comunicação.
42
OBRIGADO
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.