A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Ensino e Avaliação. Objetivo: Geral: oferecer formação específica sobre o currículo do Estado de São Paulo aos professores ingressantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Ensino e Avaliação. Objetivo: Geral: oferecer formação específica sobre o currículo do Estado de São Paulo aos professores ingressantes."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Ensino e Avaliação

2 Objetivo: Geral: oferecer formação específica sobre o currículo do Estado de São Paulo aos professores ingressantes aprovados no Concurso Público para provimento de cargo de professor Educação Básica II – SQC – II- QM, de 2013, homologado conforme publicação no DOE de 31/01/2014, como parte do estágio probatório, com vistas à complementação de sua formação e à reflexão e à ação de sua prática profissional. Específicos: orientar o cursista quanto à aplicação do Currículo da SEE-SP no que se refere às metodologias de ensino e avaliação por habilidades e competências.

3 Os Conteúdos  Conteúdos curriculares não são fins em si mesmos, mas meios básicos para constituir competências cognitivas ou sociais, priorizando-as sobre as informações. (PCNs)  Abrangem também procedimentos, valores e atitudes.

4  Livro didático: deixa de ser norteador e fonte única para o ensino da disciplina, e passa a ser complementado pela diversificação das fontes (inclusive paradidáticos)  “Para ser um bom professor de Geografia basta saber Geografia” – idéia ultrapassada. Necessária dialética formação-prática, tendo o aluno como centro.

5  Desenvolvimento do senso crítico, educação para a cidadania e para o respeito à diversidade.  Desenvolvimento de habilidades por meio de situações de aprendizagens organizadas como seqüências didáticas (SDs) – : Currículo do Estado de São Paulo.

6 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. Habilidades estão associadas ao "saber fazer": ação física ou mental, que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações- problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

7 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. As Competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico, ou professor de química. Nós desenvolvemos habilidades em busca de competências.

8 As habilidades em Geografia  Além das habilidades que constituem a competência leitora e escritora, expressas nas matrizes do SAEB e SARESP para Língua Portuguesa...  A Geografia tem por objetivo estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem. (PCN - GEOGRAFIA, 1998, p. 26). ...o espaço geográfico não é meramente um substrato sobre o qual as dinâmicas sociais se desenrolam, mas a dimensão viva dessa dinâmica...(Currículo Oficial do Estado de São Paulo)

9 Síntese das competências cognitivas avaliadas no exame do Saresp.

10 tema: 1: A paisagem e suas manifestações Competência de área 1: Compreender as distintas manifestações espaço-temporais na dinâmica da natureza e na produção dos objetos sociais, de modo a entender o papel das sociedades na produção do território, da paisagem e do lugar. Exemplo de questões – 6ª série/7º ano

11 Ao observá-las, é possível identificar a seguinte situação: I – a imagem 1 apresenta uma área de risco de desmoronamento construções inadequadas e ameaçadas. II- Na imagem 2, a avenida é larga e bem cuidada e os automóveis contam com sinalização para organização do trânsito. III- Ambas as imagens demonstram que a população conta com aparatos urbanos que lhes permitem uma qualidade de vida assegurada. Das afirmações acima, estão corretas: a)I e II b)II e III c)I e III d)II e III Nas grandes cidades, os objetos sociais são distribuídos de forma desigual, como demonstrado nas imagens abaixo. http://img.terra.com.br/i/2007/11/10/634275-2841- it2.jpg http://media.photobucket.com/image/largas%20avenidas%20cidade %20s%2525C3%2525A3o%20paulo/jpg Habilidade 3: Identificar, a partir de iconografia, diferentes formas de desigualdade social impressas na paisagem G I

12 Habilidade 2: Observar e reconhecer os diferentes elementos constitutivos de uma dada paisagem GIII De acordo com o que se observa nesta paisagem, podemos afirmar que os objetos naturais que aparecem são: a.Os rios e as montanhas. b.As construções à margem do rio. c.As embarcações e as estradas. d.Portos e encostas de montanhas. Fonte: Disponível em: http://www. atoz- nz.com/intro.asp?Loc=21.Acesso em :26 maio 2009.http://www

