A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação
Ricardo Borges & Nuno Rafael Santos TLOG09/2016

2 Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação
Abertas Fechadas Retorno Reformulação

3 Perguntas Abertas Permite recolher informação, conduzem à reflexão; a resposta exprime uma opinião, uma ideia: quem; o quê; o que; quando; quanto; porquê; por que; onde. “qual a sua opinião sobre…?” “o que lhe parecem estes dados…?” “qual a sua experiência com…?”

4 Perguntas Fechadas Confirmam informação ou opinião; a resposta é sim ou não. “concorda que…?” “o que me está a referir é…?”

5 (feed-back): resposta do recetor à mensagem enviada pelo emissor
Perguntas de Retorno (feed-back): resposta do recetor à mensagem enviada pelo emissor

6 Perguntas de Reformulação
Servem para resumir o que o interlocutor (pessoa que também participa do processo de comunicação) acabou de dizer e confirmar se a mensagem foi bem percebida. Exemplos de reformulações: “Está a dizer-me que...?” “A ideia que me quer passar é...?”


Carregar ppt "Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google