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LUDICIDADE: O BRINQUEDO, A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. SANTOS, Ligia Brito; SANTOS, Gilmara Pereira.

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1 LUDICIDADE: O BRINQUEDO, A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. SANTOS, Ligia Brito; SANTOS, Gilmara Pereira.

2 LUDICIDADE: O BRINQUEDO, A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A educação infantil é uma etapa importante na formação da personalidade do sujeito. Algumas das influencias que a criança recebe nessa etapa vão ficar marcadas para o resto de suas vidas; atitudes de cooperação, solidariedade, responsabilidade, valoração serão determinantes para o tipo de adulto que pretendemos formar. Infelizmente ainda não é uma etapa da educação considerada de suma importância nem para a sociedade e nem para a área educacional. Procedimentos metodológicos que envolvam a Ludicidade de forma ampla favorecem o ensino e aprendizagem da criança de maneira mais simplificada. Por esse motivo e por perceber deficiências como falta de coordenação motora, desinteresse pelas atividades propostas e pouca afetividade entre si, pretendemos inserir nesse período de estagio supervisionado, contação de historias, dança, jogos e brincadeiras, como forma de influenciar o desenvolvimento cognitivo e a interação entre eles. Entendemos que a Ludicidade é uma forma prazerosa de desenvolver a criatividade, o conhecimento, incluiremos diversas situações didáticas com a finalidade de trabalhar motricidade, coordenação motora, sociabilidade e afetividade.

3 LUDICIDADE: O BRINQUEDO, A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Procedimentos metodológicos que envolvam a Ludicidade de forma ampla favorecem o ensino e aprendizagem da criança de maneira mais simplificada. Por esse motivo e por perceber deficiências como falta de coordenação motora, desinteresse pelas atividades propostas e pouca afetividade entre si, pretendemos inserir nesse período de estagio supervisionado, contação de historias, dança, jogos e brincadeiras, como forma de influenciar o desenvolvimento cognitivo e a interação entre eles. Entendemos que a Ludicidade é uma forma prazerosa de desenvolver a criatividade, o conhecimento, incluiremos diversas situações didáticas com a finalidade de trabalhar motricidade,coordenação motora, sociabilidade e afetividade, Percebemos importância do brinquedo, brincadeira e o jogo na educação infantil, em todas as fases da vida humana estamos procurando aprender. Aprender com o meio, com as experiências daqueles que nos cercam.

4 LUDICIDADE: O BRINQUEDO, A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Proporcionar situações, através das brincadeiras e jogos, em que a criança possa aprender com prazer.

5 Após a realização da observação e co-participação, elaboramos o projeto de intervenção a ser aplicado durante a regência. No entanto, destacamos a falta de momentos destinados a brincadeiras livres e dirigidas na rotina proposta pela docente. Sendo assim, resolvemos elaborar o projeto de intervenção “Ludicidade: o brinquedo, a brincadeira e o jogo na educação infantil” com o objetivo de trazer uma reflexão acerca do brincar, da sua importância para o aprendizado das crianças. Após a elaboração do projeto, iniciamos o estágio de regência que ocorreu no período de 21 de novembro até 07 de dezembro do mesmo ano corrente. Na primeira semana (21/11 á 25/11) trabalhamos atividades relacionadas às diferenças, ponto chave a valorização humana. Lemos a historia “Um amor de confusão” e abrimos uma roda de conversas onde eles falassem o que entenderam da historia. Depois distribuímos folhas de papel em branco onde fizeram o desenho da galinha com seus ovos. Logo em seguida formos brincar, pular e cantar, momento de Ludicidade. Na segunda semana trabalhamos com coordenação motora onde confeccionamos bolas de papel de jornais, logo em seguida fizemos uma competição trabalhando movimento, flexibilidade e agilidade, todos ganharam bolinhos cobertos com chocolate granulado, muita festa entra as crianças. Na terceira semana trabalhamos com os símbolos natalinos com o objetivo de levar as crianças a conhecer o que cada símbolo natalino representa e qual seu significado. Assistimos ao filme ”Sherek e o natal do burro, “Luluzinha e a árvore de natal e por últimos assistimos o filme “Um milagre de natal”. Trabalhamos também o desenvolvimento da linguagem oral, onde cantamos várias músicas natalinas, estimulamos a criatividade com desenhos e pinturas, onde foi aplicadas atividades com a confecção de um cartão de natal para os pais, e também com os com os símbolos natalinos e para finalizar o estágio fizemos uma apresentação do coral com as crianças da sala com a música “Noite feliz”, onde as crianças me surpreenderam com uma bela apresentação para toda a escola. Considerando que a nossa intervenção durante o estágio de regência seria a inserção da brincadeira e dos jogos nas atividades com as crianças, verificamos, nessas três semanas, a participação e as possibilidades que as vivências do brincar proporcionam ás crianças. LUDICIDADE: O BRINQUEDO, A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

6 A experiência do estágio foi um momento marcante, pois garantiu novas aprendizagens e construção/reconstrução de conceitos no que diz respeito à prática docente. Nesse período, avaliamos continuamente o papel da escola de Educação Infantil no contexto atual e a importância da formação inicial dos professores para atuar nesse segmento de ensino. O estágio possibilitou ao discente o conhecimento da realidade, podendo o estagiário experimentar a realidade observada, participar dessa realidade, aprendendo sobre o que está sendo visto e o modo como as ações são realizadas e relacioná-la com a teoria que é apresentada no decorrer do curso de graduação em Pedagogia. Foi o grande momento de colocar em prática tudo que é visto na teoria. Mas, comprovamos que prática e teoria caminham juntas. Ficamos convencidas que não se justifica dizer que “na prática, a teoria é outra”. O docente que se baseia nos fundamentos teóricos para desenvolver sua prática, consegue desenvolver uma intervenção mais significativa. Destaco, por exemplo, os estudos teóricos relacionados à presença da brincadeira no trabalho da Educação Infantil. Comprovamos na prática, como as crianças se apropriam do conhecimento, através de jogos e brincadeiras, demonstrando, portanto, como a falta desse eixo, no currículo escolar, compromete o desenvolvimento das crianças, tanto na aprendizagem, quanto na construção da sua identidade como sujeito social.

7 Através do estágio supervisionado pudemos observar que o brincar também pode promover a construção do conhecimento, pois o brinquedo e a brincadeira apresentam uma função social, uma vez que permite o processo de aprendizagem, expressão e comunicação da criança sobre si mesma e o mundo que a rodeia, criando um sentimento e uma identidade pessoal e social, de pertencer e interagir em uma determinada realidade. Pode-se concluir que é importante mencionar que os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser considerados como sendo atividades sociais privilegiada de interação específica e fundamental que garante a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história. As atividades lúdicas auxiliam na descoberta da criatividade, de modo que a criança se expresse, critique e transforme a realidade a sua volta.

8 REFERÊNCIAS ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC,1978. BRASIL. Referencial Curricular Para a Educação Infantil. v. 1, Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010. CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992. KISHIMOTO, T. M. (org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. 5ªed. São Paulo: Cortez, 2002. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. ______. Psicologia Pedagógica/ L. S. V Vygotski : tradução do russo e introdução de Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. WADSWORTH, Barry J. Piaget para o professor da pré-escola primeiro grau / Barry J. Wadsworth; tradução de Marília Zanella Sanvicente. – 2. ed. – São Paulo : Pioneir Ed- São Paulo: Cortez; 1987.


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