13 Qual é a diferença entre uma ATIVIDADE e uma SEQUÊNCIA DITÁTICA? ATIVIDADESSEQUÊNCIA DIDÁTICA  Não precisa ser desafiadora para todos.  Sem preocupação de adequação.  Pressupõe pré requisito.  Não exige reflexão.  Prevê desafios e tomada de decisão  Garante circulação de informação  Mantém as características sócio- culturais do objeto a ser aprendido  Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado

14 Refletindo

15 O que é avaliar? Avaliar – a valere : dar valor Verificar – verum facere : fazer verdadeiro (QUALITATIVA)

16 Finalidade da Avaliação Para que avaliar?  DIAGNOSTICAR CONHECER / REFLETIR  AGIR / RE – AGIR  PLANEJAR / RE- PLANEJAR Avaliar para mudar ⇒ mudar os paradigmas

17 SELECIONAR A seleção possibilita a escolha do melhor método a ser utilizado para a aprendizagem dos diferentes conteúdos ou tarefas requeridas para sua realização. DIAGNOSTICAR O diagnóstico permite julgar a causa provável (certa ou hipotética) de um problema de aprendizagem ocorrido e definir o melhor procedimento para superação. ANTECIPAR A avaliação antecipatória possibilita orientar para uma certa direção ou meta buscada. Isto é, define as regras de um jogo, dá as coordenadas, antecipa problemas, fornece parâmetros para a boa realização de algo que se deseja alcançar. ORIENTAR Orientar significa: direcionar, nortear, ajustar-se ou voltar-se para uma certa direção, conduzir. Na avaliação como orientação, avaliar e intervir ocorrem simultaneamente, de modo relacional e não causal. CERTIFICAR Certificação é o momento em que se recebe “algo” (uma confirmação) que indica que se completou minimamente certa exigência. REGULAR A função da avaliação como regulação é permitir uma avaliação formativa ou contínua. Ela informa e permite corrigir, antecipar e confirmar o que está acontecendo no processo / na direção pretendida.

18 Exame O exame possui 3 características: a) Pontual b) Classificatória; c) Seletiva.

19 PONTUAL  Apenas o momento do exame é importante, ou seja, não importa o antes ou o depois. Exemplo: Vestibular Comentário: “O aluno acaba de fazer a prova e entrega ao professor. Quando está saindo, se recorda que errou uma questão e pede ao professor para corrigir. A resposta é NÃO!”. Ou seja, foi importante apenas o momento em que ele estava fazendo a prova.

20 CLASSIFICATÓRIA Para o sistema, só importa o valor numérico que indica se o aluno passou ou reprovou. Toda sua vida escolar fica registrada, ou seja, o aluno fica marcado para a vida toda. Comentário: “ Um aluno no 1º e 2º bimestres tira 2. No 3º e no 4º bimestres tirou 6.Então o professor faz a média e lhe dá nota 4 de conceito final, reprovando-o. Ele apenas o classifica, não levando em conta o que o aluno aprendeu e seu avanço, ficando ainda preso na média.

21 SELETIVA Exclui os alunos das escolas, através das reprovações. Segundo a Revista Escola (edição 233 jun/jul 2010 – “Um erro que se repete a cada ano”.) na década de 80, 36% dos aluno em média repetiam de ano. Na década de 90, a média é de 30%.

