Carregar apresentação
PublicouNatan Terra Branco Alterado mais de 7 anos atrás
1
Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação
Ricardo Borges & Nuno Rafael Santos TLOG09/2016
2
Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação
Abertas Fechadas Retorno Reformulação
3
Perguntas Abertas Permite recolher informação, conduzem à reflexão; a resposta exprime uma opinião, uma ideia: quem; o quê; o que; quando; quanto; porquê; por que; onde. “qual a sua opinião sobre…?” “o que lhe parecem estes dados…?” “qual a sua experiência com…?”
4
Perguntas Fechadas Confirmam informação ou opinião; a resposta é sim ou não. “concorda que…?” “o que me está a referir é…?”
5
(feed-back): resposta do recetor à mensagem enviada pelo emissor
Perguntas de Retorno (feed-back): resposta do recetor à mensagem enviada pelo emissor
6
Perguntas de Reformulação
Servem para resumir o que o interlocutor (pessoa que também participa do processo de comunicação) acabou de dizer e confirmar se a mensagem foi bem percebida. Exemplos de reformulações: “Está a dizer-me que...?” “A ideia que me quer passar é...?”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.