A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DIGESTÓRIO ( Dentes, estômago e intestino) Ciências 8 ⁰ANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DIGESTÓRIO ( Dentes, estômago e intestino) Ciências 8 ⁰ANO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DIGESTÓRIO ( Dentes, estômago e intestino) Ciências 8 ⁰ANO

2 O QUE É DIGESTÃO? Digestão é a transformação dos alimentos em substâncias menores e mais simples para que possam ser absorvidas pelo nosso corpo.

3 Nosso corpo funciona como um carro; para que ele se mova, é preciso ter um combustível e um comburente. Ou seja, sem o nosso combustível (alimento) e o comburente (oxigênio), nosso corpo não tem ENERGIA para funcionar. O2O2

4 CANAL ALIMENTAR E GLÂNDULAS ACESSÓRIAS

5 MASTIGAÇÃO O primeiro processo para a digestão é a mastigação, no qual os alimentos são triturados e moídos, facilitando a digestão.

6 DENTES Funções: triturar, amassar, furar e rasgar os alimentos, transformando-os em partículas menores; Adulto: 32 dentes (se os últimos molares nascerem); Criança: 20 dentes (elas não têm pré-molares). DenteQuant. * Função Incisivos4Cortar Caninos2Rasgar e furar Pré-molares4Amassar e triturar Molares6Amassar e triturar

7

8 ESCOVAÇÃO

9 A mastigação não envolve somente os dentes, mas também os músculos e ossos da face e estimula a liberação da saliva pelas glândulas salivares. No processo da digestão, a saliva lubrifica o alimento, facilitando que ele seja engolido. A saliva contém enzima amilase, matém a boca úmida, auxiliando na prevenção das cáries.

10

11 LÍNGUA Botões gustativos: funcionam como receptores de moléculas químicas que identificam o gosto dos alimentos, sua movimentação ajuda a formar o bolo alimentar e a engolir.

12

13 ATIVIDADES DA APOSTILA PÁG. 39

14 PROCESSO DE DIGESTÃO O alimento mastigado e misturado com a saliva é chamado bolo alimentar. Ele é engolido e, seguindo seu caminho pelo sistema digestório, passa pela faringe, que se abre em dois caminhos, um para a traqueia, que leva o ar da respiração para os pulmões, e outro que leva os alimentos para o esôfago.

15 A epiglote é uma cartilagem que cobre a entrada da traqueia. Com isso, o bolo alimentar segue para o esôfago. Quando ocorre alguma falha no fechamento da epiglote, partículas do bolo alimentar ou gotículas de líquido podem ir para a traqueia, fazendo com que a pessoa engasgue e tussa, como um reflexo para desobstruir a traqueia e restabelecer a passagem de ar.

16

17 DEGLUTIÇÃO

18 No esôfago, o bolo alimetar é impulsionado por meio de contração e relaxamento dos músculos de suas paredes até o estômago. Esses movimentos musculares involuntários ocorrem também no estômago e intestinos e são chamados de movimentos peristálticos.

19 O estômago possui paredes musculares elásticas, que podem se expandir para acomodar o bolo alimentar, o qual é misturado ao suco gástrico. O suco gástrico é secretado por glândulas da parede interna do estômago, sendo formado principalmente por ácido clorídrico, que possui alta capacidade de corrosão, e uma ensima chamada pepsina, que atua na digestão de proteínas. As contrações das paredes do estômago permitem que o bolo alimentar se misture com o suco gástrico, transformando-se em uma massa pastosa, chamada quimo.

20 Os principais procedimentos para completar a digestão ocorrem no duodeno, primeira porção do intestino, com aproximadamente 25 cm de comprimento.

21

22

23 BARULHO NA BARRIGA PÁG. 40

24 ATIVIDADES PAG. 41 e 42

25 INTESTINO DELGADO: Jejuno e Íleo Ocorre também a absorção dos nutrientes.

26 VILOSIDADES INTESTINAIS

27 INTESTINO GROSSO Após a passagem pelo intestino delgado, o conteúdo alimentar torna-se bastante líquido, devido aos vários sucos digestivos que foram adicionados ao quimo. No intestino grosso, que possui aproximadamente um metro e meio de comprimento, a água e os sais minerais nela dissolvidos são absorvidos.

28

29 VERMES PÁG. 43

30

31 No intestino grosso existem inúmeras bactérias que formam a microbiota intestinal (popularmente chamada de flora intestinal). Essas bactérias são benéficas ao organismo e o protegem de micro-organismos causadores de doenças. Além disso, sintetizam compostos como a vitamina K e realizam a decomposição do que não foi digerido, o que pode gerar gases. No intestino grosso, também há formação das fezes, que poeteriormente são eliminadas pelo ânus.

32 APENDICITE PAG. 44

33 DIGESTÃO Vídeo - resumo

34 FIM ATIVIDADES PÁG. 45 e 46, 48


Carregar ppt "SISTEMA DIGESTÓRIO ( Dentes, estômago e intestino) Ciências 8 ⁰ANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google