22 Resolu ç ão SE - 61, de 24-9-2007 Dispõe sobre o registro do rendimento escolar dos alunos das escolas da Rede Estadual Art. 1 º -Nas escolas da rede estadual de ensino, o registro das s í nteses bimestrais e finais dos resultados da avalia ç ão do aproveitamento do aluno, em cada componente curricular, ser á efetuado em escala num é rica de notas em n ú meros inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). Par á grafo ú nico - As s í nteses bimestrais e finais devem decorrer da avalia ç ão do desempenho escolar do aluno, realizada por diferentes instrumentos de avalia ç ão e de forma cont í nua e sistem á tica, ao longo do bimestre e de todo ano letivo. Art. 4º - Ao final do semestre/ano letivo, o professor deverá emitir, simultaneamente, a nota relativa ao último bimestre e a nota que expressará a avaliação final, ou seja, aquela que melhor reflete o progresso alcançado pelo aluno ao longo do ano letivo, por componente curricular, conforme a escala numérica especificada no artigo 1º desta resolução.

23 AVALIAÇÃO Segundo Cipriano, a avaliação tem caráter diagnóstico: Um médico primeiro avalia o seu paciente. Após a avaliação, ele dá um diagnóstico (resultado dessa avaliação) para então oferecer opções para a cura do seu problema de saúde. Em contraposição ao EXAME, são as características da avaliação:  Não Pontual;  Includente;  Dinâmica (Não classifica).

24 NÃO PONTUAL Importa todo o processo de aprendizagem, ou seja, o antes, o agora e o que pode vir depois. O que o aluno não sabe, é o ponto de partida para ações pedagógicas (trabalho educativo, nas palavras do autor) para que ele possa vir a saber.

25 INCLUDENTE/INCLUSIVA  Traz o aluno para o aprendizado. Do livro, Avaliação da Aprendizagem Escolar: Um ato amoroso. Não confundir “um ato de amor” com pieguice ou paixão e sim no sentido de: - Inclusão (acolhimento); - Respeito aos limites; - Suporte para o desenvolvimento do aluno – autonomia.

26 DINÂMICA Ela não classifica, mas diagnostica o que está ocorrendo para que haja possibilidade de melhoria. Segundo Cipriano, foram dados muitos nomes a avaliação: Diagnóstica, formativa, dialética, dialógica, mediadora, etc.). Mas são redundantes uma vez que, obrigatoriamente, a avaliação tem que ser tudo isso...

27 Avaliação Formativa: Características Avaliação Formativa: Características  É conduzida pelo professor;  Destina-se a promover a aprendizagem;  Leva em conta o progresso individual;  Erros fornecem informações diagnósticas;  Os alunos exercem papel central, atuando ativamente em sua própria aprendizagem; compreendendo suas possibilidades e fragilidades e aprendendo como se relacionar com elas.

28 Definição de Sequência Didática A sequência didática é um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

29 Através da avaliação distinguimos Ensino e Aprendizagem Através da avaliação distinguimos Ensino e Aprendizagem

30 A quem a Avaliação avalia? Processo de ENSINO APRENDIZAGEM  EDUCADOR EDUCANDO

31 CONCLUSÃO CONCLUSÃO A prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica, e, não voltada para a seleção de uns poucos. Por si, a avaliação é inclusiva é, por isso mesmo democrática. Por ela, por onde quer que se passe, não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca, não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente, em busca do melhor. Sempre! (Cipriano Carlos Luckesi)

32 Referências bibliográficas  ANTUNES, Celso. A Sala de Aula de História e Geografia. 2ªed. Campinas: Papirus, 2003.  Luckesi, Cipriano Carlos - A base ética da avaliação da aprendizagem na escola.  KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2005.  Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC)  Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008)  LASTRES, H., ALBAGLI, S., ET ALL, 1999, Informação e Globalização na Era do Conhecimento, Rio de Janeiro, Campus.  MOUNTIAN, S., HAMA, T., 2001, Teoria da Abrangência - Um Conhecimento Inédito de Transformação e Mudança nas Organizações, São Paulo, Editora Cultrix.  BRASIL. Ministério da Educação. Referências para a formação de professores. Brasília, MEC/SEF, 1999.


Carregar ppt "Metodologia de Ensino e Avaliação. Objetivo: Geral: oferecer formação específica sobre o currículo do Estado de São Paulo aos professores ingressantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google